Banca de DEFESA: JOSÉ VICTOR LEITE XAVIER

DISCENTE: JOSÉ VICTOR LEITE XAVIER
DATA: 04/07/2024
LOCAL: Via Google Meet - https://meet.google.com/vbs-yrkw-akc

ENSINO DE ASTRONOMIA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ESPIRAL: UMA ABORDAGEM DE RPG.

Ensino; Astronomia; Ensino de Astronomia; Ciências; Formação Básica;

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral

O investimento em missões espaciais estão se tornando cada vez mais frequente, proporcionando uma gama de novas informações sobre o Universo, pois é através dela, que a evolução conceitual e tecnologia da Astronomia se perpetua no meio acadêmico e cientíico. A própria ( Base Nacional comum Curricular) BNCC correlaciona os tópicos do Ensino de Astronomia no ensino regular e que há deficit nas formações básica e superior, quando o assunto é ensino tal disciplina, isso proporciona uma série de problemas, dificultando o processo de ensino-aprendizagem dela. Diante da atual conjuntura, o desenvolvimento desta, torna-se cada vez mais relevante, pois visa o aprimoramento nas suas formas de ensino, fazendo uso de tecnologia e os fascínios que ela pode proporcionar aos alunos. Para isso, foi desenvolvido um jogo que foi utilizado como ferramenta para o auxílio do professor. Esta ferramenta, foi elaborada de forma a proporcionar um ambiente de descoberta, tornando-a acessível e de fácil manuseio, permitindo a interação aluno-professor. O jogo foi produto aplicado no ensino fundamental (anos finais) e no ensino médio. Com o seu uso, houve resultados significativos, pois os alunos apresentaram uma melhoria na compreensão e na assimilação de conhecimento. Nessa perspectiva, o jogo além de criar subsídios para ser um agente facilitador do processo de ensino aprendizagem, desperta o interesse na investigação científica dos jovens cientistas, proporcionando, assim, uma base sólida de ciências em seu currículo educacional, dando ênfase para a formação de novos profissionais desse  área.

Externo à Instituição - CAMILA MARIA SITKO MEIRA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 273116 - JORGE EVERALDO DE OLIVEIRA