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CLENES DOS SANTOS RIBEIRO
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Utilização de um medidor de vazão como ferramenta didática para estudar hidrodinâmica.
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Data: 01/12/2022
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O presente trabalho parte do pressuposto de que o processo de ensino aprendizado praticado nas escolas deve acompanhar a evolução tecnologica e que essa evolução precisa ser ensinada levando em consideração a realidade do discente. A partir dessa premissa é que este trabalho descreve os conceitos de hidrostática e hidrodinanmica, mais especificamente a vazão de um fluido a partir de um medidor de vazão para auxiliar na aprendizagem significativa e para tanto o trabalho teve como alicerce a Teoria de Aprendizagem significativa Aprendizagem Significativa de Joseph D. Novak. O medidor de vazão foi aplicado para estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Jose Neves de Oliveira, na cidade Itinga-MA. Para a realização do presente trabalho foram adotadas 4 etapas, na primeira etapa, o professor aplicou um questionário prévio para avaliar o quanto os estudantes sabiam sobre os conceitos de hidrodinâmica, foi possível observar que a maioria dos estudantes desconheciam os conceitos básicos de hidrodinamica. Em seguida, o professor realizou uma aula expositiva sobre alguns conceitos de hidrodinâmica e apresentou um vídeo sobre o assunto. Na terceira etapa, os estudantes com o auxilio e supervisão do professor o mediador de vazão para realizar as medições. Por fim, um novo questionário, foi possível verificar que houve aprendizagem significativa.
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WILMA CARVALHO CAVALCANTE
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DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM KIT DIDÁTICO PARA ANÁLISE DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM ELETRODOMÉSTICOS.
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Data: 27/10/2022
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O presente trabalho foi motivado a partir da reflexão sobre as práticas educativas no ensino de Física, as quais causam inquietude, sobretudo, quando se acredita que o ensino-aprendizagem desta disciplina deva ser significativo para o aluno e ir além da mera transposição didática de fórmulas e cálculos. Trata de questões que envolvem a energia elétrica, assunto abordado geralmente, na terceira série do ensino médio. Traz como título: Desenvolvimento e aplicação de um kit didático análise de consumo de energia elétrica em eletrodomésticos. Propõe como objetivo geral: Mostrar que é possível criar condições favoráveis para o ensino da Física, possibilitando a aprendizagem através da aplicação de uma sequência didática contextualizada sobre a temática consumo de energia elétrica. Como objetivos específicos, têm-se: a) Desenvolver um kit didático para estudo do consumo de energia elétrica para ser utilizado na sequência didática de ensino de forma a contribuir para aprendizagem dos alunos; b) Desenvolver uma sequência didática de ensino sobre consumo de energia elétrica, utilizando a dinâmica dos três momentos pedagógicos; c) Aplicar a sequência didática desenvolvida em uma escola de ensino médio da rede estadual de ensino da cidade de Paragominas-PA; d) Verificar indícios de aprendizagem através dos diálogos e atividades realizadas pelos alunos. A relevância desse trabalho consiste em contribuir para um processo de ensino e aprendizagem contextualizado, reflexivo, a partir da temática consumo de energia elétrica, contribuindo para a formação de alunos críticos que possam ver a utilidade dos conceitos ensinados em Física na sua vida fora da escola, e possam utilizar-se deles para tomadas de decisões.
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JEAN FABRICIO TEIXEIRA GOMES
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SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO NA APLICAÇÃO DE LABORATÓRIO ABERTO NO ESTUDO DE ELETRICIDADE EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE.
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Data: 02/09/2022
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Neste trabalho, é apresentada uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) envolvendo o estudo de eletricidade no dia a dia observada em aparelhos resistivos. Utilizando o método de Ensino por Investigação, fundamentada nas teorias de Ausubel, esta obra apresenta um guia de dinâmicas práticas, com roteiro semiaberto, buscando despertar o interesse, curiosidade e o instinto investigativo dos alunos para o assunto em questão, contribuindo para o seu autodesenvolvimento. A intenção é construir um elo entre esses conhecimentos, fazendo o aluno perceber que tudo que é mostrado de forma teórica (em sala de aula) pode ser aplicado em sua vida diária (na prática), tornando assim o conhecimento cada vez mais significativo.
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RUDRISLEY ALVES
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Objeto de Aprendizagem Q+ Física: assimilação de conceitos de eletrostática em aplicativo para mobile.
