Banca de DEFESA: ANA CLAUDIA CALDAS QUARESMA

DISCENTE: ANA CLAUDIA CALDAS QUARESMA
DATA: 27/08/2021
LOCAL: videoconferencia

Leitura. Escrita. Língua Portuguesa. Fanfics. Bullying. Multiletramentos.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

A presente pesquisa intitulada – “Fanfics e Combate ao Bullying: Práticas de Leitura e Escrita em Ambientes Digitais” tem como objetivo geral desenvolver práticas significativas de leitura e escrita em duas turmas do ensino fundamental levando em consideração o gênero Fanfics e o combate ao Bullying em ambientes digital e escolar. A produção de fanfiction é considerada uma das práticas sociais de leitura e escrita contemporâneas, podendo ser elaborada a várias mãos em processos espontâneos de criação compartilhada, o que pode favorecer a construção de saberes individuais e coletivos. A fim de testarmos a possibilidade de adaptar parte dessas práticas para o ambiente escolar propomos a um grupo de estudantes do 8º ano de uma escola da rede pública do município de Tailândia a realização de algumas oficinas de leitura e escrita a partir, principalmente do conto A caolha de Júlia Lopes de Almeida, na qual foram dadas oportunidades aos alunos de produzir textos usando uma dinâmica semelhante à escrita de fanfics. Também buscou-se promover discussões e reflexões acerca do bullying existente na sociedade e também na escola. No decorrer da pesquisa tornou-se fundamental adaptar as oficinas de leitura e escrita para a nova realidade de ensino remoto emergencial, esse desafio foi ocasionado pela suspensão das aulas regulares devido à pandemia de Covid-19. Nossas conclusões apontam que é possível calcar o ensino público de língua portuguesa em uma base dialógica da linguagem, considerando os múltiplos diálogos existentes em nossa sala de aula e as vozes de nossos alunos, pois eles têm muito a dizer quando lhe são dadas oportunidades de se manifestar usando a linguagem de diferentes maneiras. Por fim, apresentamos aos professores que almejam trabalhar no ensino de língua materna numa perspectiva sobre os letramentos e multiletramentos existentes na atualidade um protótipo didático para auxiliá-los na realização do trabalho com o gênero fanfiction.

Presidente - 1735412 - GILMAR BUENO SANTOS
Interno - 1342825 - MAYSA DE PADUA TEIXEIRA PAULINELLI