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VIRGILINX GUSTAVE
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RECORDS OF SEMIOTIC REPRESENTATION AND ALGEBRA CONTENT: AN ANALYSIS OF MATHEMATICS TEXTBOOKS FROM THE THIRD CYCLE OF ELEMENTARY SCHOOL IN HAITI
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Data: 19/10/2023
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The present research aims to analyze the algebraic content of mathematics textbooks in the third cycle of basic education in Haiti, which covers the last three years of basic education. The problem addressed by this study aims to answer the following question: What types of semiotic representations of equations are present in the mathematics textbooks of the 3rd cycle of basic education in Haiti? This research adopts a qualitative and documentary approach. The analysis is based on the study of exercises relating to equations in the books entitled "Univers Mathématique n°1, Univers Mathématique n°2, Univers Mathématique n°3", used for the 7th, 8th and 9th grades of basic education. All these books were edited by Henri Deschamps. The theoretical approach used is that of the registers of semiotic representation developed by Raymond Duval, which deals with the different registers of semiotic representation and the cognitive operations of forming, processing and converting mathematical objects. The analysis was structured so as to classify each exercise according to the type of representational register. It was found that the 7th grade book does not address the concept of equation in any of its chapters. The 8th grade book has only one chapter dealing with equations. In this chapter, we have identified that just under half the exercise statements are in the natural language register, while the remainder are in the algebraic register, with no occurrences in the graphical register. In addition to the absence of the graphical register, no conversion to this register is requested in any of the exercises. In the 9th grade book, two chapters, 8 and 14, are devoted to equations. We can deduce that most of the exercises in these two chapters are in the natural language register, while around a quarter are in the algebraic register, with a total absence of the graphical register. In the latter book, some exercises require conversion to the graphical register in order to be solved, but it should be noted that the graphical register is not initially addressed in the book's content. In addition, conversions are only made in one direction, from the natural language register to the algebraic or graphical register.
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JOSÉ FERNANDO DE LIMA JÚNIOR
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CONHECIMENTO DA LINGUAGEM ALGÉBRICA POR DISCENTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: Entrelaces com a Filosofia da Linguagem de Wittgenstein
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Orientador : VALDOMIRO PINHEIRO TEIXEIRA JUNIOR
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Data: 28/09/2023
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Esta pesquisa resulta das reflexões sobre o conhecimento da linguagem algébrica por discentes do 9º Ano do Ensino Fundamental, por meio dos conceitos, propriedades e a linguagem algébrica utilizada por eles, utilizamos a filosofia da linguagem em uma perspectiva Wittgensteiniana. Assim, levantou-se a seguinte questão de pesquisa: Como os discentes do 9º ano do ensino fundamental compreendem as regras da linguagem algébrica dentro dos contextos apresentados? Para tanto, objetivamos investigar como os discentes do 9º ano do ensino fundamental utilizam as regras presentes na linguagem algébrica para resolução de exercícios e problemas matemáticos, a partir da filosofia da linguagem de Wittgenstein; verificar se o desempenho mediano dos discentes respondendo os exercícios que envolvem linguagem algébrica é igual ou diferente ao desempenho mediano dos mesmos respondendo problemas que envolvem a referida linguagem por meio de testes psicométricos; e analisar como os discentes resolvem exercícios e problemas matemáticos que envolvem o jogo de linguagem da álgebra. Desenvolvemos uma pesquisa de caráter quantitativo/qualitativo do tipo estudo de caso. Para isso, aplicamos um questionário e realizamos entrevista com uma amostra estratificada dos discentes de 9º ano da zona urbana da cidade de Canaã dos Carajás. Quanto aos resultados, observou-se nos levantamentos bibliográficos e testes aplicados, a evolução da construção da linguagem algébrica no decorrer da história da humanidade e a influência desta linguagem em nossa forma de vida, assim como, as necessidades inerentes a forma de aprendizagem que são utilizadas cotidianamente.
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JOSÉ FERNANDO DE LIMA JÚNIOR
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CONHECIMENTO DA LINGUAGEM ALGÉBRICA POR DISCENTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: entrelaces com a Filosofia da Linguagem de Wittgenstein
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Orientador : VALDOMIRO PINHEIRO TEIXEIRA JUNIOR
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Data: 28/09/2023
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Esta pesquisa resulta das reflexões sobre o conhecimento da linguagem algébrica por discentes do 9o Ano do Ensino Fundamental, por meio dos conceitos, propriedades e a linguagem algébrica utilizada por eles, utilizamos a filosofia da linguagem em uma perspectiva Wittgensteiniana. Assim, levantou-se a seguinte questão de pesquisa: Como os discentes do 9o ano do ensino fundamental compreendem as regras da linguagem algébrica dentro dos contextos apresentados? Para tanto, objetivamos investigar como os discentes do 9o ano do ensino fundamental utilizam as regras presentes na linguagem algébrica para resolução de exercícios e problemas matemáticos, a partir da filosofia da linguagem de Wittgenstein; verificar se o desempenho mediano dos discentes respondendo os exercícios que envolvem linguagem algébrica é igual ou diferente ao desempenho mediano dos mesmos respondendo problemas que envolvem a referida linguagem por meio de testes psicométricos; e analisar como os discentes resolvem exercícios e problemas matemáticos que envolvem o jogo de linguagem da álgebra. Desenvolvemos uma pesquisa de caráter quantitativo/qualitativo do tipo estudo de caso. Para isso, aplicamos um questionário e realizamos entrevista com uma amostra estratificada dos discentes de 9o ano da zona urbana da cidade de Canaã dos Carajás. Quanto aos resultados, observou-se nos levantamentos bibliográficos e testes aplicados, a evolução da construção da linguagem algébrica no decorrer da história da humanidade e a influência desta linguagem em nossa forma de vida, assim como, as necessidades inerentes a forma de aprendizagem que são utilizadas cotidianamente.
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RAFAELI LOBO GOMES
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SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM E MODELAGEM MATEMÁTICA EM UMA ATIVIDADE PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA
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Data: 25/09/2023
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Esta pesquisa está sendo desenvolvida a partir de observações feitas das vivencias de uma comunidade ribeirinha pertencente à cidade de Maracanã/Pa. Tem por objetivo investigar os processos de identificação de objetivos de ensino orientadores para formulação de situações desencadeadoras de aprendizagem por professores de uma escola de uma comunidade ribeirinha. Para tanto, objetivamos conhecer a realidade de uma comunidade, observar quais conteúdos da Matemática estão inseridos em suas vivências e, além disso, poder contribuir de forma ativa para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. Tendo como referência a Teoria Histórico-Cultural e a Modelagem, será utilizado como metodologia a abordagem Participante, que consiste na arte da prática educativa de indagar a realidade de um contexto e propiciar a elaboração de conhecimentos. Nesse sentido, este trabalho está estruturado em cinco capítulos: Primeiro, uma seção introdutória que contará as motivações que levaram a construção desta pesquisa, em seguida o segundo capítulo ao referencial teórico da pesquisa, que abordará a respeito das tendências que deram suporte à pesquisa, como a Modelagem Matemática e a Teoria da Atividade. Serão detalhadas seu contexto histórico e as contribuições ao ensino de Matemática, constituindo o terceiro capítulo. O quarto capítulo tratará dos fundamentos metodológicos da pesquisa. O quinto capítulo tratará do desenvolvimento, análise das ações, dados e exposição do resultado da pesquisa. Em seguida virá o capítulo das considerações e por fim as referências.