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Data: 26/08/2022
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Os avanços nas áreas de ciência e tecnologia na atualidade, também alcançaram a esfera educacional, sendo necessária, assim, mudanças nas técnicas pedagógicas, em que a tecnologia possa ser utilizada como forma de melhorar e tornar mais interessante o processo de aprendizagem. Pensando nisso é que se constituiu a motivação para o tema deste trabalho, que tem como objetivo geral desenvolver e aplicar um objeto de aprendizagem no formato de um Quiz, que possa contribuir na assimilação conceitual de tópicos de eletrostática, e, como objetivo específico, desenvolver um game em formato de Quiz sobre eletrostática para o mobile (celular). A pesquisa tem abordagem mista e os sujeitos foram alunos do terceiro ano do ensino médio do município de Itupiranga-Pará. Para coleta de dados foram utilizados uma ficha de percentual de acertos e três questionários, sendo dois aplicados aos alunos e um aplicado ao professore, a fim de se verificar a eficácia do produto educacional Quiz desenvolvido. Como referencial teórico se utilizou a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, relativo a ocorrência da assimilação por disponibilidade, discriminalidade e estabilidade. Dos dados coletados, foi possível observar que as três formas de ocorrência de assimilação ocorreram, e os alunos conseguiram assimilar melhor os conceitos sobre eletrostática, mesclando a aula do professor com o uso do Quiz. A partir disso, foi possível concluir que os objetos de aprendizagem podem contribuir efetivamente para o ensino de física, pois, além de tornar as aulas mais divertidas e prazerosas, também ajuda no processo de assimilação do conteúdo.
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WILLYAN MATHIAS FORMACHARI DE OLIVEIRA
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ROLETA DOS SISTEMAS PLANETÁRIOS PARA ALUNOS VIDENTES E NÃO-VIDENTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
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Data: 25/08/2022
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No fundamental, mais especificamente no 9° ano, a disciplina de Ciências, trabalha com alguns conteúdos que podemos considerar uma introdução à Física, como por exemplo, a Astronomia. O ensino atual de astronomia se pauta na Base Nacional Comum Curricular a partir de competências específicas, contudo, os professores parecem apresentar pouco tempo, ou mesmo, falta de conhecimento, para o planejamento escolar, o que dificulta a construção deste saber pelos alunos. Quando se restringe o público aos alunos com deficiência visual, essas competências se tornam menos satisfatórias ainda. Desse modo, esta pesquisa se propôs a produzir um material didático que ajude no processo de difusão dos conteúdos de astronomia, através de um produto educacional formado por um Guia Didático e uma roleta do sistema solar, que aborda conteúdos de astronomia do nono ano do ensino fundamental. A pesquisa tem abordagem qualitativa e tem por base teórica a teoria da compensação proposta por Vygotsky, que é dividida em três tipos: a mística, a biologicamente ingênua e psicologia científica que serão abordadas em uma sequência didática para o ensino de Astronomia na disciplina de Ciências. Nesta sequência, as aulas apresentam metodologias e atividades para serem aplicadas aos alunos com o auxílio de ferramentas como vídeos, material concreto e materiais traduzido para braile. Após a elaboração deste guia e do jogo da roleta do sistema solar, eles foram aplicados para alunos cegos e de baixa visão. Apesar do produto ter sido desenvolvido para o 9º ano do ensino fundamental, participaram por pedido da direção, pois estavam neste horário, alunos do 7º ano, do 8º ano, 9º ano do ensino fundamental e 1º série do ensino médio do Centro de Apoio Pedagógico (CAP) localizada na cidade de Marabá no estado do Pará, em total de 6 alunos. Antes de aplicar o produto, foi realizada a técnica de grupo focal para mapear os conhecimentos prévios, que mais tarde, seriam trabalhados em sala de aula. Em seguida, aplicado sob a técnica de sala de aula invertida um podcast sobre todos os assuntos contidos na pesquisa, após estes passos, a sequência didática e o Jogo da roleta do Sistema Solar e posteriormente outro grupo focal para analisar se existiu resultado através de uma aprendizagem para estes alunos. Diante dos resultados, foi aplicada a análise discurso para validar as considerações finais da pesquisa que pelo observado gerou crescimento significativo da aprendizagem, mostrando que pode se compensar a perda de sentido pelo planejamento de uma aula lúdica e adaptada.
