A produção imagética do Candomblé de Ketu na obra de Pierre Verger no combate à intolerância e ao racismo religioso no ensino de história
Ensino de história, intolerância religiosa, racismo religioso, Candomblé Ketu, Pierre Verger
Discutir as religiões de matrizes africanas no espaço escolar não consiste em tarefa fácil na realidade educacional brasileira. É notório que, nesse espaço, um dos vários problemas enfrentados está relacionado à intolerância e ao racismo religioso. Nessa perspectiva, a presente pesquisa busca enfrentar a intolerância e o racismo religioso com as religiões de matrizes africanas na escola, através do uso imagético do candomblé de Ketu de Pierre Verger. Assim, o objetivo geral da pesquisa está focado em analisar de que forma as imagens de Pierre Verger contribuem no debate sobre a intolerância e o racismo religioso contra as religiões de matrizes africanas, dimensionando quais estratégias podem ser utilizadas no Ensino de História para o desenvolvimento dessa abordagem. A metodologia utilizada na pesquisa envolve a análise das imagens produzidas, sobretudo o material relativo ao Candomblé de Ketu. Além disso, as fotografias de Pierre Verger são compreendidas como fonte documental e como ferramenta didática para a discussão dessa temática em sala de aula. O produto que compõe a proposta da pesquisa é a construção de uma exposição das imagens dos orixás do candomblé de Ketu, abordando os elementos que conectam os universos da natureza humana com as divindades como forma de combater o racismo religioso no espaço escolar.