O Movimento dos Cabanos (1835-1840) no Ensino de História
Ensino de História; Cabanagem; Representações; Cine-historiografia.
Esta dissertação visa impulsionar reflexões em sala de aula referentes à Cabanagem (1835-1840), ocorrida durante o Período Regencial do Brasil Império, sobretudo atentas às representações sócio-políticas desse processo histórico. O principal objetivo consiste em analisar tal conteúdo a partir de diferentes visões, buscando promover uma circularidade entre os saberes escolares, por meio do uso das narrativas presentes em livros didáticos – ainda que sejam mínimos os espaços concedidos ao assunto –, e acadêmicos, mediante a mobilização de historiografias antigas e recentes acerca da temática. O intuito consiste em mapear quais foram os antecedentes, as causas, os líderes e as mudanças resultantes do Movimento dos Cabanos ocorrido na Província do Grão-Pará, para desenvolver estratégias tecnológicas de divulgação desse conhecimento que leve em conta diversas interpretações em prol da uma inovação na área. Por isso que, entre os resultados deste trabalho, vinculado à linha de pesquisa Linguagens e narrativas históricas: produção e difusão, encontra-se o produto audiovisual intitulado Curta a Cabanagem: uma cine-historiografia para a Educação Básica e o Ensino de História.