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JOSIVALDO ALVES CHAVES
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DISPOSITIVOS DE EMISSÃO E RECEPÇÃO DE RADIAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS NO PROCESSO DE ENSINAGEM DA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO.
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Data: 24/08/2022
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O indivíduo aprende de maneira significativa quando recebe uma informação que tem relação com algum conhecimento que ele já possui de forma relevante, e que, ambas passam a interagir de forma específica mantendo uma conexão. Sob o aspecto cognitivo do aluno, os conhecimentos da existência de tantos equipamentos e dispositivos que foram construidos e desenvolvidos através das descobertas dos fenômenos físicos, é algo relevante para um processo de ensino e aprendizagem. Estes conhecimentos poderão servir de subsunçores para novas informações referentes à Física Moderna e Contemporânea, mas especificamente nos estudos sobre as radiações eletromagnéticas e suas aplicações. Este trabalho pretende trazer uma reflexão como é concebida a aprendizagem significativa e propor maneiras de trabalhar o Ensino de Física no Ensino Médio, a partir das descobertas feitas nesta ciência no final século XX e nas primeiras décadas do século XXI, na Escola Pública. O objetivo deste trabalho foi elaborar um manual de aulas experimentais para conectar teoria e prática, composto de nove aulas práticas utilizando desde um objeto simples como uma vela de parafina acesa, emissores de luz invísivel e luz vísivel, emissor de raio laser, radio de pilha e prisma de cristal.
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CARLOS ROGÉRIO GOMES CABRAL
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KIT DIDÁTICO COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DO EFEITO FOTOELÉTRICO USANDO A METODOLIGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA.
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Data: 05/08/2022
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Este trabalho é resultado de um apanhado das contribuições pedagógicas didáticometodológicas do uso das novas tecnologias, especificamente, os sensores robóticos para aplicação e abordagens de conceitos básicos acerca de fenômenos que envolvem o efeito fotoelétrico. Nesse sentido, apresenta-se como objetivo deste, um projeto experimental com a construção de um kit didático como ferramenta facilitadora para o processo de ensino aprendizagem do efeito fotoelétrico usando a metodologia de sala de aula invertida, podendo ser utilizado pelos professores de ensino básico como suporte para a Física Moderna, fazendo uso das contribuições dos modelos de aprendizagem significativa, Ausubel (1968) e Moreira (2012), ensino híbrido (MORAN, 2017), e Campo de Integração Curricular (CIC) em escolas de tempo integral nos finais do ensino fundamental. Dentre os teóricos utilizados na pesquisa estão, além dos supracitados, Caruso (2006), Eisberg (1979) e Präs (2012), dentre outros.
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JEAN DE JESUS VIEIRA CARNEIRO
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ÓPTICA GEOMÉTRICA COM METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA: Uma sequência didática para aprendizagem significativa de espelhos planos e esféricos.
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Data: 05/08/2022
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O trabalho aqui apresentado trata de um suporte didático com metodologia de sala de aulainvertida para se ministrar óptica geométrica, especificamente no que se refere ao estudo dos espelhos planos e esféricos. Como parte da metodologia aplicada foi elaborada uma sequência didática desenvolvida em sete aulas de 135 minutos cada, onde constamatividadesassíncronas ou síncronas como vide oaulas, video conferências e resolução de exercícios do livro didático ou elaborados na plataforma Google formulários. Para viabilizar a aplicação do planejamento didático foi criado no WhatsApp um grupo de estudos onde professor e alunos interagem buscando a otimização da relação ensino-aprendizagem. É importante salientar que em função da pandemia covid-19 a metodologia de sala de aula invertida de que trata esta dissertação não foi possível ser executada em sua totalidade, uma vez que oprotocolo sanitário exclui a realização de aulas presenciais. Foi elaborado também um suporte didático em óptica geométrica restrita ao estudo dos espelhos planos e esféricos onde constam listasde exercícios e questionários de avaliação do conhecimento. Deseja-se aqui, que este material sirva de modelo para que professores de física, interessados pelo assunto, possam usá-lo em suas atividades laborais no ensino de óptica geométrica. Acredita-se que um material dessa natureza seja de grande relevância no ensino de Física, tendo em vista a carência de metodologias ativas, como a que é proposta aqui. Por outro lado, a realização deste trabalho se justifica pelo fato de nossos alunos estarem cada vez mais desmotivados com a modalidade tradicional que vem sendo praticada o que, sem dúvida, é um fator determinante para os altos índices de evasão e repetência nas escolas públicas da nossa federação.
