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ALEXANDRO XAVIER NUNES
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O Ensino de História para alunos surdos: a relevância dos conceitos terminológicos de História em Libras e da História Local, como estratégia de ensino, na Formação da Consciência Histórica
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Orientador : BRUNO DA SILVA
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Data: 19/07/2024
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A presente dissertação é um estudo sobre o processo de ensino e aprendizagem de História dos alunos surdos matriculados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Henrique. A educação dos alunos surdos com necessidades educacionais especiais enfrenta diversas barreiras para uma inclusão escolar efetiva, apesar de um amplo arcabouço legal que trata das políticas inclusivas. Nas escolas consideradas inclusivas, ainda se mantêm práticas pedagógicas que não favorecem o aprendizado dos alunos surdos. Isso se deve à falta de formação inicial e continuada dos professores, à ausência de tradutores intérpretes de Libras, e à inexistência de materiais pedagógicos bilíngues específicos para o ensino de História. Consequentemente, as aulas de História acabam sendo exclusivamente orais, devido à falta de um código linguístico comum entre professores e alunos surdos. Este estudo apresenta uma breve retrospectiva da História do Surdo, os avanços na Educação Especial e a adoção do princípio de Educação Inclusiva, focando na abordagem de uma escola bilíngue para surdos. O objetivo é contribuir para a formação da consciência histórica dos alunos surdos, através da História Local como proposta metodológica (uma exposição sobre a História de Parauapebas). Esta exposição incluirá conceitos terminológicos de História em Libras para auxiliar intérpretes de Libras, professores de Libras, professores de História, alunos ouvintes e, principalmente, alunos surdos, ampliando seu vocabulário em Libras relacionado aos termos históricos. A metodologia desta dissertação inclui: revisão Bibliográfica (Síntese do conhecimento já produzido na área), pesquisa Documental (Coleta de dados a partir de fontes primárias) e Estudo de Campo (Coleta de dados diretamente no ambiente escolar). Ainda pretende não apenas destacar as deficiências existentes no sistema de ensino atual, mas também propor soluções concretas para melhorar a educação dos alunos surdos, promovendo uma verdadeira inclusão educacional.
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FRANCISCO ÉVERTON PEREIRA
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A GENTE SÓ QUER ESTUDAR: o Ensino de História, os Direitos Humanos e a População LGBTQIAPN+
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Orientador : BRUNO DA SILVA
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Data: 03/07/2024
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O presente trabalho busca refletir sobre a importância de abordagens escolares que relacionem o Ensino de História através de discussões sobre as leis de Direitos Humanos, elaborada pela ONU no ano de 1948 e os documentos subsequentes nacionais. Os horrores da Segunda Guerra Mundial, seguida pelas ditaduras ocorridas na América Latina, deixaram marcas de comportamentos opressores na sociedade, que acabam mantendo suas minorias sociais sem sua efetiva participação na construção de um país com direitos equiparados. Nesse sentido, propõe-se uma discussão sobre como o Ensino de História pode ser um espaço que proponha soluções para que as pessoas LGBTQIAPN+ ocupem seus espaços sociais de direito, pautados nos direitos humanos que estão inseridos na Constituição e nas leis de educação brasileiras. Faz se um percurso da História do Ensino de História no Brasil, considerando pesquisas consolidadas, desde as décadas da ditadura, buscando entender a problemática dos Direitos Humanos. Verticaliza apresentando entrevistas feitas com a população LGBTQIAPN+ que abordam as experiências que esses indivíduos tiveram ao longo de suas passagens pelo Ensino Básico e, por fim, mas não menos importante, se propõe um podcast que aborde, em seus episódios, o Ensino de História, a questão LGBTQIAPN+ e os Direitos Humanos nas aulas de História.
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PETERSON SOUZA DE OLIVEIRA
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Da Modernidade à Marginalização: reflexões sobre o legado da Intendência de Antônio José de Lemos em Belém para o Ensino de História
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Orientador : BRUNO DA SILVA
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Data: 01/07/2024
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A pesquisa aborda as transformações ocorridas na cidade de Belém do Grão Pará durante a administração de Antônio José de Lemos. O objetivo é refletir sobre os impactos e mudanças promovidas por sua gestão na urbanização e nas dinâmicas sociais da urbe paraense. O estudo examina, ainda, como as iniciativas de modernização lideradas pela municipalidade lemista, influenciaram a vida dos cidadãos e contribuíram para a marginalização dos grupos de pessoas que não se encaixavam como “gente civilizada”. Além disso, abordamos também, as formas de resistência encontrada por essa classe subalterna, como forma de manter sua identidade cultural. A partir dessa reflexão, propõe-se aos professores uma estratégia para ser aplicada em sala de aula, visando sensibilizar os alunos em relação a História local na qual o Ensino de História conduza à compreensão de que a História é composta por múltiplas narrativas, e pode ser construída por todos, inclusive por aqueles que foram historicamente excluídos.
