Banca de DEFESA: CECÍLIA FARIAS DA SILVA

DISCENTE: CECÍLIA FARIAS DA SILVA
DATA: 13/06/2024
LOCAL: PISO 1, BLOCO CENTRAL

ATITUDES EM RELAÇÃO À LEITURA E DESEMPENHO EM MATEMÁTICA DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO

Processos linguísticos. Compreensão leitora. Desempenho em matemática. Psicologia da educação matemática. Deficiência visual.

ÁREA: Multidisciplinar

Essa pesquisa tenciona relacionar os temas, atitudes, leitura e educação inclusiva na educação matemática. A presente proposta de investigação de mestrado se delineia a partir do seguinte problema de pesquisa: que relações são evidenciadas entre as atitudes em relação à leitura com o desempenho em matemática de alunos com baixa visão? Tem como objetivo compreender a relação entre as atitudes em relação à leitura e o desempenho em matemática de alunos com baixa visão do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do município de Canaã dos Carajás no estado do Pará. Trata-se de uma pesquisa de abordagem mista, de natureza exploratória e organizada no formato multipaper. Como instrumentos de produção de dados foram utilizados uma Escala de Atitudes em Relação à Leitura, uma prova de resolução de problemas e uma entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que a direção das atitudes da maior parte do grupo acompanhou a pontuação na prova de resolução de problemas. Conclui-se, que é possível haver uma relação entre as atitudes em relação à leitura e o desempenho em matemática de alunos com baixa visão.

Presidente - 1805611 - RONALDO BARROS RIPARDO
Interno - 1700723 - CAIO MAXIMINO DE OLIVEIRA