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VAGNO GUEDES PORTELA
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UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DOS MODELOS ATOMICOS AO MODELO PADRÃO DE PARTÍCULAS SOB A PERSPECTIVA DA SALA DE AULA INVERTIDA.
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Data: 27/07/2022
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PORTELA, Vagno Guedes. Uma sequência de atividades didáticas para o ensino do modelo padrão de partículas sob a perspectiva da sala de aula invertida. 2022. 102 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA, Marabá, Pará, Brasil. 2022. Tendo em vista a necessidade de atualização do currículo de física e a utilização de metodologias potencialmente motivadoras que possibilite uma participação mais ativa por parte dos discentes nas aulas de física, esta pesquisa teve como objetivo geral elaborar uma proposta de Ensino dos modelos atomicos e a teoria do Modelo Padrão (MP) de Partículas utilizando como Sequencia Didática (SD) a Estratégia Metodológica da Sala de Aula Invertida (SAI), em uma turma do Ensino Médio na rede Pública de Ensino no Município de Tucuruí. Para tanto, foi realizado uma revisão da literatura sobre trabalhos que utilizaram a metodologia da SAI para o alcance de uma aprendizagem significativa, além disso, fez-se uso das tecnologias digitais como ferramenta educacional para facilitar o processo cognitivo dos alunos na compreensão dos tópicos tratados. Nesse sentido, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), utilizado para depositar os materiais de estudo a saber: textos, vídeos, questionários, atividades individuais e em grupo foi o google sala de aula. A SD produto deste trabalho, foi desenvolvida com base nas ideias da teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, a Teoria da Carga Cognitiva (TCC) de John Sweller e a teoria do ensino em espiral de Jerome Bruner. Diante dos resultados obtidos, verifica-se a eficácia da proposta de ensino utilizada, por considerar que houve uma participação maior e uma aprendizagem mais efetiva dos estudantes sobre os conteúdos trabalhados, além do mais acredita-se que este pode servir de referência para ser usado no desenvolvimento de outros trabalhos de cunho pedagógico.
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HENOC DE JESUS DA SILVA GOMES
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UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO METODOLÓGICA PARA INSERÇÃO DE CONHECIMENTOS DE NANOCIÊNCIAS E NANOTECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO.
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Data: 15/06/2022
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Considerando o fato de que, de modo geral, os alunos não têm noção de como os conceitos físicos, da Física Moderna e Contemporânea, estão associados ao progresso tecnológico e por conseguinte, inseridos no contexto da sociedade moderna; essa pesquisa se justifica por se constituir em um importante instrumento de intervenção metodológica junto aos alunos do ensino médio de escola pública, para trazer à tona conhecimentos da Física Contemporânea, mas especificamente conceitos de Nanociência e Nanotecnologia, para ensejar uma melhor compreensão dos avanços tecnológico que os cercam em seu cotidiano, vislumbrando um olhar mais amplo da Física. Assim, esta pesquisa de natureza aplicada e descritiva, aborda sobre uma proposta de intervenção metodológica, constituída por uma sequência didática que abrange vídeos do YouTube; 01 (um) “Kit Nano”, construído com materiais de baixo custo; 2 (dois) experimentos em Nanociência e Nanotecnologia e uma palestra ministrada por um pesquisador da área; objetivando-se constatar a implicação da aplicação desta intervenção metodológica, como forma de proporcionar aos alunos a introdução de conhecimentos de Nanociência e Nanotecnologia, para tornar mais claros conceitos de Física presentes no progresso tecnológico. Para tanto, como procedimentos metodológicos utilizou-se a pesquisa bibliográfica para fundamentar a proposta de intervenção, bem como um estudo de caso, para o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto, o contexto da pesquisa e as etapas da intervenção metodológica. Logo em seguida, deu-se início à implementação da referida proposta, e por fim, foi feito um novo levantamento dos conhecimentos dos alunos sobre o tema. Diante disso, com a análise dos dados levantados e dos resultados apresentados pela pesquisa, pôde-se verificar que a implementação da proposta de intervenção metodológica foi eficaz, proporcionando aos discentes um acréscimo substancial de conhecimento sobre o tema, auxiliando de forma satisfatória na compreensão de conceitos físicos que subsidiam a evolução tecnológica, o que concede legitimidade para a aplicação desta proposta em outras escolas.
