A Guerrilha do Araguaia entre a história e o ensino no Sul e Sudeste do Pará
Guerrilha do Araguaia; Ensino de História; Memória
Considerado o maior conflito armado ocorrido na ditadura militar brasileira, a Guerrilha do Araguaia representa a manifestação de uma miríade de tensões latentes na sociedade brasileira na década de 1970 que resultaram em um dos episódios mais emblemáticos deste período. Ocorrida na porção norte do país, especificamente na região denominada de Bico do Papagaio, a pluralidade de sujeitos e narrativas envoltas no acontecimento ainda influem na forma como este evento é narrado em distintos espaços. Dentre estes, sua presença enquanto componente curricular no ensino básico ainda despertar estranhamentos e distanciamentos. O objetivo desta dissertação é analisar a Guerrilha do Araguaia e suas abordagens dentro dos componentes curriculares no ensino básico, especialmente na região do conflito. A partir de entrevistas com educadores atuantes nas últimas décadas no ensino básico, bem como realizando um levantamento de materiais utilizados, buscaremos entender as nuances na esteira de uma temática ainda latente em nossa história. Por fim, apresentaremos como proposta a produção de compendio de materiais que possam contribuir na ampliação da temática no currículo básico.