|
Descrição |
|
|
-
SEBASTIANA VALÉRIA DOS SANTOS MORAES
-
Ensino de História mediado por tecnologias e mídias digitais e os alunos com deficiência visual: desafios e estratégias inclusivas
-
Data: 17/12/2022
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa intitulada Ensino de História mediado por tecnologias e mídias digitais e os alunos com deficiência visual: desafios e estratégias inclusivas, tem como objetivo geral investigar o ensino de História no contexto de pandemia mediado pelo uso de tecnologias e mídias digitais em turmas com alunos com deficiência visual (cegueira e baixa visão) considerando as potencialidades dos recursos de acessibilidade e princípios da educação inclusiva em escolas do ensino fundamental II de um município do sudeste paraense. Os pressupostos teóricos do estudo contemplaram as áreas de Ensino de História, Educação Especial e Inclusiva e as tecnologias e mídias digitais usadas no processo educativo, que delinearam o diálogo com os dados produzidos. Uma leitura da realidade escolar nos revela o distanciamento entre o ensino de História mediado por tecnologias e mídias digitais, os alunos com deficiência e a construção e aplicabilidade de um ensino de História que contemple princípios inclusivos e uma aprendizagem significativa, análise ratificada ao final de nosso trabalho. A pesquisa se desenvolveu fundamentada na abordagem colaborativa e para seu desenvolvimento inicial e produção de dados, aplicação de questionários com questões abertas foram direcionadas à professores da área do ensino de história da rede municipal da cidade em que a pesquisa aconteceu. Com os resultados buscou-se contribuir para que ao final da pesquisa professores de História do ensino fundamental II possuíssem estratégias metodológicas de ensino envolvendo as tecnologias e mídias digitais na perspectiva da inclusão e da equidade contribuindo para um melhor aprendizado de seus discentes como um todo e principalmente para os alunos com deficiência visual (DV), para tanto desenvolvemos um Caderno de orientações para elaboração de atividades digitais acessíveis destinadas a alunos com deficiência visual.
|
|
|
-
RONNY PYTERSON ROMANO DOS SANTOS
-
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: DESAFIOS E CONQUISTAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA FUNDAMENTAL INDÍGENA TUTO POMBO
-
Data: 06/12/2022
-
Mostrar Resumo
-
A educação escolar indígena tem sido objeto de diversas reflexões e pesquisas heurísticas em tempos recentes, o que demonstra a importância de se pensar a temática, assim como a presença de escolas em terras indígenas e a inserção delas no âmbito da educação formal. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a Educação Escolar Indígena, no geral, e o ensino de história, no particular, na Escola de Ensino Fundamental Indígena Tuto Pombo (PA). A investigação está focada em observar como foram construídas as práticas escolares e articulálas com referenciais científicos baseados nas discussões acadêmicas como aquelas apresentadas, principal, mas não exclusivamente, no Portal de Periódicos da Capes. Nesse sentido, considerando as especificidades locais de uma cultura própria, é a intenção deste trabalho reforçar uma escola que valorize o idioma próprio do povo indígena, bem como sua autonomia e identidade, com um olhar crítico em relação às características interculturais e diferenciadas. Através da literatura acadêmica e documentos escolares sistematizados, a intenção do presente estudo é compreender os elementos contextuais dos mẽbêngôkre e, ao fim, sugerir um produto que auxilie na prática de professores(as), eventualmente não indígenas, na comunidade Tuto Pombo ou com alunos indígenas tendo como referência as legislações que regulamentam a Educação Escolar Indígena no Brasil e as discussões acadêmicas sobre a temática.
|
|
|
-
MARCELINO ANDERSON DA SILVA ASSIS
-
Amazônia nas lentas do cinema: Ensino de História e a Lei 13006/14
-
Data: 05/12/2022
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem como objetivo verificar as potenciais contribuições do cinema/filmes brasileiros como recurso didático no ensino de história, a partir das possibilidades de execução da Lei nº 13006/14, que estabelece a obrigatoriedade da exibição de conteúdo fílmico brasileiro integrado a proposta curricular das escolas. No primeiro momento do estudo realizamos um levantamento da literatura de autores que abrange a convergência entre História e cinema. Seguimos na pesquisa buscando analisar o desenvolvimento ao longo do tempo da relação entre o cinema/audiovisuais no Brasil. E no encerramento da primeira parte buscamos reconhecer aspectos históricos do cinema na região amazônica do Brasil. No segundo momento investigamos através exame crítico da lei, do contexto de sua aprovação, fazendo um levantamento das produções cientificas, e na recepção do professores a pesquisa discutindo os efeitos de sua aprovação no contexto escolar brasileiro. Para este realizamos entrevistas com professores da rede pública de ensino da cidade de Manaus, através de questionário semiestruturado para relevar suas percepções sobre o cinema brasileiro e seus potenciais usos para o ensino de História e seus entendimentos sobre a Lei nº 13006/14. Por fim, elaboramos uma produto didático na intenção de avançar na consolidação de práticas pedagógicas que integrem o uso dessa ferramenta em conteúdos da História da Amazônia brasileira através da concepção de um produto pedagógico na forma de virtual o guia de filmes sobre a História da Amazônia brasileira.
