“Gostar de ler implica ler bem? Estudando relações entre atitudes em relação à leitura e compreensão em leitura de textos matemáticos escolares”.
Processos linguísticos. Compreensão leitora. Psicologia da educação.
Esta pesquisa investiga a relação entre as atitudes em relação à leitura e o desempenho na leitura de textos matemáticos de alunos dos anos finais do ensino fundamental. Com uma abordagem quantitativa e de natureza exploratória, a pesquisa foi organizada em formato multipaper, consistindo em dois artigos interconectados. Os dados foram obtidos por meio da aplicação da Escala de Atitudes em Relação à Leitura (EARL) e de uma Prova no formato Teste Cloze composta por cinco textos matemáticos para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental de 15 escolas públicas, tanto do campo quanto da cidade, localizadas em Canaã dos Carajás, no Estado do Pará. O primeiro artigo intitulado “Atitudes em relação à leitura de alunos dos anos finais do ensino fundamental” e apresenta como objetivo identificar as atitudes em relação à leitura de alunos dos anos finais do ensino fundamental. Os resultados indicaram que os participantes da pesquisa apresentaram, em geral, atitudes positivas em relação à leitura. Um destaque foi o 6º ano, que mostrou atitudes mais positivas quando comparado com as demais séries, e ainda, foi evidenciado que na medida em que a série foi avançando ocorreu um declínio nas atitudes, tornando-se mais negativas. Quanto às estratificações por série, sexo e localização, houve pouca variação, essas diferenças não são estatisticamente significativas. O segundo artigo intitulado “Atitudes em relação à leitura e desempenho na leitura de textos matemáticos” com o objetivo de analisar a relação entre as atitudes de alunos dos anos finais do ensino fundamental com o seu desempenho na leitura de textos matemáticos. Os resultados indicaram uma correlação positiva fraca, porém estatisticamente significativa, entre atitudes mais positivas e melhor desempenho na leitura de textos matemáticos, especialmente entre estudantes do sexo masculino. Entretanto, não foi observada relação significativa entre atitudes e os níveis de proficiência leitora, o que evidencia a limitação das atitudes como o desempenho dos alunos. Os resultados gerais indicam que, embora reconheçamos a importância da leitura para a interpretação de textos matemáticos, os dados revelam que as atitudes dos alunos em relação à leitura não afetam diretamente seu desempenho na resolução de problemas matemáticos. Esses resultados sugerem que a construção de atitudes positivas em relação à matemática, aliada ao desenvolvimento de estratégias cognitivas, pode ter um impacto significativo no desempenho dos estudantes.