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GRESCYELLY NEVES BATISTA
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Arqueologia do silêncio: novos tempos para o Ensino de História em Canaã dos Carajás (Pará)
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Orientador : ANDRE CARLOS FURTADO
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Data: 28/06/2024
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A presente dissertação busca fomentar a valorização dos passados de Canaã dos Carajás (PA), considerando ao menos as duas principais narrativas encontradas sobre a região. De um lado, aquela pautada em recordações e advindo do período da Ditadura Civil-Militar (1964-1985), época em que foi se formando o município; e, de outro, o tempo longínquo que remonta há cerca de 2 mil anos atrás, levando-se em conta os vestígios arqueológicos, sendo este último menos ou quase nada conhecido. O principal objetivo consiste em realizar um debate historiográfico em torno dos conceitos de patrimônio, memória, cidade, visando tomá-los como princípios norteadores de uma futura política pública que deveria ser desenvolvida para salvaguardar essas e tantas outras histórias. Além disso, esta pesquisa propõe uma metodologia de História Comparada para valorizar o passado milenar da região, mediante a elaboração de atividades didáticas ligadas à construção de saberes para um Ensino de História renovado e acessível. Logo, entre os resultados do trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa Linguagens e narrativas históricas: produção e difusão, encontra-se o produto de um e-book / livro impresso intitulado Álbum de Antepassados: subsídios para um outro Ensino de História em Canaã dos Carajás (Pará), cujo conteúdo apresenta uma série de imagens e/ou fotografias que podem ser mobilizadas na Educação Básica e é seguindo de aportes para viabilizar estudos comparativos.
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PRISCILA DE FÁTIMA COSTA
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O Museu de Arte Sacra de Belém do Pará do Ensino de História: Perspectivas e Possibilidades
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Orientador : ANNA CAROLINA DE ABREU COELHO
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Data: 28/06/2024
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Os museus são lugares de construção de saber, de memória, onde podemos encontrar fontes históricas que nos fornece indícios para conhecer um pouco mais sobre o passado de um determinado período e de uma determinada sociedade. Os museus são espaços de muito aprendizado, ambientes que transcendem os espaços escolares. Nesse sentido, a presente dissertação pretende pensar o acervo do Museu de Arte Sacra de Belém do Pará como possibilidade de pensar e articular ações e projetos no ensino de História. Objetos de arte sacra e sua historicidade são utilizados para uma proposição didática de valorização da cultura e do do patrimônio histórico em Ourilândia do Norte-PA, oportunizando assim que os alunos tenham acesso à cultura material dos séculos XVII e XVIII e aprendam sobre o passado através dos acervos e de suas imagens digitais; valorizando os diferentes espaços culturais, criando o sentimento de pertencimento com esses espaços de memórias e relacionando passado e presente ao se falar da sacralidade dos objetos.
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CLEUMAR RODRIGUES PEREIRA
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O Movimento dos Cabanos (1835-1840) no Ensino de História
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Orientador : ANDRE CARLOS FURTADO
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Data: 26/06/2024
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Esta dissertação visa impulsionar reflexões em sala de aula referentes à Cabanagem (1835-1840), ocorrida durante o Período Regencial do Brasil Império, sobretudo atentas às representações sócio-políticas desse processo histórico. O principal objetivo consiste em analisar tal conteúdo a partir de diferentes visões, buscando promover uma circularidade entre os saberes escolares, por meio do uso das narrativas presentes em livros didáticos – ainda que sejam mínimos os espaços concedidos ao assunto –, e acadêmicos, mediante a mobilização de historiografias antigas e recentes acerca da temática. O intuito consiste em mapear quais foram os antecedentes, as causas, os líderes e as mudanças resultantes do Movimento dos Cabanos ocorrido na Província do Grão-Pará, para desenvolver estratégias tecnológicas de divulgação desse conhecimento que leve em conta diversas interpretações em prol da uma inovação na área. Por isso que, entre os resultados deste trabalho, vinculado à linha de pesquisa Linguagens e narrativas históricas: produção e difusão, encontra-se o produto audiovisual intitulado Curta a Cabanagem: uma cine-historiografia para a Educação Básica e o Ensino de História.