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PAMELA CRISTINA LEITE DOS SANTOS
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SCIENCE TEACHING IN ELDORADO DO CARAJÁS at PANDEMIC: TEACHING NARRATIVES ABOUT THE METHODOLOGICAL STRATEGIC AND DIFFICULTIES FACED IN REMOTE CLASSES
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Data: 22/09/2023
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During the COVID-19 pandemic, remote classes were authorized as an alternative to continuing the school year. Students, parents, and teachers who used virtual environments to follow their social networks were forced to live with classes taught via cell phones, tablets, or computers. In this sense, the present work presents the adaptation of public school teachers in Eldorado dos Carajás City to remote teaching, both regarding their emotions and the methodological strategies adopted and tools used in classes. The qualitative research used Teacher Narratives as a methodological approach. For this, Science teachers were interviewed and narrated their experiences based on the question: “How was your experience teaching the science subject during emergency remote teaching?”. The monads, the fragments of stories from the moment experienced by the teachers, were extracted from the narratives. The research portrays, through narratives, that science teachers carried out their teaching activities in the Emergency Academic Period mainly through WhatsApp, sending texts, audio, videos, and links with content and activities to groups formed by students and teachers. In addition, the narratives highlighted the challenges faced by structural difficulties for remote teaching, highlighting the digital exclusion resulting from social inequalities among public school students.
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VALDETE BARRA PANTOJA DA SILVA
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PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO SUPERIOR: dimensões pedagógica e epistemológica da formação docente
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Data: 13/09/2023
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O presente estudo traz como objetivo de investigação compreender as perspectivas epistemológica e pedagógicas da formação docente dos formadores de professores do curso de Licenciatura em Matemática. Os participantes da pesquisa foram professores do curso de Licenciatura em Matemática, de uma IES, no município de Marabá/PA. A questão de pesquisa é: Quais concepções epistemológica e pedagógica são assumidas pelos formadores de professores do curso de Licenciatura em Matemática? Trata-se de uma reflexão do modo de ser e estar dentro da docência, o que conhece o professor sobre a sua área e como manifesta esse conhecimento. O procedimento metodológico da pesquisa adotou-se a abordagem qualitativa e de caráter descritivo com um levantamento bibliográfico do estado do conhecimento sobre o tema, levantamento de dados empíricos por meio de questionários quantitativos, entrevistas semiestruturadas com questões qualitativas, além de análise nos documentos como: currículo lattes dos professores. Tendo os dados analisados a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (1994). A pesquisa fundamenta-se nos aportes teóricos de Japiassu (1978), Dutra (2010) e Oliveira (2016) para a discussão sobre Epistemologia; Fernando Becker (2012), Freire (2000), referenciais sobre a epistemologia do professor; nas ideias de Fiorentini (1994), Nóvoa (1995) para formação de professor; Curado Silva (2018) práxis docentes, Tardif (2002, 2014), Gauthier (1998) e Pimenta (1999, 2005), sobre saberes docentes, Luke (2009) dimensões pedagógicas. Observou-se, segundo dados obtidos da pesquisa empírica, que há predominância ou a presença das seguintes concepções epistemológicas, os formadores mobilizam concepções epistemológicas e pedagógicas construtivista, em alguns momentos mobilizam concepções racionalistas e empiristas. Compreende-se que as concepções constituem-se das experiências e vivências no percurso formativo, a concepção epistemológicas do professor conduzem a sua ação docente e para ensinar é imprescindível o conjunto de saberes para impulsionar a sua prática, seja através das experiências pessoais, da formação inicial ou das experiências com outros professores.
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DANNIEL DE OLIVEIRA SANTANA
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OS SABERES PRIMEVOS DA CACAUICULTURA AMAZÔNICA SUBSIDIANDO A FORMAÇÃO DE SABERES ESCOLARES
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Data: 28/08/2023
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Considerando o descrédito que os próprios saberes científicos já apresentam em meio ao negacionismo científico, esse descrédito parece também se intensificar quando relacionado aos outros tipos de saberes, principalmente aqueles que fazem parte da história, vivência e cultura de sociedades tradicionais. Assim, a cada dia os saberes socioculturais são esquecidos, uma vez que parece existir pouco apreço por esse tipo de saber comparado ao saber científico. Então, essa pesquisa tem o objetivo de analisar como os saberes presentes na prática da cacauicultura podem se tornar saberes escolares por meio da interlocução com os saberes acadêmicos. Considerando a importância desses saberes para o ensino de ciências, aqui se pretende responder ao seguinte problema de pesquisa: Os saberes presentes na prática da cacauicultura de um plantio de cacau localizado na zona rural de Novo Repartimento – PA, podem se tornar saberes escolares por meio da interlocução com saberes acadêmicos? A cacauicultura como objeto de pesquisa se justifica pela importância que essa atividade possui economicamente para a região, pois o estado do Pará é um dos maiores produtores de cacau brasileiro. Além disso, é válido ressaltar que o cacau tem grande importância na culinária mundial, uma vez que é a matéria prima do apreciado chocolate. Parece significativo narrar que o pesquisador, em sua infância e adolescência, conviveu com cenários aromatizados pelas amêndoas de cacau quando trazidas das plantações ao perímetro urbano. Sendo assim, foi realizado um estudo do tipo etnográfico em um plantio de cacau, localizado no município de Novo Repartimento, mais precisamente no assentamento Tuerê. Tal estudo buscou observar e analisar as práticas do cacauicultor no cultivo e pré-processamento do cacau, bem como as formas de relacioná-las aos saberes escolares pela mediação dos saberes acadêmicos. Ao término dessa análise, foi possível mapear vinte e uma habilidades propostas pela BNCC, possíveis de serem desenvolvidas por intermédio das práticas e saberes encontrados na cacauicultura. Assim, conclui-se que a cacauicultura, além de ser uma importante atividade agrícola, também pode possibilitar alternativas para o desenvolvimento de um ensino de ciências contextualizado a uma realidade local.
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CAMILA SUIANE GUIMARÃES DA CONCEIÇÃO DE AZEVEDO
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NECESSIDADES FORMATIVAS EMERGENTES DA PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM CLASSES INCLUSIVAS COM ESTUDANTES SURDOS: UM ESTUDO DE CASO
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Data: 21/08/2023
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A pesquisa em questão traz como temática a formação de professores de matemática para atuação em sala de aula inclusiva para com alunos surdos. Os partícipes serão professores que atuam em salas de aula que possuem alunos surdos na Educação Básica. Objetiva-se com esta pesquisa analisar a práxis de professores de matemática no contexto escolar e verificar quais lacunas foram proporcionadas pelo processo de formação docente para a prática na inclusão de estudantes surdos. Para o alcance de tal objetivo, a pesquisa seguirá um caminho metodológico com abordagem qualitativa, que dará à mesma um caráter exploratório-descritivo, realizando-se um estudo de caso. No intuito de coletar os dados que direcionarão aos resultados, utilizaremos a entrevista semi-estruturada e observação sistemática como métodos de recolha, que serão aplicados com os sujeitos da pesquisa em uma Escola Estadual que atende o Ensino Fundamental e Médio, localizada na cidade de Belém, Estado do Pará. O critério de seleção desse espaço para realização da pesquisa se deu devido tal escola ter se mostrado como referência no atendimento inclusivo de pessoas surdas na cidade de Belém. A pesquisa se fundamenta em autores que apresentam produções especificas na área da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, como Mazzotta (1996); Stainback & Stainback (1999); Goldefeld (2002); Jannuzzi (2012), entre outros, além de estudiosos do campo da formação de professores de matemática e identidade docente, como D’ Ambrósio (1997); Honora (2008); Oliveira (2005); Tardif (2010), entre outros.
