Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ AIRTON DE SOUSA JÚNIOR

DISCENTE: JOSÉ AIRTON DE SOUSA JÚNIOR
DATA: 04/07/2024
LOCAL: GOOGLE MEET

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO CONTEXTO ESCOLAR NO EJAI: Com o pensamento de Paulo Freire, investigando o ensino de química no Ensino Médio na cidade de Marabá, Pará, Amazônia Oriental

Ensino de Ciências da Natureza; BNCC; EJAI; TDIC; Investigação Temática Freiriana.

ÁREA: Educação

A presente pesquisa trata de investigar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como instrumento mediador no processo de ensino-aprendizagem para o Ensino Médio em uma escola estadual na cidade de Marabá, Pará. A pesquisa além de apresentar as principais dificuldades dos alunos do EJAI, na atualidade, com o ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias - CNT, procurou mostrar as possibilidades da introdução das TDIC com relação a autonomia dos educandos, inclusão social, relação dos educadores-educandos e competências e habilidades. O estudo tem como objetivo principalmente verificar e promover a relação entre o uso das TDIC como ferramenta de mediação no processo de ensino-aprendizagem na prática pedagógica oferecidas ao EJAI, dentro de uma proposta freireana. O ensino-aprendizagem na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e suas disciplinas vinculadas têm sido consideradas de difícil compreensão, muito teóricas e abstratas, com muitos conteúdos para decorar, além de uma performance, e adesão dos educandos, muito baixa. No EJAI é prognosticado que um dos maiores obstáculos é a falta de capacitação dos educadores, e ainda a questão de que não há planejamento, materiais, recursos e livros didáticos específicos, pois a aula tem que ser adaptada às especificidades de cada turma. Os educandos da EJAI enfrentam muitos desafios no desenvolvimento da prática educativa, como heterogeneidade alta, evasão alta de educandos, carência de material didático direcionado, baixa autoestima dos educandos, sistema rígido, etc. O estudo é de caráter qualitativo e interpretativo/reflexivo/dialógico/propositivo. A partir da Investigação Temática Freireana foi estabelecido o corpus investigativo desta pesquisa. As principais ferramentas utilizadas foram entrevistas abertas, observações participativas em sala de aula, registro em diário de campo, registro fotográfico. Os sujeitos da pesquisa foram gestores, educadores e educandos. Como análise foram estabelecidas categorias retiradas das falas dos sujeitos participantes e do contexto social em que vivem para o estabelecimento das relações com os conteúdos de química para o EJAI, no Ensino Médio. Os resultados esperados são: uma maior compreensão da realidade nesta modalidade de ensino, o desenvolvimento de uma proposta para se trabalhar no Ensino Médio tendo em vistas a utilização das TDIC, de forma mais plena por alunos e professores, na cidade de Marabá - Pará - Amazônia Oriental. Esperamos que este trabalho possa contribuir para a inovação de práticas pedagógicas na escola, levando os professores a refletirem sobre os métodos de ensino-aprendizagem a partir das TDIC e suas possibilidades.

Presidente - 3103064 - CLAUDIO EMIDIO SILVA
Interno - 681.708.152-15 - DANIELLE RODRIGUES MONTEIRO DA COSTA - UEPA