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ALVARO CESAR DOS SANTOS OLIVEIRA
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O ENSINO DE FÍSICA BASEADO EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO COM FOCO NO NOVO ENSINO MÉDIO.
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Data: 07/06/2022
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A física acaba sendo um desafio no aprendizado da maior parcela dos estudantes, somado a isso, a redução histórica das aulas e a possível baixa taxa de alunos que optarão por cursos que envolvam a física no senário da reformulação do ensino básico. Pensando em contornar essa problemática, o presente trabalho propõe uma sequência didática para o ensino de eletrodinâmica baseada em uma residência elétrica de baixa tensão (127 V ou 220 V). Essa proposta simpatiza com o Novo Ensino Médio, o qual almeja o aluno protagonista do seu aprendizado, participando das escolhas do seu processo formativo. Baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, o estudante aprende partido de conhecimentos já existentes em sua estrutura cógnita, realizando novas experiências e ressignificando os seus conhecimentos. A pesquisa possibilita ao professor trabalhar a formação básica do aluno, já presente na grade curricular, com formação do trabalho, abordando tópicos presentes na formação técnica de um curso de eletricista predial, trazendo o aprendizado para a vida. Podendo ser empregada no curso de eletrodinâmica, a fim de ensinar os alunos dentro da proposição da formação básica, do currículo flexível compondo a criação de um itinerário formativo ou de maneira isolada para metodologias especificas como em uma feira de ciência. Ao ser implementada, mesmo com as peculiaridades do período pandêmico, se mostrou muito promissora como alternativa de estratégia de ensino para a rede básica de ensino.
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ISRAEL PEIXOTO MORAES
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O USO DE SENSOR DE PRESENÇA CAPACITIVO PARA O ENSINO DE CAMPO ELÉTRICO.
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Data: 07/03/2022
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Esta dissertação tem como proposta didática a análise e criação de uma prática experimental que atue como projeto motivador para a aprendizagem do assunto campo elétrico abordado na Física no ensino básico. Baseado nas teorias pedagógicas de estímulo as aulas práticas e execução de experimentos que estimulem e motivem o ensino, tendo como principal referência as teorias de Ausubel sobre a aprendizagem significativa, processo através do qual uma nova informação relaciona-se com um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo. Para sustentar tal proposta foi criado um sensor de presença capacitivo para o estudo da eletrostática, pois a aproximação de determinado corpo é percebida por esse dispositivo que capta esse sinal e indica a variação da capacitância mediante aproximação dos corpos, dessa forma, variando a impedância do circuito no qual o sensor está inserido. Essa perturbação no circuito, que é alimentado pelo Arduino, o qual insere no circuito uma tensão variável no formato de onda quadrada, é amplificada gerando uma mudança na intensidade do brilho de um LED, no qual o aluno poderá perceber visualmente a variação da capacitância. Além do experimento, para que o aluno tenha melhor compreensão da eletrostática e sua aplicabilidade no cotidiano. Na tentativa de avaliarmos a nossa metodologia foram utilizados questionários e avaliações a partir dos quais observou-se a necessidade das aulas práticas no processo de aprendizagem dos discentes, para que possam atingir altos níveis de desenvolvimento, interação, motivação e compartilhamento de conhecimento.
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MIDIAN ALVES DE ALMEIDA LACERDA
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UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ELETROMAGNETISMO USANDO O PACOTE BLENDER.
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Data: 28/02/2022
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O trabalho consiste na produção de animações de uma sequência didática de eletromagnetismo usando o pacote Blender. Tal abordagem possibilita a modelagem, animações e controle dos ambientes de um laboratório virtual de eletrostática. Tendo como objetivo agir como uma ferramenta facilitadora complementar do processo da aprendizagem dos conceitos específicos de eletromagnetismo para alunos do 3º ano do Ensino Médio. De maneira, que as animações dos experimentos físicos produzidos no pacote blender apresentadas no laboratório virtual de eletrostática, podem rodar em computadores, celulares e smartfone é uma ferramenta educacional computacional, em conformidade com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), pode ser usado pelos docentes como “organizador prévio” dos conteúdos de física ministrados em sala de aula de forma presencial ou em sala de aula de forma remota. O laboratório virtual de eletrostática Blender animações 3D de eletromagnetismo contempla os currículos do campo de cargas positivas, cargas negativas, cargas de sinais contrários, eletroscópio de folhas, gerador de Van De Graaf e força elétrica. Para aplicação e comprovação deste produto educacional, foi realizado coleta de dados pré-teste e pós-teste respondido pelos alunos em questionário do google formulários e a partir da análise de dados quantitativos comprovou-se como ferramenta auxiliar pedagógico educacional de aprendizagem significativa sendo o suporte fundamental desta dissertação.
