Notícias

Banca de DEFESA: SEBASTIANA VALÉRIA DOS SANTOS MORAES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SEBASTIANA VALÉRIA DOS SANTOS MORAES
DATA: 17/12/2022
HORA: 08:30
LOCAL: Remotamente - IETU - MAR
TÍTULO:

Ensino de História mediado por tecnologias e mídias digitais e os alunos com deficiência visual: desafios e estratégias inclusivas


PALAVRAS-CHAVES:

 Ensino de História; Educação Inclusiva; Deficiência visual; Tecnologias e Mídias digitais


PÁGINAS: 228
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil
RESUMO:

A presente pesquisa intitulada Ensino de História mediado por tecnologias e mídias digitais e os alunos com deficiência visual: desafios e estratégias inclusivas, tem como objetivo geral  investigar o ensino de História no contexto de pandemia mediado pelo uso de tecnologias e mídias digitais em turmas com alunos com deficiência visual (cegueira e baixa visão) considerando as potencialidades dos recursos de acessibilidade e princípios da educação inclusiva em escolas do ensino fundamental II de um município do sudeste paraense. Os pressupostos teóricos do estudo contemplaram as áreas de Ensino de História, Educação Especial e Inclusiva e as tecnologias e mídias digitais usadas no processo educativo, que delinearam o diálogo com os dados produzidos. Uma leitura da realidade escolar nos revela o distanciamento entre o ensino de História mediado por tecnologias e mídias digitais, os alunos com deficiência e a construção e aplicabilidade de um ensino de História que contemple princípios inclusivos e uma aprendizagem significativa, análise ratificada ao final de nosso trabalho. A pesquisa se desenvolveu fundamentada na abordagem colaborativa e para seu desenvolvimento inicial e produção de dados, aplicação de questionários com questões abertas foram direcionadas à professores da área do ensino de história da rede municipal da cidade em que a pesquisa aconteceu. Com os resultados buscou-se contribuir para que ao final da pesquisa professores de História do ensino fundamental II possuíssem estratégias metodológicas de ensino envolvendo as tecnologias e mídias digitais na perspectiva da inclusão e da equidade contribuindo para um melhor aprendizado de seus discentes como um todo e principalmente para os alunos com deficiência visual (DV), para tanto desenvolvemos um Caderno de orientações para elaboração de atividades digitais acessíveis destinadas a alunos com deficiência visual.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2395806 - BRUNO DA SILVA
Presidente - 2418119 - LUCELIA CARDOSO CAVALCANTE
Externo à Instituição - REINALDO FEIO LIMA
Interno - 3212178 - TIESE RODRIGUES TEIXEIRA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 14/12/2022 19:26
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker