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Banca de DEFESA: ADRIANA DAMASCENA DA SILVA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA DAMASCENA DA SILVA SANTOS
DATA: 23/02/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

TEORIA DOS NÍVEIS DE PROCESSAMENTO DE MEMÓRIA: APROXIMAÇÕES E DIFERENÇAS COM A TEORIA DE VYGOTSKY NO ÂMBITO DO ENSINO DE CIÊNCIAS


PALAVRAS-CHAVES:

Memória, níveis de processamento, psicologia histórico-cultura soviética, Sminorv, Zinchenko.


PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Psicologia Educacional
RESUMO:

O conjunto das memórias de um ser humano molda sua essência. O conceito de memória é amplo e por isso há uma diversidade de conceitos. Ela se relaciona intrinsecamente com o processo de aprendizagem, pois aprender refere-se as transformações sofridas pelo indivíduo a partir de suas vivencias ou experiências. Estudar e compreender as diversas teorias sobre o processo de ensino e aprendizagem são essenciais para se tentar um aprimoramento do ensino de forma geral e em especial o de ciências. Nesse sentido temos duas teorias dos níveis de processamento de memória, proposta por Craik, Lockhart, e Tulving, sugere que a memória não se organiza em armazéns de durações diferentes, mas que a persistência da memória depende do nível de processamento necessário para sua codificação: icônico, ecóico ou semântico. Craik e Lockhart reconhecem que esse modelo conceitual se aproxima, ou é pré-figurado, nas teorias de Zinchenko, principal influência de Lev Vygotsky no que tange a memória. O presente trabalho desenvolve a noção de memória e Vygotsky e suas aproximações, via Zinchenko, com o contato de níveis de processamento buscando possíveis aproximações com o processo de ensino de ciências. Sugerimos que os estudos de tais processos contribuem para uma melhoria no processo de ensino aprendizagem no tocante ao ensino de ciências, pois verificamos que o aprofundamento dos conceitos de memória, níveis de processamento e teoria da atividade pelo professor trazem reflexões que o conduzirá a um melhor desenvolvimento das suas atividades profissionais, ou seja, o fazendo recordar da significação social de sua profissão o que possibilitara a ele um desempenho de sucesso ao conduzir a aprendizagem de seus alunos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1700723 - CAIO MAXIMINO DE OLIVEIRA
Interno - 587.288.138-04 - MANOEL ORIOSVALDO DE MOURA - USP
Externo à Instituição - JOAO BENTO TORRES NETO
Notícia cadastrada em: 26/02/2023 18:33
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