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GLEYSON MIRANDA DE SOUZA
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Produção e aplicação de livro paradidático para o ensino de Astronomia Cultural:“Uma aventura pelos céus da Amazônia”
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Data: 25/02/2022
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Este trabalho apresenta reflexões que envolvem o ensino de Astronomia na Educação Básica, mais especificamente, a Astronomia Cultural atrelada aos diferentes tipos de saberes descritos por Áttico Chassot e aos perfis conceituais de Eduardo Mortimer. O trabalho tem como objetivo desenvolver atividades práticas de Astronomia a partir da produção e aplicação de uma narrativa por meio de um livro paradidático voltado para contexto da Amazônia no que se refere às constelações indígenas, com intuito de valorizar e preservar os saberes locais dos alunos. A temática do multiculturalismo faz parte dos Temas Contemporâneos Transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como contempla a habilidade EF09CI15: “relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.)”. O trabalho é caracterizado como qualitativo e faz observações de possíveis indícios de aprendizagens por meio do desempenho dos alunos durante as atividades realizadas. Desse modo, este trabalho apresenta 4 atividades práticas de Astronomia por meio de uma sequência didática, incluindo a leitura do livro paradidático “Uma Aventura pelos Céus da Amazônia”, aulas expositivas, uso do software Stellarium e atividades observacionais do céu a olho nu. O público-alvo foram 20 alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tia Erica Strasser, localizada no município de Moju-PA. Logo, a aplicação das atividades elencadas na sequencia didática, permitiu detectar indícios de aprendizagem, a saber, dos conceitos astronômicos trazidos pela BNCC. Além disso, tais atividades despertaram a curiosidade dos alunos e contribuíram para o processo de alfabetização científica, no entanto, percebeu-se que ainda existem muitas barreiras a serem superadas, tais como a falta de recursos didáticos/paradidáticos apropriados, salas adequadas, ausência de computadores nas escolas, falta de formação específica para os professores, entre outros fatores. Portanto, conclui-se que este trabalho, por meio da aplicação da sequência didática, torna-se uma importante ferramenta educacional e contribui para o processo de letramento científico do aluno. Assim, espera-se que o material aqui construído possa ser utilizado em outros contextos, por outros docentes, a fim de se explorar a área da Astronomia cultural na Educação Básica.
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EUDIMAR FLOR DOS SANTOS
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INSERÇÃO DE TEMAS DE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PERSPECTIVA DE ENSINO PRESENCIAL E REMOTO.
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Data: 23/02/2022
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Este trabalho apresenta uma proposta de inserção de temas de Astronomia nas escolas em nível de Ensino Médio, aplicável tanto sob as perspectivas de aulas presenciais quanto remotas. O objetivo almejado é o aumento do engajamento discente nas aulas, por meio da introdução de temas não contemplados nas grades curriculares regulares e que não requerem demasiados conhecimentos matemáticos prévios, como é o caso da formação planetária. Espera-se com essa iniciativa, colaborar para a redução da defasagem educacional constatada nas áreas de ciências físicas e a consequente aproximação do aluno de informações científicas mais precisas e modernas. Nesta perspectiva, esta dissertação apresenta como produto educacional a elaboração de dois planos de aula e uma apostila que auxilie o professor a tratar da formação do Sistema Solar com base no Modelo de Nice. Uma investigação preliminar realizada com professores de diferentes regiões do país indica uma predisposição docente ao sucesso da implementação dessa intervenção metodológica. O produto educacional foi aplicado em uma turma do primeiro ano do ensino médio, no qual foi verificado que os estudantes não tinham o conhecimento sobre a formação do sistema solar segundo o modelo de Nice, além de conhecer o modelo de formação do sistema solar fato verificado nas respostas dos questionários aplicados durante a aplicação do produto, os objetivos foram alcançados isso incluindo a questão motivacional que foi verificado com a interação dos alunos durante a aula.