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CAMILA SUIANE GUIMARÃES DA CONCEIÇÃO DE AZEVEDO
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NECESSIDADES FORMATIVAS EMERGENTES DA PRÁTICA DE PROFESSORES(AS) DE MATEMÁTICA EM CLASSES INCLUSIVAS COM ESTUDANTES SURDOS: UM ESTUDO DE CASO
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Data: 21/08/2023
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A pesquisa em questão traz como temática a formação de professores de matemática para atuação em sala de aula inclusiva para com alunos surdos. Os partícipes serão professores que atuam em salas de aula que possuem alunos surdos na Educação Básica. Objetiva-se com esta pesquisa analisar a práxis de professores de matemática no contexto escolar e verificar quais lacunas foram proporcionadas pelo processo de formação docente para a prática na inclusão de estudantes surdos. Para o alcance de tal objetivo, a pesquisa seguirá um caminho metodológico com abordagem qualitativa, que dará à mesma um caráter exploratório-descritivo, realizando-se um estudo de caso. No intuito de coletar os dados que direcionarão aos resultados, utilizaremos a entrevista semi-estruturada e observação sistemática como métodos de recolha, que serão aplicados com os sujeitos da pesquisa em uma Escola Estadual que atende o Ensino Fundamental e Médio, localizada na cidade de Belém, Estado do Pará. O critério de seleção desse espaço para realização da pesquisa se deu devido tal escola ter se mostrado como referência no atendimento inclusivo de pessoas surdas na cidade de Belém. A pesquisa se fundamenta em autores que apresentam produções especificas na área da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, como Mazzotta (1996); Stainback & Stainback (1999); Goldefeld (2002); Jannuzzi (2012), entre outros, além de estudiosos do campo da formação de professores de matemática e identidade docente, como D’ Ambrósio (1997); Honora (2008); Oliveira (2005); Tardif (2010), entre outros.
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JOICE BEZERRA DE SOUSA LEAL
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CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE BIOTECNOLOGIA ENTRE UNIVERSITÁRIOS
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Data: 18/08/2023
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A biotecnologia é uma ciência antiga, e se desenvolveu juntamente com os primórdios da humanidade e civilizações, estando no último século imbricada nos diversos setores da indústria, saúde, agricultura, pecuária entre outros. Conceitualmente, ela pode ser compreendida como o conjunto de técnicas que lança mão de seres vivos, ou parte destes para o desenvolvimento de processos e produtos que tenham fins econômicos ou sociais. Neste sentido, é importante que a população conheça os produtos advindos da biotecnologia e compreenda como ocorrem os processos biotecnológicos, evitando assim a desinformação e falácias sem fundamentação científica ou teórica sobre estes, principalmente no cenário de pandemia do Covid-19, onde o negacionismo científico ganhou força a partir da desinformação e disseminação de fake news. Diante disso, o ensino de biotecnologia desenvolvido de forma a promover uma alfabetização científica é essencial para formar um cidadão crítico, que reflita acerca da biotecnologia, seus processos e conexões entre a ciência e sociedade, tornando-se consciente de sua função social, e que saiba reconhecer os avanços proporcionadas por essa ciência, tanto na saúde, no agronegócio e na indústria. Neste sentido o objetivo desta pesquisa foi “conhecer as concepções epistemológicas sobre biotecnologia entre os alunos de graduação, e analisar suas reflexões científicas e/ou pseudocientíficas acerca da História da biotecnologia, seus conceitos e importância para a sociedade”. A metodologia utilizada neste trabalho foi qualitativa, e a análise dos dados feita a partir da Análise de Conteúdo, por meio do exame dos discursos produzidos pelos universitários, que se voluntariaram a participar da pesquisa, devidamente matriculados na Disciplina de Biotecnologia, ministrada para o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia das Águas e Bacharelado em Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Oeste do Pará.
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UJEFFESSON MARQUES SILVA
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PROBLEMATIZAÇÃO DE PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS DO CAMPO NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA: PRODUÇÃO DE FARINHA DE MANDIOCA NO ASSENTAMENTO 26 DE MARÇO, EM MARABÁ-PA
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Data: 14/08/2023
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A presente pesquisa tem por objetivo analisar potencialidades de problematização de práticas socioculturais desenvolvidas por trabalhadores da produção de farinha de mandioca no Assentamento 26 de Março, Marabá-PA, para o ensino de matemática. Caracteriza-se enquanto qualitativa, com inspiração etnográfica e com uma abordagem participativa, pois na presente pesquisa o que me interessou foram os saberes mobilizados pelos produtores de farinha de mandioca, além disso, pude vivenciar juntos aos agricultores como ocorre essa prática sociocultural, seu manejo dentre outros aspectos, bem como havia uma interação entre ambas as partes, não havendo quem sabe mais ou menos, mais um processo de troca de saberes. Os colaboradores da pesquisa foram três agricultores e uma agricultora, os quais produzem farinha de mandioca no assentamento. Este estudo se fundamenta no campo da Educação Matemática, especificamente na vertente da Etnomatemática tendo como foco as dimensões política e educacional, da cultura, considerando os modos como esses sujeitos maneja a prática de produção de farinha de mandioca, bem como as suas maneiras de lidar como o ambiente. Da problematização de práticas socioculturais, que a partir dos saberes mobilizados pelos produtores de farinha de mandioca tendo em vista o ensino de matemática pude problematizar tal prática. Com esta pesquisa, temos intencionalidade de contribuir para pensarmos possibilidades outras para o ensino de matemática, visando articular os conhecimentos oriundos das práticas socioculturais de camponeses com o saber escolar. A problematização de práticas do campo para o ensino de matemática possibilita repensarmos as nossas práticas docentes frente aos conteúdos escolares. A partir dos dados foi possível perceber os diversos saberes mobilizados pelos agricultores na qual proporciona a problematização desses saberes considerando o ensino de matemática. Além disso, produzi três Unidades Básicas de Problematização (UBP) oriunda dos saberes mobilizados na prática de produção de farinha de mandioca. Esta pesquisa contribui para a construção de um ensino de matemática pautado nas práticas socioculturais de agricultores produtores de farinha de mandioca. Além disso, a pesquisa nos revela que é possível, a partir das práticas socioculturais problematizar o ensino de matemática, e que, a pesquisa aponta que as práticas laborais de produtores de farinha de mandioca são carregadas de potencialidades para ensinar matemática.
