O USO DE JORNAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA:
UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A HISTÓRIA LOCAL DO GARIMPO DE SERRA PELADA
Ensino de história; Sequência didática; Jornais em sala de aula; Serra Pelada.
Neste trabalho, propomos analisar o uso de fontes históricas em sala de aula sobre o Garimpo de Serra Pelada, localizado na região sudeste do Pará e que funcionou entre os anos de 1980 e 1992. Nosso objetivo é compreender como o trabalho com jornais impressos pode contribuir para o aprimoramento do pensamento histórico dos estudantes em relação à história local. Para isso, utilizamos reportagens do Jornal do Brasil que retrataram o cotidiano e o funcionamento da atividade garimpeira. Metodologicamente, fundamentamos este trabalho no modelo de sequências didáticas proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly, culminando com a confecção de um jornal histórico escolar. O estudo foi realizado com estudantes do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Curionópolis-Pa. A pesquisa dialoga com referenciais teóricos que abordam o ensino de história, incluindo autores vinculados às discussões sobre educação histórica e história escolar, como Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt e Circe Bittencourt.