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ODILÉA DOS SANTOS CUNHA
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História e memória em disputa: o monumento público em homenagem às mulheres de Parauapebas-PA – 2020/2021 – Uma perspectiva para Ensino de História Local
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Orientador : DANIEL BRASIL JUSTI
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Data: 21/06/2024
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Esta pesquisa teve como objetivo historicizar a trama gerada no entorno do monumento em homenagem às mulheres de Parauapebas-PA, inaugurado em 2020 em comemoração aos 30 anos da participação feminina na construção da cidade. O monumento foi destruído por um grupo de populares no mesmo dia em que foi fixado em uma praça no bairro Rio Verde. Em 2021 ergueu-se outra versão do monumento. Os motivos que nos levaram à está pesquisa partiram da necessidade de contribuir com a produção de uma história local, uma vez que a escassez de fontes e material didático sobre esse tema são enormes, o que inviabiliza o trabalho docente partindo da realidade dos estudantes. Buscou-se ainda fazer conexões sobre a temática com o ensino de história à educação patrimonial. O debate traçado girou em torno de uma revisão bibliográfica de alguns autores que discutem temas relacionados aos monumentos enquanto documentos históricos, conceitos de lugar, de memória, de identidade, memória coletiva e individual, além de traça debates sobre o ensino de história, educação e educação patrimonial, a exemplos de (Le Goff, 2013), (Nora, 1993); (Halbawchs, 1990); (Candau, 2021); (Riegl, 2014); (Bittencourt, 2009), (Freire, 2019); Franco, 2019), etc. As fontes que subsidiaram este trabalho foram os documentos oficiais que tratam do monumento, pesquisas nos principais sites locais que publicaram matérias sobre a fixação do monumento e a sua destruição no mesmo dia da inauguração. A proposta do produto deste trabalho visou a construção de uma sequência didática com o conteúdo sobre o objeto de pesquisa para ser aplicada aos alunos do 6º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Milton Martins. Nesse sentido, a dissertação está organizada em três capítulos. O primeiro, intitulado “O Locus da pesquisa: Parauapebas “Capital do minério”, onde vislumbra-se nuances do município. O segundo, nominado de “Monumento, memória e identidade, onde debatemos sobre esses conceitos. Finalizando com o terceiro intitulado de “Nas trilhas do ensino de história com foco na educação patrimonial”, onde tratamos da questão do ensino e da produção do produto.
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MOISEIS EMERSON PEREIRA DA SILVA
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O USO DE JORNAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA:
UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A HISTÓRIA LOCAL DO GARIMPO DE SERRA PELADA
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Orientador : CARLO GUIMARAES MONTI
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Data: 30/04/2024
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Neste trabalho, propomos analisar o uso de fontes históricas em sala de aula sobre o Garimpo de Serra Pelada, localizado na região sudeste do Pará e que funcionou entre os anos de 1980 e 1992. Nosso objetivo é compreender como o trabalho com jornais impressos pode contribuir para o aprimoramento do pensamento histórico dos estudantes em relação à história local. Para isso, utilizamos reportagens do Jornal do Brasil que retrataram o cotidiano e o funcionamento da atividade garimpeira. Metodologicamente, fundamentamos este trabalho no modelo de sequências didáticas proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly, culminando com a confecção de um jornal histórico escolar. O estudo foi realizado com estudantes do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Curionópolis-Pa. A pesquisa dialoga com referenciais teóricos que abordam o ensino de história, incluindo autores vinculados às discussões sobre educação histórica e história escolar, como Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt e Circe Bittencourt.