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CLARISSA DE OLIVEIRA PINHEIRO
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ETNOMATEMÁTICA E A PINTURA CORPORAL DOS TEMBÉ-TENETEHARA DE MARACAXI EM UMA ESCOLA NÃO INDÍGENA
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Data: 14/08/2023
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Esta pesquisa versa sobre a problematização das pinturas corporais realizadas pelos Tembé-Tenetehara da Terra Indígena (T.I.) Maracaxi, traçando relações com a sua história e cultura e o ensino e a aprendizagem de Matemática na Educação Básica, em uma perspectiva Etnomatemática, com ênfase no ensino de Geometria Plana em uma escola não indígena. Objetiva-se relacionar a pintura corporal dos Tembé de Maracaxi e os conhecimentos geométricos, por um viés intercultural, no sentido de promover a inserção da cultura indígena na escola não indígena. Para tanto problematizamos: em que termos os elementos geométricos presentes na pintura corporal dos Tembé-Tenetehara de Maracaxi podem contribuir para a inserção da cultura indígena na escola não indígena? Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, de caráter exploratório, com a utilização de diário de campo e realização de observação participante. Para a produção dos dados, foram realizados diálogos com os indígenas e registros referentes à extração e fabricação da tinta do jenipapo, utilizado por eles para a realização da pintura corporal, além de realizar uma atividade pedagógica na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Cajueiro, localizada na zona rural de Aurora do Pará. Tal ação, contou com a presença de indígenas na referida escola, na qual foi realizada uma atividade de História e Cultura Indígena e a prática de pinturas corporais, no sentido de relacionar os conhecimentos de indígenas fazedores de pinturas corporais da TI Maracaxi e os conhecimentos de Geometria Plana na escola não indígena. Espera-se que esta pesquisa contribua para que a história e cultura indígena seja mais valorizada e estudada, para que os indígenas não sejam silenciados em regiões próximas a eles, especialmente, no contexto escolar, que as escolas explorem mais o que há próximo a ela, não querendo distanciar a teoria da prática. Desta forma, consideramos que o ensino e aprendizagem de matemática deve ser intercultural, valorizando outras formas de ensinar e aprender o conteúdo escolar.
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MARIA DA CONCEIÇÃO RIBEIRO TROITINHO
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Ansiedade às Ciências: Papéis de gênero e raça
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Data: 30/06/2023
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A ansiedade em geral é considerada fisiológica, apresenta-se em forma de sentimento de angústia e sinaliza ao indivíduo situações de ameaça. De forma moderada, a ansiedade auxilia o indivíduo a projetar ações positivas em situações inesperadas. Porém, de forma elevada, pode causar prejuízos cognitivos ao indivíduo. Dentre esses, inclui-se déficits de aprendizagem escolar, que podem manifestar-se em uma determinada área de ensino, como a área de Ciências. O presente traba lho busca investigar se gênero e raça impactam na Ansiedade às Ciências (AC) de adolescentes estudantes do Ensino Médio, na cidade de Redenção-PA. Assim, este estudo buscou responder a seguinte questão-problema: Gênero e raça ou a intersecção destas variáveis podem impactar na ansiedade de adolescentes durante a aprendizagem de ciências no contexto escolar? Nas buscas realizadas na data de 15 de agosto de 2022, nas plataformas, periódicos Capes, Scielo e Google acadêmico não foram encontrados estudos sobre o fenômeno específico de Ansiedade às Ciências no Brasil. De maneira importante, a ausência de estudos sobre o tema no Brasil implica também na ausência de ferramentas específicas e adaptadas para essas pesquisas. Dessa forma, foi feita a tradução, adaptação transcultural e validação da ferramenta A Science Anxiety Questionnaire criada por Czernkiak e Chiarelott em 1984. Denominada neste trabalho, de Escala de Ansiedade às Ciências, à qual foi utilizada na coleta dos dados quantitativos aplicada a 82 estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio em duas escola públicas em Redenção-PA. Na etapa qualitativa, foram realizadas entrevistas com 12 estudantes, nas quais foi utilizado um roteiro de en- trevistas semiestruturado, objetivando investigar afetos positivo ou negativo em re- lação às ciências, facilidade ou dificuldade de aprendizagem em ciências, relações de gênero e raça no contexto de aprendizagem a ciências. Dos 12 participantes, 9 são do sexo feminino e 4 são do sexo masculino. Os dados quantitativos da Etapa 1 foram examinados por meio de análise fatorial e Teoria de Resposta ao Item. Os dados quantitativos da Etapa 2 foram analisados por análise de variância (ANOVA) com duas vias (gênero x raça). Os dados qualitativos da Etapa 3 foram sistematizados e analisados com base no modelo de análise de conteúdo temático (BARDIN, 1979).
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CELIA EVANGELISTA BRITO DUARTE
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Vaccines are safe and effective, the binomial vaccines and vaccination is responsible for the prevention, control, elimination and eradication of countless diseases, and therefore save millions of lives every year. Despite this, global vaccination coverage has been declining due to social, cultural, political, ideological factors, among others. Certainly, researchers and authorities on the subject warn that the involvement of society as a whole is necessary to reverse this problem. In this perspective, this research aimed to investigate the social representations about vaccines and vaccination constructed by elementary school students II of a public school in the city of Itupiranga, Pará. This is a research with a qualitative and quantitative approach, based on Serge Moscovici's Theory of Social Representations and its structural approach by Jean Claude Abric. The participants were 197 students in the final years of elementary school, they answered a questionnaire consisting of open and closed questions and the free word association technique, containing twelve questions. Quantitative variables were analyzed descriptively, using the Microsoft Excel version 2010 program, and presented through graphs and tables, the words evoked by the students were processed by the openEvoc program, version 0.92, and analyzed according to the Central Nucleus Theory. The results pointed to a central nucleus formed by four consensual and homogeneous elements (protection, I will get vaccinated, health and prevention) strongly anchored in knowledge and guidelines disseminated by the scientific Community. The peripheral system, on the other hand, was made up of heterogeneous elements that are not specifically related to knowledge arising from the scientific environment (reified), but express the students' personal beliefs and experiences. Regarding confidence in vaccines, 11,6 % of students described that they did not trust them, and justified that this is because they are afraid of getting sick or even dying as a result of vaccination.
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Data: 26/06/2023
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Social Representations; elementary school II; vaccines; vaccination.
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ROSANE MENDES BARBOSA
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Produção de inferências e compreensão leitora em gêneros textuais do discurso matemático escolar
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Data: 23/06/2023
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Esta dissertação apresenta inquietações advindas das nossas experiências como professora de matemática com foco principalmente na relação entre a aprendizagem matemática e a compreensão leitora. Buscamos responder à seguinte questão: Qual o desempenho dos alunos na compreensão de textos do Discurso Matemático Escolar (DME) em relação ao tipo de inferências esperadas em teste Cloze? E, como objetivo geral, analisar o desempenho de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental na leitura de gêneros textuais do DME e sua relação com processo inferencial em um teste Cloze. A abordagem é do tipo mista e se trata de um estudo de caso exploratório. A produção de dados foi realizada com 387 alunos de 14 escolas do campo e da cidade do município de Canaã dos Carajás (Pará). Os dados foram produzidos a partir de uma prova de leitura foi composta por 5 testes de diferentes Gêneros Textuais (GT) do Discurso Matemático Escolar (DME) que permitiu analisar a proficiência leitora, a produção de inferências e o uso de palavras na leitura. A fundamentação teórica está embasada, principalmente nas concepções de Sfard (2008), que discute a comunicação e o discurso matemático, Marcuschi (2008), sobre o processo inferencial e Menezes (2021) e Taylor (1953), no que se refere ao teste Cloze como instrumento para medir a proficiência leitora dos alunos. Os resultados apontam que os alunos tendem a acertar mais o preenchimento das lacunas que mobilizam as inferências de base textual e as de natureza semântica. Além disso, a maioria dos alunos ainda estão no nível de frustração no que tange à proficiência leitora.
