Ensino de História mediado por tecnologias e mídias digitais e os alunos com deficiência visual: desafios e estratégias inclusivas
Ensino de História; Educação Inclusiva; Deficiência visual; Tecnologias e Mídias digitais
A presente pesquisa intitulada Ensino de História mediado por tecnologias e mídias digitais e os alunos com deficiência visual: desafios e estratégias inclusivas, tem como objetivo geral investigar o ensino de História no contexto de pandemia mediado pelo uso de tecnologias e mídias digitais em turmas com alunos com deficiência visual (cegueira e baixa visão) considerando as potencialidades dos recursos de acessibilidade e princípios da educação inclusiva em escolas do ensino fundamental II de um município do sudeste paraense. Os pressupostos teóricos do estudo contemplaram as áreas de Ensino de História, Educação Especial e Inclusiva e as tecnologias e mídias digitais usadas no processo educativo, que delinearam o diálogo com os dados produzidos. Uma leitura da realidade escolar nos revela o distanciamento entre o ensino de História mediado por tecnologias e mídias digitais, os alunos com deficiência e a construção e aplicabilidade de um ensino de História que contemple princípios inclusivos e uma aprendizagem significativa, análise ratificada ao final de nosso trabalho. A pesquisa se desenvolveu fundamentada na abordagem colaborativa e para seu desenvolvimento inicial e produção de dados, aplicação de questionários com questões abertas foram direcionadas à professores da área do ensino de história da rede municipal da cidade em que a pesquisa aconteceu. Com os resultados buscou-se contribuir para que ao final da pesquisa professores de História do ensino fundamental II possuíssem estratégias metodológicas de ensino envolvendo as tecnologias e mídias digitais na perspectiva da inclusão e da equidade contribuindo para um melhor aprendizado de seus discentes como um todo e principalmente para os alunos com deficiência visual (DV), para tanto desenvolvemos um Caderno de orientações para elaboração de atividades digitais acessíveis destinadas a alunos com deficiência visual.