Insubmissos: o movimento dos cabanos (1835-1840) e o Ensino de História, entre saberes acadêmicos e escolares
Ensino de História; Curta-metragem; Cabanagem.
A pesquisa investiga parte da seguinte problemática: como a aplicação de aulas e vídeos sobre com o tema “Cabanagem” pode contribuir para a melhoria da aprendizagem na disciplina de História nos anos finais do Ensino Fundamental I? Já o Objetivo Geral, por sua vez, apregoa: referenciar, a partir de diferentes visões historiográficas, o movimento dos cabanos (1835 a 1840) no sentido de mapear quais foram os antecedentes, as causas, os líderes e as mudanças resultantes dessa revolta, considerada popular, que ocorreu na Província do Grão-Pará durante o século XIX, no Período Regencial. Entre os Objetivos específicos, constam: I) elaborar revisão de literatura sobre técnicas e metodologias educacionais alternativas; II) propor o desenvolvimento e a aplicação de um curta-metragem (“Curta a Cabanagem: uma cine-historiografia para a Educação Básica e o Ensino de História); & III) constituir este vídeo como intervenção didática como material pautado nessa temática que possa ser utilizado em salas de aula. Assim, buscar-se-á realizar tal procedimento com a ênfase recaída sobre as informações acerca da configuração (Norbert Elias) das sedições ocorridas durante àquele momento histórico. O cerne para a compreensão da proposta, evidentemente, será o uso de metodologia com capacidade lúdica para mediar o processo de ensino-aprendizagem de História que proporá a transformação da sala de aula num espaço colaborativo de construção de conhecimento. Desta forma, o intuito visará conhecer os princípios da historiografia sobre a Cabanagem para conhecer o estabelecimento das bases históricas e as representações (Roger Chartier) da memória (Alessandro Portelli, Jacques Le Goff etc.) coletiva em torno da revolta. Isso permitirá realizar uma análise mais detida sobre os fatos e conhecer melhor, por exemplo, suas personagens.