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NAIARA SIRILO VITÓRIA ARAÚJO
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COMO ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EXPLICAM OS TEXTOS MATEMÁTICOS: COMPREENSÃO DE PROBLEMAS ALGÉBRICOS
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Data: 22/06/2023
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Esta pesquisa visa compreender a atividade interpretativa dos alunos dos anos finais do ensino fundamental acerca de problemas algébricos em algumas escolas públicas do município de Canaã dos Carajás no Estado do Pará. Ela procura responder à pergunta: como os alunos do Ensino Fundamental explicam a interpretação de problemas algébricos? Para isso, foi realizado um estudo de campo, com abordagem qualitativa e de natureza exploratória e descritiva por meio de questionário e entrevistas semiestruturadas com um total de dezesseis alunos, que são uma amostra envolvendo quatro escolas do município. A base teórica versa sobre a filosofia da linguagem de Ludwig Wittgenstein, focando na sua segunda linha de pensamento retratada na obra Investigações Filosóficas. A análise dos dados está direcionada para três categorias: 1) Como os alunos explicam sua compreensão geral acerca do problema; 2) Como os alunos explicam o sentido da palavra do contexto do problema e 3) Como os alunos leem e explicam o sentido das palavras, símbolos e representações comuns à matemática. Por fim, a observação realizada quanto à explicação dos alunos no processo de compreensão do problema demonstrou que, grande parte, responderam no nível I, considerado superficial, enquanto uma pequena parte explica em nível II - básico e nível III - adequado. Para o sentido dado às palavras e representações matemáticas, percebemos que grande parte utiliza uma explicação contextual, atribuindo sinônimos e exemplos. Na leitura e explicação das palavras, símbolos e representações matemáticas percebemos que uma pequena parte lê e explica, a maioria lê completamente sem explicar e parte considerável lê parcialmente e outros não conseguem ler.
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ELIANE DA COSTA LIMA
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MOBILIZAÇÃO DE SABERES E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: um estudo de caso com residentes no contexto do subprojeto de química/2020 do Programa Residência Pedagógica da UNIFESSPA
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Data: 21/06/2023
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Initial teacher formation is a legitimate act of making the professional of education fit for teaching. The Pedagogical Residency Program (PRP) articulated with the other programs of the Coordination of Personal Improvement of Higher Education (CAPES) composes the National Policy of Teacher Education, Aiming to induce the improvement of practical training in undergraduate courses, promoting the immersion of the undergraduate student in the context of the School of Basic Education. This research is configured as qualitative, investigative and exploratory and deals with a case study with residents in the context of the PRP of UNIFESSPA, in order to analyze the contributions of the chemistry subproject/2020 of the PRP for the initial training of chemistry teachers, reflecting on the development of teaching knowledge and construction of the professional teaching identity. The research participants were 09 residents of the chemistry subproject/2020 of the PRP of UNIFESSPA, of the degree course in chemistry. The instrument used in data collection was a semi-structured interview conducted in person or via google meet, recorded in audio and, subsequently, transcribed composing the corpus of this research. The method used in the analysis and treatment of the data was thematic analysis, which is one of the techniques of content analysis based on Bardin (2011), It consists of three stages: 1 - pre-analysis, 2 - exploration of material and treatment of results, and 3 - inference and interpretation. The results showed that in the execution of the chemistry subproject/2020 of the PRP of UNIFESSPA there was the mobilization of experiential, pedagogical, curricular and disciplinary knowledge inherent to teaching, which in a certain way, are shaping the identity of these future education professionals.
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ANDRESON SOARES VIANA
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DESEMPENHO EM MATEMÁTICA DOS ALUNOS DA REGIÃO DO XINGU PARAENSE: UMA ANÁLISE DO SAEB 2021
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Data: 20/06/2023
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Avaliações de Larga Escala no Brasil são importantes instrumentos para se conhecer o contexto educacional nacional, estadual ou municipal. Por meio destas avaliações é possível compreender informações importantes que compõem os sistemas de ensino, como níveis de aprendizagem, evasão, infraestrutura das escolas e repetência. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) como um conjunto de avaliações em larga escala possibilita a partir dos seus resultados a obtenção de indicadores educacionais que fornecem subsídios para a instauração de políticas públicas com vistas a melhoria da aprendizagem e do ensino nas escolas. De maneira específica, buscou-se conhecer o desempenho em Matemática, na avaliação do Saeb 2021, dos alunos residentes nas cidades paraenses de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu nas turmas do 9° ano do Ensino Fundamental. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, com procedimento bibliográfico, sendo uma pesquisa exploratória. Utilizou-se para as análises os relatórios de resultados do Saeb, gráficos de desempenho e informações importantes do Saeb 2021, além do uso de teorias que permeia as avaliações de larga escala e que ajudam na compreensão dos testes aplicados, como a Taxonomia de Bloom. Os resultados evidenciaram uma complexidade crescente da escala de proficiência a partir da Taxonomia de Bloom e que a maioria dos alunos da região do Xingu se encontram nos níveis mais elementares da Escala de proficiência Saeb e que detém habilidades mais básicas e possuem desempenhos inadequados em matemática.
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POLIANA MATOS MENDES DOS SANTOS
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THE LEARNING OF EXPLICIT AND IMPLICIT RULES IN 1ST DEGREE EQUATIONS FROM ALGEBRAIC LANGUAGE GAMES
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Data: 26/05/2023
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This research aimed to answer the following question: How does the participation of students in algebraic language games make them appropriate mathematical rules about 1st degree equations? It aims to understand how the appropriation of explicit and implicit rules about 1 st degree equations occurs in algebraic language games by students of the Final Years of Elementary School.The theoretical-philosophical foundation of this research is anchored in the ideas of the philosopher Ludwig Wittgenstein concerning the philosophy of language, from which we discuss the different language games involved in the appropriation of mathematical rules about 1 st degree equations. We aim to identify characteristics related to this appropriation, expecting to know how the appropriation of explicit and implicit rules are mobilized by students in algebraic mathematical activites. The research has a qualitative approach based on the case study, in which the field research had the participation of 20 students, in a 7 th grade class of elementar school of a municipal public school in Canaã dos Carajás/PA. In this perspective, we used observation, interview, and analysis of activities developed by students as research techniques. As instruments for the production of data, the lesson plan, field diary/board, voice remind, audiovisual resources (Google meet), slides, vídeo lessons presented on YouTube and Google shape were used. The data analysis is organized into three categories that reveal how student‘s participation in algebraic language games enables them to understand the mathematical rules about first-degree equations. We highlight the importance of activating the student‘s mathematical repertoire, na importante fact in the development of the data colleted and then analyze. In this sense, for the realization of algebraic mathematical activies, being through explicit or implicit rules, the way mathematical language will be approached will enable the student to appropriate the correct use of these rules.
