Porque eu não me vejo aqui?!: Uma análise sobre as representações de Toussaint Louverture, Amazônia pós-independência e os livros didáticos
Independência do Haiti, livro didático, revolução.
Este trabalho abordará o tema da Revolução de São Domingos para analisarmos as representações em torno de um dos nomes que fazem parte de revolta que os levou a uma independência, Toussaint Louverture. Também, exploraremos, a possível influencia que esta Revolução pode ter causado no Brasil, particularmente, na Amazônia. E, trazendo para o ambiente escolar, traremos a discussão a respeito de como a escola, mais especificamente, a disciplina de História e o conteúdo dos livros didáticos, sofrem influência, não somente das instituições estatais, como também, da sociedade, para a construção dos livros que abordam essa temática utilizando dois livros fornecidos pela Prefeitura Municipal de Marabá. Com isto, tentaremos debater alguns pontos como: as representações e o mito em torno de Toussaint foram importante quando discutimos a respeito das revoluções durante o século XIX; tentar procurar pistas de que os ecos dessa revolução tenham influenciado em uma das maiores revoltas populares do Brasil, a Cabanagem; e, por fim, analisar como os livros didáticos "escolheram” sua imagem para descrever ou ilustrar o que foi esta revolução de São Domingos