A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: Uma abordagem semântico-enunciativa em relação a indígena na Educação Básica;
Palavras-chave: Acontecimento. Argumentação. Ensino. Indígena. Semântica da Enunciação.
A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: Uma abordagem semântico- enunciativa em relação a indígena na Educação Básica
A finalidade desse trabalho é colocar em pratica uma proposta de ensino que considera a leitura, a interpretação e utiliza a argumentação como ferramenta para estudar textos, compreendendo a não transparência da língua. Nesse sentido esta proposta é colocada em prática, com a análise de memes em circulação na sociedade, relacionados aos povos indígenas. O estudo será realizado em uma turma de 9o ano de ensino fundamental II, de uma escola pública do município de Jacundá-PA. Assim objetivamos analisar como podemos interpretar textos de modo a compreender a constituição dos sentidos nos enunciados que integram textos e, na relação com a história e a sociedade em que esses textos circulam; além disso, analisaremos na enunciação o funcionamento dos operadores argumentativos para a constituição da argumentatividade e da argumentação na sustentação de uma posição pelo viés da Semântica da Enunciação, conforme proposta por Guimarães (2002, 2011, 2018). A proposta aqui apresentada surgiu a partir do nosso interesse em estudar a argumentação, que é o conceito que constitui a base dessa pesquisa. Contudo, estudar a argumentação pelo viés da Semântica da Enunciação, requer o desenvolvimento de uma leitura, análise e interpretação de textos no e pelo funcionamento da língua. De acordo com essa a teoria os significados são constituídos enunciativamente e não se limitam à superfície do texto. Portanto, este trabalho é importante, pois propõe atividades que envolvem procedimentos de leitura e análise de textos para o ensino de língua portuguesa no Ensino Fundamental II a partir da semântica da enunciação, que é uma teoria de base materialista.