Banca de DEFESA: VALDIMIRO DA ROCHA NETO

DISCENTE: VALDIMIRO DA ROCHA NETO
DATA: 28/03/2023
LOCAL: presencialmente sala do Prédio do ILLA sala 02

A Representação da Brasilidade no Exame de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros – CELPE-Bras

CELPE-Bras. Brasilidade. Linguística Aplicada. Política Linguística. Identidade.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Este trabalho tem por objetivo primordial analisar a representação da brasilidade produzida

pela Prova de Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - CELPE-
BRAS. Esse objeto foi escolhido especialmente por ser visto como uma política linguística de

promoção do português brasileiro para além das fronteiras latino-americanas. Entendendo
que o CELPE-BRAS é extremamente relevante e desempenha um papel muito importante na
política linguística voltada para a difusão do português fora do Brasil. A partir dos pontos
discutidos neste trabalho, procuramos “caminhar” sobre os conceitos básicos da linguística
que sustentam a discussão aqui. Assim, estabeleceu-se o objetivo de identificar quais características da brasilidade poderiam ser reconhecidas em textos escritos/impressos e aplicadas ao logo do primeiro quinquênio de existência do CELPE-Bras. É necessário, portanto, reviver uma discussão teórica que enfatize o CELPE-Bras como política linguística brasileira, sobre a mudança de paradigma na linguística aplicada a partir da década de 1990 e a importância de compreender as diferenças entre linguística e linguística aplicada. A dissertação objetivou demonstrar e analisar como essas diferenças linguísticas estão sendo construídas para a questão da identidade social. Durante o estudo, foi evidenciado que um dos pilares necessários para a Linguística é a análise de investigação que forma o universo literário, este sendo exposto e se houve avanços na abordagem, entrelaçando o debate com pesquisadores que alicerçam teoricamente essa pesquisa, tais como: Neves (2003), Rajagopalan (2013), Schoffen e Martins (2016), Paiva (2009 - 2019), Agossa (2017),Hall (1998), Miranda (2016), Uebel (2015), Souza e Soares (2014), dentre outros autores utilizados para facilitar a compreensão da construção da identidade social. Quanto aos recursos metodológicos, foram utilizadas estratégias de pesquisa e leituras de estudos qualitativos de diferentes autores, optando-se por estudos qualitativos. Por fim, nas considerações finais, buscou-se responder às indagações que nortearam essa pesquisa, recuperando inicialmente o que foi mencionado na execução do estudo, destacam-se as nuances brasileiras presentes nos textos escritos e imagéticos que compunham o CELPEBras em seu primeiro quinquênio de existência, onde se realmente podemos perceber, após análise, que há traços elementos identitários de brasilidade nos textos que os compunham. Fato esse que poderá beneficiar o meio acadêmico trazendo conhecimentos científicos que ampliem os saberes sobre o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros.

Presidente - 1735412 - LOUIS GUILLAUME THEODORE BUENO SANTOS MARTINS
Interno - 1342825 - MAYSA DE PADUA TEIXEIRA PAULINELLI