UMA ABORDAGEM SOBRE MORFOSSINTAXE POR MEIO DE GÊNEROS TEXTUAIS: Usos e funcionalidades nas aulas de língua portuguesa no 9º ano do Ensino Fundamental
Gramática; Gêneros textuais; Usos; Funcionalidades.
A presente dissertação objetiva abordar aspectos morfossintáticos da gramática a partir de gêneros textuais, de modo a refletir, nas aulas de Língua Portuguesa no 9º do Ensino Fundamental, sobre seus usos e funcionalidades. Buscamos realizar um ensino contextualizado com as diversas situações de interação social, desse modo, a justificativa para a escolha do tema se deve à grande relevância de se desenvolver uma pesquisa voltada para a morfossintaxe, aliada à ampliação das práticas de leitura, oralidade, produção textual e análise linguística por meio de gêneros textuais que circulam na nossa sociedade, para que a partir da análise desses textos, os alunos possam perceber que a gramática não precisa ser somente classificações de palavras, nomenclaturas e regras distantes do seu uso. A metodologia empregada para realização desta dissertação, além da pesquisa bibliográfica, foi a pesquisa participativa de cunho quali-quantitativo, com aplicação de um projeto de intervenção na turma do 9ºano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Maria Martins Bringel, em Santa Inês -MA, com a realização de cinco oficinas: Aspectos sintáticos e morfológicos em poema; Tipos de período e tempo e modo verbal em notícia e guia; Período composto e elementos conetivos em artigo de opinião; O verbo e tipos de período em carta de campanha e aspectos morfossintáticos em letra de canção. Como instrumento de coleta de dados aplicamos uma ficha diagnóstica sobre os conhecimentos dos alunos sobre gramática e morfossintaxe. Na fundamentação teórica selecionamos autores que trouxeram grandes contribuições para o estudo da temática: (ANTUNES, 2007, 2009, 2010, 2014) Azeredo (2001), que faz uma abordagem sobre a sintaxe do Português, Chomsky (2015) aborda estruturas sintáticas a partir do gerativismo; Junior (2015) discorre sobre a Estrutura da Língua Portuguesa; Martelotta (2011) traz textos de vários autores sobre princípios e conceitos básicos de várias correntes da linguística moderna; Macambira(1982) sobre a estrutura Morfo-sintática da Língua Portuguesa, além de Faraco (2007); Luft (2001); Koch (2008); Travaglia (2006 e 2007) e Neves (2018) entre outras. Como resultados, além das oficinas, deixaremos para a escola um manual de análise morfossintática a partir de gêneros textuais, que servirá de apoio para professores e coordenadores pedagógicos, desse modo essa dissertação vai contribuir para proporcionar uma reflexão sobre o ensino de aspectos gramaticais a partir dos usos e funcionalidades da língua.