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CRISTIANE SILVA DE OLIVEIRA
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THE BELIEFS OF SELF-EFFECTIVENESS AND ALGERIC THINKING: FROM TRAINING TO THE TEACHING PRACTICE OF TEACHERS IN THE FINAL YEARS OF FUNDAMENTAL EDUCATION
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Orientador : NARCISO DAS NEVES SOARES
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Data: 03/05/2023
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This work approaches questions pertaining to the culture in the teaching and learning of mathematicians in which students resist learning because they believe that this field of knowledge is very far from their cognitive abilities. In this way, the present research contributes to studies and research in the field of Mathematics Education, such as: Teacher Training and Psychology of Mathematics Education, to deal, more specifically, with self-efficacy beliefs in relation to Algebraic Thinking of Mathematics teachers from final years of elementary school. The research had as research question: in what ways the algebraic conceptions of Mathematics teachers of the final years of Elementary School, are related to the beliefs of self-efficacy, in the teachers' formative processes, in relation to the specific knowledge of the content, for the teaching that aims the development of algebraic thinking? And it had as a general objective, to analyze how the algebraic conceptions of mathematics teachers, of the final years of Elementary School, of the municipal education network of Marabá-Pará, are presented in relation to their beliefs of self-efficacy for teaching that aims at the development of algebraic thinking, and how this affects (or not) their teaching knowledge, making it possible to establish relationships between cognitive and affective aspects. It was developed from a mixed research approach, involving qualitative and quantitative methods, and the instruments used were questionnaires to characterize the participants and a Likert-type scale on self-efficacy beliefs in the development of algebraic thinking, developed by Pinheiro ( 2018) in relation to teachers' knowledge and safety for teaching algebraic concepts in the dimension of continuing education. The subjects were teachers in the final years of elementary school in the municipality of Marabá-Pará, the data were produced through an internet page, due to the COVID pandemic. The investigation points out, from the conceptions of the teachers, the need for improvements in the curriculum of Mathematics in the Municipality of Marabá, that the continuous formation has a certain level of rejection by the teachers, having to be more attractive, seeking to identify the real needs of professional improvement of Mathematics teachers in the final years of Elementary School, in order to constitute a more consistent mathematical knowledge, which allows them to develop improvements in their self-efficacy beliefs related to their practice in teaching Mathematics. In this way, they can improve students' performance in the development of algebraic thinking and in large-scale assessments, with a view to permanence and completeness of studies in later stages of Basic Education.
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MAIANA MAIA SOUSA
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ANÁLISE DO IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA E ANSIEDADE ÀS CIÊNCIAS EM ALUNOS DO 9º ANO
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Data: 02/05/2023
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O ensino de Ciências investigativo deve situar o ser humano no universo em que está inserido, instrumentalizando-o a compreender, analisar, discutir e a transformar o seu meio. Neste caso a Alfabetização Científica (AC), e a autoeficácia podem ser fatores que podem contribui para o desenvolvimento da aprendizagem, já o fator ansiedade na área da educação pode comprometer o desempenho escolar e é neste sentido que o presente estudo teve como objetivo principal analisar como a implementação das estratégias de uma SEI contribui para o desempenho da Alfabetização Científica e da autoeficácia com a mediação da ansiedade em 2( duas) turmas do 9º ano em uma escola pública de Marabá. Os instrumentos para a coleta dos dados foram dos pesquisadores Vizzotto e Mackedanz (2018) que mede a AC, Casanova; Ferreira; Azzi (2015) que mede a autoeficácia e Troitinho e Maximino (2022) que mede a ansiedade. Os dados foram tradados estatisticamente por meio de estatística descritiva e inferencial. Os resultados mostram que os alunos da turma participante da SEI utilizaram-se de pelo menos um indicador de AC; as atividades investigativas contribuíram para despertar o interesse pela astronomia e os inseriram em uma cultura científica, no qual foi possível levantar hipóteses, investigar, realizar registros, discutir em grupo e chegar nas conclusões. Os resultados estatísticos apontaram que nas variáveis AC e autoeficácia não houveram valores significativos de correlação entre a turma controle (CTRL) e a turma participante da SEI. Com relação a variável ansiedade encontrou-se diferença significativa nos grupos participantes da pesquisa em relação a mediação da ansiedade, grupo participante da SEI obtiveram menor ansiedade do que a turma CTRL. A partir desses resultados, revela-se a importância da utilização da SEI como uma importância metodologia de intervenção no ensino de Ciências proporcionando o desenvolvimento da AC e da autoeficácia e também para a diminuição da ansiedade na aprendizagem em Ciências sendo a escola um ambiente bastante propício para essa função.
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CALVINO PEREIRA DA SILVEIRA JÚNIOR
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REDES HERDADAS: Um estudo etnomatemático sobre a geração, organização e difusão de saberes tradicionais da pesca artesanal na Vila dos Pescadores, em Bragança - Pará
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Data: 10/03/2023
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Este estudo, aqui apresentado, objetivou investigar a dinâmica dos processos cognitivos geradores de conhecimentos etnomatemáticos, presente na tradição da prática de pescadores artesanais, residentes na Vila dos Pescadores, no município de Bragança – Pará/Brasil, a partir das perspectivas de diferentes gerações. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada com uma abordagem qualitativa de inspiração etnográfica, baseada na etnografia crítica a partir dos pensamentos de Thomas (1993) e Trueba (1999). Foram realizadas visitas à comunidade entre os meses de outubro de 2022 e janeiro de 2023, onde foram realizadas entrevistas e observações da prática da pesca com seis pescadores artesanais, para produção de dados. A fundamentação teórica foi abordada a partir da Etnomatemática, conforme D’Ambrosio (2008, 2009, 2013) e Vergani (2007), tendenciando um viés decolonial como opção de resistência à opressão por parte do conhecimento científico moderno e hegemônico na esteira de Quijano (1992), Santos (2013), Grosfoguel (2013), Walsh (2019) e Maldonado-Torres (2020) e contra colonial a partir de Bispo (2015) e Rufino (2019). O movimento selecionado para a interpretação dos dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD), segundo os estudos de Moraes e Galliazi (2011), e por meio da abordagem fenomenológica hermenêutica, foi obtido parte da compreensão dos fatos que se mostraram e de como ocorrem os processos de geração, organização e difusão dos saberes e fazeres tradicionais da pesca e como são percebidos por diferentes gerações. Como resultado da análise, foi possível identificar que a geração dos saberes etnomatemáticos ocorre a partir das observações dos acontecimentos do presente, com base em conhecimentos já estabelecidos e da adaptação aos novos saberes e tecnologias que interagem com o modo tradicional de vida na comunidade, a organização intelectual e social dos saberes se dá a partir da necessidade de sistematizar os conhecimentos de sobrevivência e transcendência conforme as transformações naturais e sociais que ocorrem na região e por fim, a difusão de saberes ocorre a partir das relações familiares na pesca, a principal forma de aprendizagem é a observação exaustiva da prática pesqueira no núcleo familiar, há indícios de que a escassez do pescado, causada pela ampla atuação da pesca industrial, pode contribuir para a não transmissão dos conhecimentos próprios da cultura para as novas gerações daquela comunidade.
