A BRANQUITUDE REPRESENTADA NAS IMAGENS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO 6º AO 9º ANO (MARABÁ-PA)
Ensino de História; Livro didático; Branquitude
A promoção da naturalização e prevalência dos indivíduos que venham a se enquadrar no fenótipo considerado branco, estão diretamente ligados a continuidade de estereótipos e relações de poder raciais, tão enraizadas em nossa sociedade e que ainda perpetuam a marginalização e a invisibilidade de diferentes grupos sociais, que se encontram a margem do espectro projetado pela branquidade. Diante dessa percepção, provocou-nos refletir os motivos e os mecanismos que agem na criação e na manutenção de um determinado padrão cultural, ético e estético, predominantemente branco ainda enraizado na escola, sendo que os livros didáticos não escapam a essa dimensão. Assim, nossa questão de pesquisa é: como as imagens utilizadas nos livros didáticos de História produzem sentidos e padrões de comportamento, organização social, beleza, colonização e poder, racialização e naturalizações de estruturas de poder vinculadas à branquitude. O objetivo geral do trabalho é compreender, através da análise das imagens encontradas nos livros didáticos de História do 6º ao 9º ano em Marabá, quais são as representações da branquitude presentes na construção das narrativas da História ensinada no Fundamental II. As fontes utilizadas na pesquisa são os livros didáticos de História da coleção Projeto Araribá, produzidos pela Editora Moderna (PNLD 2020-2023) – empregados nas turmas de 6º a 9º ano do ensino fundamental II em Marabá-PA. A proposta do produto é a construção de um capítulo de livro didático de história, que venha conter diferentes tipos de narrativas textuais ou imagéticas, que busquem dar visibilidade a diferentes grupos sociais, almejando assim fugir de representações da branquitude.