Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALCIENE LIMA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALCIENE LIMA DOS SANTOS
DATA: 27/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

Alternate Reality Game: elaboração e validação de um jogo didático como estratégia de motivação para a aprendizagem de química básica


PALAVRAS-CHAVES:

ARG. Ensino de química. Modelo Motivacional ARCS


PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

A motivação é um fenômeno fundamental no processo de aprendizagem, influenciada por eventos internos e externos ao aluno. Conforme a literatura, para a aprendizagem ocorrer, é necessário garantir a Atenção, Relevância, Confiança e Satisfação naquilo que esteja fazendo. Esses quatro domínios do Modelo ARCS definem a motivação para aprender. No ensino de química, diferentes estratégias didáticas têm sido aplicadas em sala de aula para estimular a participação do aluno na construção de seu conhecimento. Nesse contexto, destaca-se o uso de jogos, que a partir de suas funções lúdicas e educacionais podem proporcionar ambientes de discussão de conceitos científicos, interação e engajamento dos alunos. Com base nisso, este estudo tem como objetivo investigar o impacto de um Jogo de Realidade Alternativa (do inglês ARG) sobre química básica na motivação de alunos da primeira série do ensino médio de uma escola pública em Marabá-PA. Para tanto, serão realizadas as etapas de elaboração de um ARG didático, aplicação, validação e avaliação dos aspectos motivacionais dos alunos em relação ao jogo. Nas duas últimas etapas, serão utilizados o Modelo de Avaliação de Jogos Educacionais (MEEGA+) e a Escala de Motivação de Materiais Instrucionais validado no Brasil (IMMSBRV) como instrumentos de coleta de dados. Metodologicamente, a pesquisa será de natureza quantitativa, adotando procedimentos quase-experimentais para a coleta de dados e utilizando técnicas de estatística descritiva e inferencial para a análise dos resultados. Espera-se, ao final, que o QuímicARG possa ser aprimorado para melhorar a experiência dos participantes e se consolide como uma estratégia de ensino para aumentar a motivação dos alunos no aprendizado de química.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1362014 - PATRICK ALVES VIZZOTTO
Interno - 1700723 - CAIO MAXIMINO DE OLIVEIRA
Interno - 681.708.152-15 - DANIELLE RODRIGUES MONTEIRO DA COSTA - UEPA
Externo à Instituição - MARIA DAS GRAÇAS CLEOPHAS PORTO
Notícia cadastrada em: 20/03/2025 14:43
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2025 - UNIFESSPA - sigaa-docker