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Banca de DEFESA: JOSÉ AIRTON DE SOUSA JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ AIRTON DE SOUSA JÚNIOR
DATA: 13/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO CONTEXTO ESCOLAR NA EJA: Com o pensamento de Paulo Freire, investigando o ensino de química no Ensino Médio na cidade de Marabá, Pará, Amazônia Oriental


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Ciências da Natureza; BNCC; EJA; TDIC; Investigação Temática Freireana.


PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação
RESUMO:

A presente pesquisa apresenta as principais dificuldades dos alunos do EJA, na atualidade, com o ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias - CNT, procurando mostrar as possibilidades da introdução das TDIC com relação a autonomia dos educandos, inclusão social, relação dos educadores-educandos e competências e habilidades. O estudo tem como objetivo principalmente, investigar o uso das TDIC em aulas de Química na EJA no Ensino Médio de uma escola pública de Marabá/PA. O ensino-aprendizagem na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e suas disciplinas vinculadas têm sido consideradas de difícil compreensão, muito teóricas e abstratas com muitos conteúdos para decorar, além de uns desempenhos, e adesão dos educandos, muito baixa. No EJA é prognosticado que um dos maiores obstáculos é a falta de capacitação dos educadores, e ainda a questão de que não há planejamento, materiais, recursos e livros didáticos específicos, pois a aula tem que ser adaptada às especificidades de cada turma. Os educandos da EJA enfrentam muitos desafios no desenvolvimento da prática educativa, como heterogeneidade alta, evasão alta de educandos, carência de material didático direcionado, baixa autoestima dos educandos, sistema rígido, etc. O estudo é de caráter qualitativo e interpretativo/reflexivo/dialógico/propositivo. A partir da Investigação Temática Freireana foi estabelecido o corpus investigativo desta pesquisa. As principais ferramentas utilizadas foram entrevistas abertas, observações em sala de aula e registro fotográfico. Os participantes da pesquisa foram gestores, educadores e educandos. Como análises foram estabelecidas categorias retiradas das falas dos sujeitos participantes e do contexto social em que vivem para o estabelecimento das relações com os conteúdos de química para o EJA, no Ensino Médio. Os resultados tiveram uma maior compreensão da realidade nesta modalidade de ensino, o desenvolvimento de uma proposta para se trabalhar no Ensino Médio tendo em vistas a utilização das TDIC, de forma mais plena por alunos e professores, na cidade de Marabá - Pará - Amazônia Oriental. Esta pesquisa contribui para a inovação de práticas pedagógicas na escola, levando os professores a refletirem sobre os métodos de ensino-aprendizagem a partir das TDIC e suas possibilidades.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3103064 - CLAUDIO EMIDIO SILVA
Interno - 681.708.152-15 - DANIELLE RODRIGUES MONTEIRO DA COSTA - UEPA
Externo à Instituição - MESSIAS FURTADO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 04/04/2025 15:34
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