ENSINO DE HISTÓRIA NA AMAZÔNIA:
A HISTÓRIA LOCAL E SUAS POTENCIALIDADES EM REDENÇÃO-PA
Amazônia; Ensino de História; História Local.
O estado do Pará é o segundo em extensão territorial, abarcando diversos tipos de indivíduos e identidades, é nesse contexto plural que este trabalho buscou discutir quais as possibilidades de interpretação do conceito de cultura paraense a partir do entendimento de alunos dos anos finais do ensino fundamental no município de Redenção-PA, partindo da aplicação de um questionário sobre como estes alunos sentiam-se sobre a história e a cultura da sua região, notou-se que muitos estudantes, que nasceram em Redenção, não consideram-se paraenses e uma outra maioria, filhos de migrantes, também não considera-se paraense ou ao mesmo entende-se como parte de uma cultura, afim de esclarecer este problema, realizamos um levantamento bibliográfico sobre a história da Amazônia com foco em Redenção, por fim discutimos sobre o conceito de cultura a partir de Burke e Pesavento, a fim de compreendemos que o ensino de história local seria a maneira mais adequada para responder ao problema de pesquisa, neste sentido, criamos vídeos didáticos objetivando aproximar o conhecimento acadêmico desta dissertação com o público a quem lhe interessa este conhecimento, alunos e habitantes de Redenção-PA.