EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: DESAFIOS E CONQUISTAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA FUNDAMENTAL INDÍGENA TUTO POMBO
Educação Escolar Indígena; Mẽbêngôkre; Ensino de história; Escola Fundamental Indígena Tuto Pombo; Cidadania e identidade social.
A educação escolar indígena tem sido objeto de diversas reflexões e pesquisas heurísticas em tempos recentes, o que demonstra a importância de se pensar a temática, assim como a presença de escolas em terras indígenas e a inserção delas no âmbito da educação formal. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a Educação Escolar Indígena, no geral, e o ensino de história, no particular, na Escola de Ensino Fundamental Indígena Tuto Pombo (PA). A investigação está focada em observar como foram construídas as práticas escolares e articulálas com referenciais científicos baseados nas discussões acadêmicas como aquelas apresentadas, principal, mas não exclusivamente, no Portal de Periódicos da Capes. Nesse sentido, considerando as especificidades locais de uma cultura própria, é a intenção deste trabalho reforçar uma escola que valorize o idioma próprio do povo indígena, bem como sua autonomia e identidade, com um olhar crítico em relação às características interculturais e diferenciadas. Através da literatura acadêmica e documentos escolares sistematizados, a intenção do presente estudo é compreender os elementos contextuais dos mẽbêngôkre e, ao fim, sugerir um produto que auxilie na prática de professores(as), eventualmente não indígenas, na comunidade Tuto Pombo ou com alunos indígenas tendo como referência as legislações que regulamentam a Educação Escolar Indígena no Brasil e as discussões acadêmicas sobre a temática.