ENSINO DE HISTÓRIA MEDIADO POR TECNOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS E OS ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS
Ensino de História; PCD; História digital.
A presente pesquisa intitulada Ensino de História mediado por tecnologias e mídias digitais e os alunos com deficiência visual: desafios e estratégias inclusivas, tem como objetivo geral a pretensão de investigar o ensino de História no contexto de pandemia mediado pelo uso de tecnologias e mídias digitais em turmas com alunos com deficiência visual (cegueira e baixa visão) considerando as potencialidades dos recursos de acessibilidade e princípios da educação inclusiva em escolas do ensino fundamental II de um município do sudeste paraense. Subsidiam a produção desse material a análise de estudos realizados nas áreas de Educação Especial e Inclusiva, Ensino de História e as tecnologias e mídias digitais usadas no processo educativo realizados por meio de um levantamento bibliográfico e ações colaborativas. Pois uma simples leitura da realidade escolar nos revela o distanciamento entre o ensino de História mediado por tecnologias e mídias digitais, os alunos com deficiência e a construção e aplicabilidade de um ensino de História que contemple a inclusão e uma aprendizagem significativa. Logo, a escolha deste tema visa contribuir para que ao final da pesquisa professores de História do ensino fundamental II possuam estratégias metodológicas de ensino envolvendo as tecnologias e mídias digitais na perspectiva da inclusão e da equidade contribuindo para um melhor aprendizado de seus discentes como um todo e principalmente para os alunos com deficiência visual (DV).