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SALUSTRIANO MENEZES DA CONCEIÇÃO
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ARTICULAÇÃO ENTRE PRÁTICAS DOCENTES E SABERES DA MATEMÁTICA ORIUNDA DE PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS CAMPESINAS
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Data: 28/02/2023
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Nesta pesquisa se buscou investigar as articulações entre as práticas pedagógicas de professores em sala aula, juntamente com os saberes primitivos de matemática dos alunos do campo, saberes matemáticos colhidos das práticas socioculturais campesinas. No contexto campesino, as discussões voltam-se cada vez mais para a necessidade de uma educação escolar que respeite, valorize e se aproprie dos saberes culturais dos estudantes como parte integrante do currículo, notadamente, da formação dos educandos. As escolas do campo estão inseridas em contextos diversificados, onde a prática docente articula conhecimento escolar aos saberes da cultura camponesa, de modo a assegurar o direito dos educandos, no que concerne ao desenvolvimento de competências e habilidades, cada vez mais necessárias no cotidiano escolar e no mundo contemporâneo. A pesquisa foi desenvolvida na escola Izabel Maracaípe no município Itupiranga – Pará. Município de Itupiranga, no sudeste do Pará, tem como objetivo investigar de que forma ocorrem as articulações entre as práticas docentes de professores de matemática e as práticas campesinas dos estudantes do Ensino Médio da escola referida. Teve como participantes da pesquisa professores de Matemática desta escola. A metodologia usada foi adequada para este estudo; a pesquisa qualitativa com inspirações etnográficas. Para tanto foi mapeado onde acontecem os saberes campesinos, foram entrevistados professores de Matemática para a produção de relato, sistematizando análises por meio da construção de dados no decorrer da pesquisa, a produção dos dados foi realizada mediante o emprego dos dispositivos: Diários de Aula na perspectiva de Zabalza e as Rodas de Conversas na perspectiva de Warschauer. As discussões e categorias teóricas estão fundamentadas nos estudos de alguns principais autores: sobre Educação do Campo Campo: Arroyo, Caldart e Molina. Sobre a etnomatemática: D`Ambrósio. Na formação de professores foi baseado nos saberes de Nóvoa. Sobre as práticas socioculturais: Farias e Mendes, e para a prática docente: Brito, Freire, Lima, Mendes e Lima. Os resultados revelam que os professores realizam a articulação dos conhecimentos escolares aos saberes da cultura camponesa de duas formas: uma sistematizada por meio de temas planejados, especificamente para estudar a cultura do campo, e outra não sistematizada que acontece pela intervenção dos alunos, sejam através de dúvidas, exemplos manifestados por eles juntos aos professores em sala de aulas, seja em decorrência da relação do conteúdo trabalhado na aula com a realidade circundante.
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ELIZETE DE LIMA QUEIROZ
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SABERES INDÍGENAS GAVIÃO PARKATÊJÊ: Pintura corporal cultural e suas relações com as disciplinas de Ciências da Natureza
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Data: 27/02/2023
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Este estudo constitui-se como uma pesquisa do tipo etnográfica exploratória na Escola Estadual Indígena Pẽptykre Parkatêjê, localizada na Aldeia Indígena Parkatêjê, no município de Bom Jesus do Tocantins – PA, tendo como objetivo investigar como os saberes da extração de corantes naturais de Urucum e Jenipapo, utilizados e produzidos na aldeia Gavião Parkatêjê, podem promover a alfabetização científica na Educação Escolar Indígena. Tivemos como colaboradores da pesquisa professores e estudantes indígenas e não indígenas da Escola Pẽptykre Parkatêjê. Para a realização de ações formativas, com vistas à Alfabetização Científica, criamos o Laboratório Indígena de Alfabetização Científica Parkatêjê (LABIN-ALCIPA), onde os participantes, munidos de diários de bordo para registros, puderam narrar suas experiências culturais indígenas de extração dos corantes naturais do Jenipapo e do Urucum. Ainda, tiveram a oportunidade de escrever textos apoiados em bibliografias e nas discussões que foram realizadas no LABIN-ALCIPA. Além disso, nosso percurso teórico metodológico foi construído a partir da perspectiva do método dialético, através do qual procuramos compreender as técnicas de pigmentação e extração dos corantes naturais usados para a pintura corporal dos Parkatêjê. Os dados coletados foram tratados sob à luz das proposições da Análise Textual Discursiva. Consideramos relevante, portanto, discorrer sobre alguns princípios e fundamentos que orientam este tipo de pesquisa, apresentando a autonomia dos Parkatêjê, da adoção de uma educação escolar diferenciada, com metodologias e um currículo escolar próprio, que inclua na sua construção a apropriação de saberes primevos presentes na Aldeia. Assim, buscamos promover a relação entre a cultura indígena e as ciências, por meio da preparação dos corantes naturais extraídos do jenipapo e do urucum, no ensino das disciplinas de Ciência da Natureza, favorecendo a Alfabetização Científica Parkatêjê e propiciando um ensino das Ciências contextualizado, bem como, favorecendo o processo de aquisição e assimilação do conhecimento, e proporcionando uma aprendizagem relevante e duradoura ao povo Parkatêjê, a Educação Escolar Indígena.
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ADRIANA DAMASCENA DA SILVA SANTOS
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TEORIA DOS NÍVEIS DE PROCESSAMENTO DE MEMÓRIA: APROXIMAÇÕES E DIFERENÇAS COM A TEORIA DE VYGOTSKY NO ÂMBITO DO ENSINO DE CIÊNCIAS
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Data: 23/02/2023
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O conjunto das memórias de um ser humano molda sua essência. O conceito de memória é amplo e por isso há uma diversidade de conceitos. Ela se relaciona intrinsecamente com o processo de aprendizagem, pois aprender refere-se as transformações sofridas pelo indivíduo a partir de suas vivencias ou experiências. Estudar e compreender as diversas teorias sobre o processo de ensino e aprendizagem são essenciais para se tentar um aprimoramento do ensino de forma geral e em especial o de ciências. Nesse sentido temos duas teorias dos níveis de processamento de memória, proposta por Craik, Lockhart, e Tulving, sugere que a memória não se organiza em armazéns de durações diferentes, mas que a persistência da memória depende do nível de processamento necessário para sua codificação: icônico, ecóico ou semântico. Craik e Lockhart reconhecem que esse modelo conceitual se aproxima, ou é pré-figurado, nas teorias de Zinchenko, principal influência de Lev Vygotsky no que tange a memória. O presente trabalho desenvolve a noção de memória e Vygotsky e suas aproximações, via Zinchenko, com o contato de níveis de processamento buscando possíveis aproximações com o processo de ensino de ciências. Sugerimos que os estudos de tais processos contribuem para uma melhoria no processo de ensino aprendizagem no tocante ao ensino de ciências, pois verificamos que o aprofundamento dos conceitos de memória, níveis de processamento e teoria da atividade pelo professor trazem reflexões que o conduzirá a um melhor desenvolvimento das suas atividades profissionais, ou seja, o fazendo recordar da significação social de sua profissão o que possibilitara a ele um desempenho de sucesso ao conduzir a aprendizagem de seus alunos.