|
|
|
-
MARITI SOUSA MOTA
-
Amazônia afro-indígena: a cultura do carimbó e o Ensino de História em Marabá-PA
-
Data: 30/08/2022
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho apresenta considerações acerca da cultura popular do carimbó, sendo que voltamos atenção especial ao carimbó produzido e praticado em Marabá, estado do Pará, no século XXI, apontando estratégias de como utilizá-lo no ensino de História. Propomos empregar enquanto principais fontes documentos escritos (composições de carimbó) e fotográficos do acervo do Grupo de Tradição Popular Mayrabá, que revelam performances e olhares por meio dos quais podemos depreender expressões de fazeres cotidianos e traços culturais afro-indígenas comuns que constroem a identidade marabaense. Partindo desse elemento local (carimbó) elaboraramos um produto pedagógico na forma de Manual Didático do Professor para ser utilizado nas aulas de História com as turmas do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental em Marabá. O manual foi construído levando em consideração a realidade da comunidade escolar da E.M.E.F Salomé Carvalho e sugere quatro temas para serem trabalhados em aula: 1) Fontes históricas para o Ensino de História Local; 2) Encantaria Amazônica; 3) Povos em Diáspora; 4) Educação para as Relações Étnico-raciais.
|
|
|
-
DULCIRENE VALENTE NETA
-
JACUNDÁ A CIDADE PERDIDA: MEMÓRIAS EMERGIDAS
-
Data: 29/08/2022
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre a memória dos espaços e os “lugares de recordação” da cidade de Jacundá antes e depois da construção da Hidrelétrica de Tucuruí, abordando também as identidades que se desenvolvem especificamente em vila Arraias. Partindo do princípio de querer aproximar a prática de sala de aula com a história da cidade, indagamos acerca dos diferentes espaços de memória na cidade e de como esses espaços podem ser objeto de uma reflexão sobre sua historicidade na sala de aula? Enquanto professores, sabemos o quão importante é a História na vida dos discentes ao pensarmos em como ela pode ser uma disciplina fundamentalmente importante edificante, formativa e libertadora. Dessa maneira, buscamos através dos sujeitos sociais remanejados de sua antiga cidade jacundá que, atualmente, encontra-se submersa no lago de Tucuruí, por conta da construção da hidrelétrica de Tucuruí e os arraienses vindouros de diversos lugares do Brasil, devido a propaganda governamental sobre a Amazônia ser, “terra sem homens para homens sem terras”. Ressalto também que apresentar a temática cidade, identidade e memória em Jacundá e na perspectiva de que esta pesquisa possa contribuir para que os estudantes criem suas próprias narrativas e atuar de forma participativa e contribuindo para o desenvolvimento do saber. Nessa perspectiva pretendemos organizar uma coletânea de textos e documentos partindo das entrevistas concedidas para o trabalho que possa ser utilizada de forma livre e gratuitaque possa suscitar discussões acerca dos temas espaço, tempo, memória, história e cidades.
|
|
|
-
JOSÉ PAULO LOPES MONTEIRO
-
A lei federal 11.645/2008: desafios ao ensino de História Indígena e às relações interculturais nas escolas públicas do município de Redenção-PA
-
Data: 26/08/2022
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho é um estudo sobre desafios e possibilidades relativos ao ensino de história e cultura indígena em escolas públicas de educação básica do município de Redenção, estado do Pará. Partimos da percepção de que a lei 11.645/2008, que tornou obrigatório o debate sobre a temática indígena em sala de aula, é de inegável importância para a construção de uma visão mais equitativa a respeito dos povos indígenas, mas também para promoção de relações menos assimétricas. A pesquisa está focada nas duas escolas da cidade que atendem o maior número de estudantes indígenas. Para além das reflexões produzidas com base na bibliografia relacionada ao tema, a análise realizada está calcada também na legislação educacional e supra-educacional relativa à temática, em dados oficiais e em outros coletados junto aos educadores e educadoras e aos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas pesquisadas, a partir dos quais procurou-se avaliar o grau de efetividade alcançado pelas proposições da lei 11.645/2008 no universo escolar da cidade de Redenção. Os dados apontam para um descompasso ainda significativo entre a legislação e as práticas escolares, ereforçam a percepção da formação de professores como algo fundamental para a ampliação qualitativa do debate em sala de aula, debate este, que pode ser potencializado pela articulação entre a história indígena e a história local. Neste sentido, há a preocupação de trazer para o texto um breve histórico sobre a presença indígena na região e de refletir como a implementação da referida lei é algo importante também no sentido de tornar mais efetiva ainclusão dos estudantes indígenas nas escolas pesquisadas. Como produto, realizou-se uma atividade de formação sobre o Ensino de História Indígena, voltada para professoras e professores de ‘história da cidade, na qual procurou-se construir um espaço de debate pautado em trocas de experiências, bem como em estudos teóricos e atividades práticas voltados para o ensino de história indígena.
