Entre Imagem e Narrativa: a branquitude representada no livro didático de história do 9º ano da Coleção Araribá Mais (Marabá-PA)
Ensino de História; Branquitude; Livro didático; Narrativas históricas; Pensamento decolonial
Este trabalho situa-se no campo do Ensino de História e procurou compreender as representações da branquitude presentes em imagens e narrativas da História ensinada nos anos finais do ensino fundamental. Para isso, utilizamos o livro didático de História Araribá Mais, do 9o ano, material em uso nas escolas do município de Marabá. Nesse trabalho foi possível descrever e correlacionar competências e habilidades da BNCC com o livro analisado, destacando os objetivos voltados ao debate das relações raciais na sociedade brasileira e como a branquitude compõe papel estratégico nessas relações. Realizamos uma análise das entrelinhas da branquitude formando o conteúdo do material didático estudado. Logo em seguida, foi elaborado um material didático com uma proposição revista e atualizada de um capítulo do livro didático de História do 9o ano, numa ótica de compreender a História como produto social de diferentes sujeitos, em interseccionalidades de classe, raça e gênero. Trouxemos para o Ensino de História, portanto, uma possibilidade de conexão entre interculturalidade e pensamento decolonial nos conteúdos didáticos.