Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE LUCIMAR DOS SANTOS ALVES

DISCENTE: ALINE LUCIMAR DOS SANTOS ALVES
DATA: 16/09/2024
LOCAL: Remotamente

Desvendando identidades locais: o Ensino de História e a escola Euclydes Figueiredo na “construção” da cidade de Parauapebas

Ensino de História; Memória escolar; Sujeitos; Práticas escolares

ÁREA: Educação

o presente trabalho tem como tema apresentar os percursos históricos da primeira escola do município de Parauapebas, localizado no Estado do Pará, por meio da memória, a partir da trajetória dos sujeitos e das práticas em torno da Escola Estadual General Euclydes Figueiredo (1984-2024) nos seus 40 anos de atuação na cidade. A Escola General Euclydes Figueiredo foi fundada no dia 01 de março de 1984, quando Parauapebas ainda pertenciam ao município de Marabá-Pa. Demonstrando os inúmeros desafios enfrentados pela escola na época da fundação, a importância da escola para a formação dos cidadãos e para o próprio desenvolvimento do município, buscou-se fazer algumas reflexões que envolvem uma instituição local, mas, sem perder de vista uma dimensão global que cerca as instituições escolares. Os pressupostos teórico- metodológicos que embasam o estudo nos traz questões dos sujeitos, cotidiano, subjetividades e representações em torno da escola. Metodologicamente utilizamos a história oral. Tivemos como hipótese que fazer um trabalho que envolve narrativas individuais nos faz analisar como surgiu a primeira instituição escolar do município e perceber como sujeitos, alunos, docentes, diretores trazem consigo identidades e culturas próprias que passaram a fazer parte dessa localidade. A história a partir dos sujeitos e práticas podem trazer análises de como foi se construindo uma proposta educacional para o município de Parauapebas ao longo dos anos. A proposta pedagógica é a elaboração de um jogo de tabuleiro, que envolva questões relacionadas a história da escola, para que os alunos conheçam a escola que estudam a partir de outras metodologias que podem ser eficazes, para serem aplicadas pelos docentes de acordo com sua realidade.

Presidente - 2395806 - BRUNO DA SILVA
Interno - 2390608 - CARLO GUIMARAES MONTI