|
|
|
-
HENILDES SILVA DE ALMEIDA JÚNIOR
-
A Guerrilha do Araguaia entre a história e o ensino no Sul e Sudeste do Pará
-
Data: 16/08/2022
-
Mostrar Resumo
-
Considerado o maior conflito armado ocorrido na ditadura militar brasileira, a Guerrilha do Araguaia representa a manifestação de uma miríade de tensões latentes na sociedade brasileira na década de 1970 que resultaram em um dos episódios mais emblemáticos deste período. Ocorrida na porção norte do país, especificamente na região denominada de Bico do Papagaio, a pluralidade de sujeitos e narrativas envoltas no acontecimento ainda influem na forma como este evento é narrado em distintos espaços. Dentre estes, sua presença enquanto componente curricular no ensino básico ainda despertar estranhamentos e distanciamentos. O objetivo desta dissertação é analisar a Guerrilha do Araguaia e suas abordagens dentro dos componentes curriculares no ensino básico, especialmente na região do conflito. A partir de entrevistas com educadores atuantes nas últimas décadas no ensino básico, bem como realizando um levantamento de materiais utilizados, buscaremos entender as nuances na esteira de uma temática ainda latente em nossa história. Por fim, apresentaremos como proposta a produção de compendio de materiais que possam contribuir na ampliação da temática no currículo básico.
|
|
|
-
SILVIO HENRIQUE FERREIRA VILHENA
-
MULHERES DE BARRO: HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM PARAUAPEBAS-PA
-
Data: 01/06/2022
-
Mostrar Resumo
-
Esse trabalho é uma reflexão sobre o ensino de história na cidade de Parauapebas – Pará. Buscou-se contribuir com o ensino e aprendizagens do conhecimento histórico a fim de despertar o interesse pela disciplina de história entre os alunos de sextos anos da E.M.E.F. Carlos Henrique, principalmente sobre as questões relativas ao currículo para esse ano de ensino, como: compreensões sobre fontes, tempo/espaço, história e patrimônio local do munícipio de Parauapebas – Pará. Analisou-se as possibilidades de aprendizagens significativas através do trabalho, atividades e visitações do Centro Mulheres de Barro, que é uma dasprincipais referências para a educação patrimonial na cidade. A pesquisa fomenta junto aos discentes o conhecimento dos conceitos de patrimônio, educação patrimonial, arqueologia e história local entre outros, partindo dos vestígios cerâmicos encontrados em sítios arqueológicos da Região dos Carajás, buscando o reconhecimento da história de Parauapebas como uma história multicultural e diversificada. O trabalho pretende desenvolver um produto didático, que é um manual de apoio a visitação ao Centro Mulheres de Barro, destinado a discentes, aos docentes de história e visa facilitar o acesso destes ao centro. O guia foi pensado para auxiliar e conduzir as visitações a esse espaço no processo de aprendizagens pretendidas, assim como, ao despertar para a história, para os remanescentes arqueológicos, e às suas ressignificações por meio da educação patrimonial desenvolvida no Centro Mulheres de Barro.
|
|
|
-
ALINE BARROS DOS REIS
-
A história ambiental como construção social e histórica: uma proposta para o ensino de história em Marabá – PA
-
Data: 08/04/2022
-
Mostrar Resumo
-
O recorte da pesquisa é temático e perpassa por diferentes temporalidades realizando uma discussão de alguns pontos do ensino de história, sobre a educação ambiental e sobre a história ambiental, evidenciando a história da cidade de Marabá no Estado do Pará, visando o desenvolvimento de um produto (paradidático) para os professores e alunos do ensino fundamental II. O ensino e a pesquisa sobre a constituição da História como disciplina tem maior abertura na década de 1980, a partir da redemocratização do Brasil. Nesse sentido, a história ambiental como campo de pesquisa nos auxilia a analisar essas ações exploratórias sobre a natureza, destacando o meio ambiente como agente histórico participante da história. Fazendo um percurso no processo de formação e ocupação da cidade de Marabá destaca-se as formas de exploração da natureza e os impactos causados por essas ações humanas desde o período colonial até a implantação dos grandes projetos desenvolvidos na região, que apontam para a destruição da natureza a curto e longo prazo. Culminando assim no desenvolvimento de um material paradidático com destaque para a história ambiental de Marabá ressaltando a destruição da natureza por conta das ações das pessoas em um processo histórico.
|
|