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BÁRBARA DE ALMEIDA SILVÉRIO
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A OMISSÃO DO PROTAGONISMO DE HENRIETTA LEAVITT (1868 –1921) NA ELABORAÇÃO DA RELAÇÃO PERÍODO-LUMINOSIDADE DA ASTRONOMIA
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Orientador : CAMILA MARIA SITKO
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Data: 15/02/2023
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Esta pesquisa trata do Ensino de Ciências, História, Filosofia e Sociologia da Ciência e a questão de gênero no mundo científico. Com esses três pilares defende-se que ensino de ciências contextualizado à discussão de um acontecimento histórico, no qual uma mulher teve papel central, pode auxiliar no engajamento de mulheres na área. A mulher que aqui se destacou foi Henrietta Leavitt (1868 – 1921), uma calculadora no Observatório de Harvard, que nesta função chegou à Relação Período-Luminosidade, ferramenta que mais tarde seria essencial para o desenvolvimento de métodos de estimativa de grandes distâncias no espaço. Uma das pessoas que deu continuidade aos estudos sobre a relação foi Harlow Shapley (1885 – 1972), um astrônomo estadunidense que, devido a suas pesquisas, foi muito mais citado pelos pares do que ela. Henrietta Leavitt estava entre as primeiras mulheres contratadas no Observatório, portanto seu contexto social era de pioneirismo fora da esfera doméstica na virada do século XIX para o século XX. Considerando que existiram relações de gênero ao longo de sua vida e, principalmente, no que diz respeito ao estabelecimento da Relação Período-Luminosidade, buscou-se entender como Leavitt era vista na construção científica desse conceito. A metodologia de pesquisa utilizada foi análise documental, utilizando principalmente recortes de jornais do período, artigos científicos da área, trocas de correspondências e trechos de diários pessoais dos sujeitos envolvidas com ela ou com Harlow Shapley. O trabalho tem como base de análise das relações sociais e de gênero a Teoria Ator-Rede de Bruno Latour e a Epistemologia feminista de Londa Schienbinger. Assim, notou-se que, possivelmente, para além da pesquisa aprofundada, Harlow Shapley, ganhou mais destaque entre os astrônomos da época por sua influência acadêmica e que o protagonismo de Henrietta Leavitt vem crescendo a passos lentos atualmente, devido a estudos da história em que ela se inseria. Este trabalho buscou evidenciar que tratar de História e Gênero no ensino de Ciências pode motivar mais meninas no engajamento do fazer científico e como um inesperado mas feliz desdobramento se desenvolveram duas atividades didáticas que abordam esse episódio histórico.
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ROSÂNGELA FERNANDES DE LIMA
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ENTRELACES ENTRE DISCURSO MATEMÁTICO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: uma perspectiva sociodiscursiva sobre competências de materacia
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Data: 26/01/2023
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Esta pesquisa aborda a matemática numa perspectiva sociodiscursiva e busca entrelaces entre o discurso matemático e a Educação Matemática Crítica. De modo objetivo, busca identificar se as relações entre o uso de palavras e backgrounds sociais/culturais de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental na resolução de problemas matemáticos favorecem o desenvolvimento de competências relacionadas à materacia desses alunos. A pesquisa está alicerçada na teoria comognitiva de Sfard (2008), e na Educação Matemática Crítica defendida por Skovsmose (2014). Optouse por uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza exploratória e o procedimento adotado foi a pesquisa de campo. Os dados foram produzidos a partir de uma prova de problemas. As análises permitem identificar que as relações entre o uso de palavras e backgrounds sociais/culturais dos alunos despontam como uma ferramenta promissora na resolução de problemas, que tendem a contribuir na compreensão da situação problema e no desenvolvimento da materacia dos alunos.
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BRENDA RECHE GRAFF
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Materacia e literacia: uma abordagem sob a perspectiva comognitiva
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Data: 20/01/2023
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Esta dissertação volta-se para a compreensão da materacia (SKOVSMOSE, 2001) como instrumento de promoção do Discurso Matemático Escolar (DME) numa perspectiva comognitiva (SFARD, 2008). Tem como objetivo geral compreender a materacia, em sua relação com a literacia, de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Organizada em formato multipaper, cada um de seus 4 artigos discutem os seguintes objetivos específicos:
● o primeiro artigo, intitulado “Sobre os símbolos, as letras e a pesquisa multpaper: um relato memorialístico da minha descoberta como pesquisadora”, é um relato memorialístico que tem como objetivo refletir sobre como estou constituindo-me pesquisadora na área de processos linguísticos em Educação Matemática;
● o segundo artigo, intitulado “Mapeamento das pesquisas com foco em materacia”, tem como objetivo identificar e analisar teses e dissertações produzidas no Brasil, Portugal e Estados Unidos com foco na materacia;
● o terceiro artigo, intitulado “Comognição à materacia: Enlaces teóricos para promoção do Discurso Matemático Escolar”, tem como objetivo examinar os usos do termo materacia no contexto das discussões teóricas propostas por Ubiratan D’Ambrosio e Ole Skovsmose e aproximações com perspectiva comognitiva de Anna Sfard sobre o discurso matemático;
● por fim, o quarto artigo, intitulado “Materacia e literacia: uma análise da correlação entre as habilidades de ler e resolver problemas e exercícios do Discurso Matemático Escolar”, analisa a (co)rrelação entre as habilidades de literacia e de materacia de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental em rotinas do DME.
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FLAVIO ANDERSON SOUSA DA SILVA
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ANÁLISE DA APROPRIAÇÃO DO DISCURSO SOBRE CONTAGEM POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM AMBIENTES VIRTUAIS MEDIADOS POR FERRAMENTAS DIGITAIS
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Data: 19/01/2023
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A presente pesquisa aborda uma investigação acerca do uso do Flipgrid, WhatsApp e Google Meet no ensino remoto de matemática, sob a perspectiva do letramento matemático. Buscamos analisar como os alunos se apropriam do discurso sobre contagem em rotinas de resolver problemas em ambiente virtual mediado por ferramentas digitais. Apoiamos nossa pesquisa na perspectiva do discurso matemático proposto por Sfard (2008) e na interação em ambiente virtual, segundo Bairral (2011). Refletimos a partir de Soares (2009) e Fonseca (2009) acerca das perspectivas do letramento e letramento matemático, respectivamente. Apoiamo-nos em Kenski (2004) e Moran (2012) acerca de suas contribuições sobre o uso das tecnologias. O local da pesquisa foi uma escola pública de ensino fundamental-Anos finais, localizada no município de Canaã dos Carajás-PA. A pesquisa é definida como explicativa, do tipo estudo de caso e de abordagem qualitativa. Usamos como instrumentos para produção de dados a criação da sequência de ensino, aplicada em forma de oficina, levando a registros escritos do processo interativo estabelecido a partir disso; e diário de campo, onde foram registradas observações sobre as atividades. Como resultados, identificamos que os alunos performaram rotinas de ato e ritual, o que nos levou a concluir que estes se apropriaram, em partes, do discurso matemático.
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