Notícias

Banca de DEFESA: MAZIO PINA E SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAZIO PINA E SOUSA
DATA: 16/11/2023
HORA: 14:03
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

ESTUDO DO POTENCIAL DE ADSORÇÃO DO CARVÃO ATIVADO DE VAGEM DE FEIJÃO PARA REMOÇÃO DE DIPIRONA E AZUL DE METLENO EM EFLUENTES AQUOSOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras – Chave: Ativado – Carvão – Corante – Fármaco


PÁGINAS: 83
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
RESUMO:

RESUMO

Neste estudo foram produzidos dois materiais, vagem de feijão in natura (Ci) e carvão ativado (Ca) de vagem de feijão (Phaseolus vulgaris) utilizando cloreto de zinco (ZnCl2) como agente ativante e, ambos foram avaliados o potencial como adsorvente de fármacos e corantes. A ativação foi realizada após impregnação via úmida a 80ºC durante duas horas na proporção ¾ ativante/biomassa. A carbonização foi realizada em mufla com rampa de aquecimento de 10ºC por minuto em temperatura de 700 ºC por 1 hora. O carvão ativado foi caracterizado pelas técnicas de Difração de raios – X(DRX) e Espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier-FTIR. Os resultados observados caracterizam os carvões como de estrutura amorfa com estrutura aromática e composição superficiais com grupos funcionais como amidas, carbonilas, anéis aromáticos, ligações C-H e C-O. Dentre os corantes utilizados na triagem – AM, AR, AA17, LA16 – houve melhor adsorção para Azul de Metileno(AM), enquanto para os fármacos DIP e PAR melhor adsorção de DIP foi observada. A cinética descrita pelo modelo de pseudo-segunda-ordem apresentou alta taxa de velocidade para AM, bem como altos valores de capacidades de adsorção no equilíbrio cinético sendo 516,54 mg.g-1 para DIP e 317,06 mg.g1 para AM em 80 minutos. Os melhores valores de pH para AM e DIP foram pH = 7 e pH = 4, respectivamente, enquanto o ponto de carga zero (pHpcz) de Ca foi pH = 3,0. Com base nos resultados, pode-se constatar que o Ca desenvolvido pode ser usado para adsorção do corante Azul de metileno e do fármaco Dipirona e que o método de ativação com ZnCl2 é eficaz para a produção de carvão ativado a partir da vagem de feijão, agregando valor econômico a esse resíduo oriundo das atividades produtivas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1379572 - MAISA TATIANE FERREIRA DE SOUZA
Externo à Instituição - SERGIO BITENCOURT ARAUJO BARROS
Presidente - 1616608 - WAGNER SOARES DE ALENCAR
Notícia cadastrada em: 28/02/2023 09:10
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker