Alternate Reality Game: elaboração e validação de um jogo didático como estratégia de motivação para a aprendizagem de química básica
ARG. Ensino de química. Modelo Motivacional ARCS
A motivação é um fenômeno fundamental no processo de aprendizagem, influenciada por eventos internos e externos ao aluno. Conforme a literatura, para a aprendizagem ocorrer, é necessário garantir a Atenção, Relevância, Confiança e Satisfação naquilo que esteja fazendo. Esses quatro domínios do Modelo ARCS definem a motivação para aprender. No ensino de química, diferentes estratégias didáticas têm sido aplicadas em sala de aula para estimular a participação do aluno na construção de seu conhecimento. Nesse contexto, destaca-se o uso de jogos, que a partir de suas funções lúdicas e educacionais podem proporcionar ambientes de discussão de conceitos científicos, interação e engajamento dos alunos. Com base nisso, este estudo tem como objetivo investigar o impacto de um Jogo de Realidade Alternativa (do inglês ARG) sobre química básica na motivação de alunos da primeira série do ensino médio de uma escola pública em Marabá-PA. Para tanto, serão realizadas as etapas de elaboração de um ARG didático, aplicação, validação e avaliação dos aspectos motivacionais dos alunos em relação ao jogo. Nas duas últimas etapas, serão utilizados o Modelo de Avaliação de Jogos Educacionais (MEEGA+) e a Escala de Motivação de Materiais Instrucionais validado no Brasil (IMMSBRV) como instrumentos de coleta de dados. Metodologicamente, a pesquisa será de natureza quantitativa, adotando procedimentos quase-experimentais para a coleta de dados e utilizando técnicas de estatística descritiva e inferencial para a análise dos resultados. Espera-se, ao final, que o QuímicARG possa ser aprimorado para melhorar a experiência dos participantes e se consolide como uma estratégia de ensino para aumentar a motivação dos alunos no aprendizado de química.