Notícias

Banca de DEFESA: JOÃO LUIZ DAMASCENO DE QUEIROZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO LUIZ DAMASCENO DE QUEIROZ
DATA: 18/01/2023
HORA: 10:00
LOCAL: IETU - MARABÁ - REMOTA
TÍTULO:

 

Entre Imagem e Narrativa: a branquitude representada no livro didático de história do 9º ano da Coleção Araribá Mais (Marabá-PA)

 



PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História; Branquitude; Livro didático; Narrativas históricas; Pensamento decolonial


PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil
RESUMO:

 

Este trabalho situa-se no campo do Ensino de História e procurou compreender as representações da branquitude presentes em imagens e narrativas da História ensinada nos anos finais do ensino fundamental. Para isso, utilizamos o livro didático de História Araribá Mais, do 9o ano, material em uso nas escolas do município de Marabá. Nesse trabalho foi possível descrever e correlacionar competências e habilidades da BNCC com o livro analisado, destacando os objetivos voltados ao debate das relações raciais na sociedade brasileira e como a branquitude compõe papel estratégico nessas relações. Realizamos uma análise das entrelinhas da branquitude formando o conteúdo do material didático estudado. Logo em seguida, foi elaborado um material didático com uma proposição revista e atualizada de um capítulo do livro didático de História do 9o ano, numa ótica de compreender a História como produto social de diferentes sujeitos, em interseccionalidades de classe, raça e gênero. Trouxemos para o Ensino de História, portanto, uma possibilidade de conexão entre interculturalidade e pensamento decolonial nos conteúdos didáticos.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3212395 - ANA CLAUDIA CONDEIXA DE ARAUJO
Externo à Instituição - DANILO LUIZ MARQUES
Interno - 2241426 - HERALDO MARCIO GALVAO JUNIOR
Presidente - 3045936 - KARLA LEANDRO RASCKE
Notícia cadastrada em: 16/01/2023 09:51
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker