Dança e Cultura Negra:
Ensino de História e dança afro-indígena na Escola Municipal Teotónio Apinagés (2003-2017)
Ensino de História; Dança; Cultura Afro-brasileira
A pesquisa pretende pensar como a dança e em particular a dança afro-brasileira como possibilidade para o ensino de história. Ao discutir a temática busco contribuir de alguma forma com o processo de conscientização de docentes e discentes, sobre a importância do ensino básico acerca da compreensão dos processos históricos de lutas da população negra por reconhecimento de direitos e que nessa luta são utilizados diversos elementos e entre eles a dança que não está apenas vinculada as datas comemorativas. As músicas e as danças representam a identidade de um povo desde os tempos mais remotos e assim é possível perceber que no espaço escolar é cada vez mais presente a utilização da dança como um instrumento importante no processo de ensino aprendizagem. Acredito que pesquisas voltadas para a temática sejam relevantes para a comunidade além dos muros da escola como atividade que possam atuar no combate ao preconceito, no reconhecimento e valorização da cultura africana e afro-brasileira.