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DANIELE SOCORRO RIBEIRO DA SILVA
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USO DE UM SIMULADOR COMPUTACIONAL MÓVEL ALIADO À METODOLOGIA ATIVA “SALA DE AULA INVERTIDA” NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO EFEITO COMPTON.
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Data: 28/01/2022
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Essa dissertação tem como objetivo propor o Ensino de Efeito Compton na Educação Básica, a partir das orientações da Metodologia Ativa (MA) “Sala de Aula Invertida” e do uso de um simulador computacional, mobilizado em aparelho móvel, com vistas à abordagem CTSA. Nesse sentido, considera-se a premissa de que o ensino de Física Moderna (FM) nas escolas passa por um momento delicado quanto aos efeitos de aprendizagem dos alunos, tendo em vista que se apresenta ainda demasiadamente abstrato aos discentes, o que não favorece uma aprendizagem mais concreta da física. A Fundamentação Teórica está alojada na perspectiva interdisciplinar entre os estudos sobre FM, ensino de física e MA. Entende-se que as interfaces mantidas entre tais correntes teóricas podem apresentar possibilidades consistentes às análises propostas nesse trabalho. A Metodologia da Pesquisa é caracterizada como uma abordagem quali-quantitativa, ao considerar que as intervenções de investigação originaram dados, os quais foram tabulados e transformados em porcentagens capazes de significar os impactos acarretados na rotina dos alunos, bem como no progresso cognitivo dos mesmos. A presente pesquisa foi desenvolvida juntamente aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas, localizadas no município de Bragança, Estado do Pará. Como critérios para seleção dos sujeitos de pesquisa, optou-se por alunos da 3ª série do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), devidamente matriculados e assíduos nas aulas no modelo remoto. Os dados foram coletados a partir da aplicação de uma sequência didática sobre FM, aplicada aos discentes no decorrer de três encontros virtuais. Os dados revelam que a intervenção proposta gerou resultados satisfatórios, tendo em vista que os alunos ficaram satisfeitos com a proposta ativa de sala de aula invertida. Isso, por sua vez, aperfeiçoou habilidades de cognição e raciocínio nos alunos, ao passo que a tecnologia móvel ganhou lugar de instrumento mediador do conhecimento. Espera-se que essa pesquisa possa render desdobramentos futuros no contexto de investigação acadêmica, de maneira a colaborar constantemente com a educação brasileira e com um ensino de física mais real.
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LUCIANA DA CRUZ BARROS
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Ensino e aprendizagem dos conceitos de Absorção, Emissão Espontânea e Emissão Estimulada de Radiação, através de Objetos Digitais de Aprendizagem.
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Data: 10/01/2022
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Os avanços científicos e tecnológicos proporcionados pela Física Moderna e Contemporânea têm impactado o cotidiano de todos na sociedade moderna. Entretanto, o currículo da educação básica persiste em trabalhar, na maioria das vezes, com a abordagem exclusiva de tópicos da Física Clássica, associados a métodos tradicionais de ensino. Na perspectiva de romper este paradigma de ensino de Física focado na Física Clássica e em metodologias ultrapassadas, esta dissertação tem por objetivo geral propor e aplicar uma Sequência Didática que envolva tópicos de Física Moderna e Contemporânea relacionados à Interação da Radiação com a Matéria, para estudantes da educação básica, sob uma perspectiva inovadora que utilize Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, associadas às Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem, sob a ótica das Teorias de Educação Libertárias, representada por Freire e Lipman e, também, as Teorias de Aprendizagem Significativa de Ausubel e a Aprendizagem Crítica de Moreira. Na Sequência Didática foram abordados, especificamente, a absorção; a emissão espontânea e a emissão estimulada de energia em um átomo de dois níveis, por meio da junção das Metodologias Ativas: Ensino Híbrido/Sala de Aula Invertida e os Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco. Além disso, como ferramenta de apoio da Sequência Didática foi desenvolvido um site educativo, com os seguintes Objetos Digitais de Aprendizagem implementados: animação produzida no software Scratch®; simulação computacional Rad&Mat produzida no software Blender®; mapas conceituais e mentais produzidos no software Cmaptools®; hipertextos e questionários avaliativos desenvolvidos na plataforma Google Workspace®. As intervenções didático-pedagógicas ocorreram de maneira totalmente remota, com 69 alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede pública do interior do Pará, resultando na construção e consolidação do processo de ensino e aprendizagem dos temas supracitados, conforme os dados apurados.
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