PROFICIÊNCIA LEITORA DE EM GÊNEROS TEXTUAIS DE CIÊNCIAS NATURAIS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
: Linguística; teste cloze; Linguagem das Ciências Naturais; compreensão leitora
Esta pesquisa aborda a problemática com relação à proficiência leitora em gêneros textuais de Ciências da Natureza (CN) dos alunos da educação básica, cuja saída será a identificação dos níveis de proficiência, bem como a fluência em palavras específicas na rotina de compreensão desses gêneros. A pesquisa proposta tem como objetivo investigar como se distribuem os alunos dos anos finais do ensino fundamental em relação aos níveis de compreensão leitora de gêneros textuais de Ciências da Natureza. Está ancorada nos pressupostos teóricos de Marcuschi (2008), que define gêneros textuais como aqueles encontrados em nosso cotidiano, com características próprias, sendo influenciado pela dinâmica social. Quanto à abordagem, trata-se de uma pesquisa mista do tipo exploratória. A produção dos será dado por meio da aplicação de um formulário de caracterização e teste cloze, nas aulas de Ciências. O lócus será três escolas públicas da educação da zona urbana, sendo uma escola no município de Marabá,Pará; município de Araguaína, Tocantins; município de Carolina; Maranhão, em turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.