A história ambiental como construção social e histórica: uma proposta para o ensino de história em Marabá – PA
Ensino de História; História Ambiental; Educação Ambiental; Paradidático; Amazônia
O recorte da pesquisa é temático e perpassa por diferentes temporalidades realizando uma discussão de alguns pontos do ensino de história, sobre a educação ambiental e sobre a história ambiental, evidenciando a história da cidade de Marabá no Estado do Pará, visando o desenvolvimento de um produto (paradidático) para os professores e alunos do ensino fundamental II. O ensino e a pesquisa sobre a constituição da História como disciplina tem maior abertura na década de 1980, a partir da redemocratização do Brasil. Nesse sentido, a história ambiental como campo de pesquisa nos auxilia a analisar essas ações exploratórias sobre a natureza, destacando o meio ambiente como agente histórico participante da história. Fazendo um percurso no processo de formação e ocupação da cidade de Marabá destaca-se as formas de exploração da natureza e os impactos causados por essas ações humanas desde o período colonial até a implantação dos grandes projetos desenvolvidos na região, que apontam para a destruição da natureza a curto e longo prazo. Culminando assim no desenvolvimento de um material paradidático com destaque para a história ambiental de Marabá ressaltando a destruição da natureza por conta das ações das pessoas em um processo histórico.