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WELCELI CARDOSO LUSTOSA
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“NÊGA QUI TU TEM?” A POESIA DE BRUNO DE MENEZES E AS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA
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Data: 30/04/2024
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Este texto tem por objetivo absolver, construir e socializar conhecimentos/metodológicos por meio de uma proposta de trabalho que possa juntar a temática das relações étnicos raciais, a literatura e o ensino de História à proposta do ProfHistória, visando um trabalho interdisciplinar em sala de aula por meio do poeta Bento Bruno de Menezes. Para isso realizamos algumas leituras de artigos, dissertações, livros, documentários e periódicos no intuito de realizar um mapeamento das políticas, ações/ projetos e discussões que busquem dar visibilidade à temática em questão e às preocupações do referido poeta enquanto importante intelectual literário da cidade de Belém, no contexto dos debates e divulgações do movimento modernista, momento este que possibilitou ao mencionado literato realizar diversas atividades intelectuais entre a década de 1920 e 1930, por meio da Academia do Peixe Frito, com a perspectiva de entender de que maneira e/ou até que ponto Bruno de Menezes traz em seu livro “Batuque” discussões logicas e claras sobre as relações étnico-raciais e de que forma busca se compreender e compreender sua cultura por meio da literatura. Desse modo procuro desenvolver um trabalho e um olhar para além das minhas experiencias enquanto professora de História da educação básica, possibilitando assim o interesse de investigar, identificar, analisar, compreender, e propor discussões e métodos direcionados a essa temática, dando ênfase para a valorização do negro/afro-brasileiro; religiosidade, musicalidade e formas de resistência presente nas poesias de Bruno de Menezes, como instrumento de efetivação e aplicabilidade da Lei 10.639/2003 e por meio disso possibilitar discutir a temática nas escolas e desta maneira obter maior aceitabilidade. Vale destacar que esse tipo de discussão possibilita alguns enfrentamentos uma vez que parte da comunidade escolar apoia e está aberta para o debate, no entanto ainda encontramos muitas resistências em discutir determinados temas, principalmente no tocante à questão religiosidade, pois a intolerância religiosa ainda fala muito auto e muito ainda há que ser discutido nesse quesito. Alcançamos resultados positivos como a socialização das atividades propostas e de coreografias de danças afro-brasileira.
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LEIDIANE RAMOS DE AZEVEDO
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Protagonismo indígena e o ensino de história: Pensando a presença MebengôkrêKayapó em Redenção-PA
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Data: 29/04/2024
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A presente pesquisa objetiva problematizar a história indígena e seu ensino na educação básica, na cidade de Redenção-PA, a partir de articulações entre história local e trajetórias de vida. A análise está fundada na concepção de que o ensino de história indígena, constitui ferramenta importante para a desconstrução de estereótipos e para a visibilização de outras histórias. A proposta está em consonância com as discussões da Nova História Indígena, que defende a ênfase na agência indígena como fundamental para romper limitações que, a despeito dos avanços observados após a lei 11.645/08, permanecem nas práticas de ensino. Tendo como locus a EEEM Maria Benta Oliveira de Sousa e como tônica, a presença dos Mebengôkrê-Kayapó em Redenção, a pesquisa parte das trajetórias de vida de sujeitos do referido povo, como fonte para a construção de aprendizagem em história. Para a aproximação dessas trajetórias de vida, recorreu-se a jornais, revistas, entrevistas e trabalhos acadêmicos. Como parte da pesquisa foi elaborada e realizada uma sequência didática didática nas terceiras séries da escola campo. O trabalho executado mostrou-se produtivo no sentido de aproximar a temática indígena da realidade dos estudantes e promover transformações em ideias prévias nutridas sobre o tema. A partir dessa experiência foi elaborado um roteiro, que, se espera, auxilie outros docentes na abordagem da história indígena.
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HERMANO YAGO CHAVES VULCÃO
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ENSINO DE HISTÓRIA NA AMAZÔNIA:
A HISTÓRIA LOCAL E SUAS POTENCIALIDADES EM REDENÇÃO-PA
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Orientador : CARLO GUIMARAES MONTI
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Data: 29/04/2024
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O estado do Pará é o segundo em extensão territorial, abarcando diversos tipos de indivíduos e identidades, é nesse contexto plural que este trabalho buscou discutir quais as possibilidades de interpretação do conceito de cultura paraense a partir do entendimento de alunos dos anos finais do ensino fundamental no município de Redenção-PA, partindo da aplicação de um questionário sobre como estes alunos sentiam-se sobre a história e a cultura da sua região, notou-se que muitos estudantes, que nasceram em Redenção, não consideram-se paraenses e uma outra maioria, filhos de migrantes, também não considera-se paraense ou ao mesmo entende-se como parte de uma cultura, afim de esclarecer este problema, realizamos um levantamento bibliográfico sobre a história da Amazônia com foco em Redenção, por fim discutimos sobre o conceito de cultura a partir de Burke e Pesavento, a fim de compreendemos que o ensino de história local seria a maneira mais adequada para responder ao problema de pesquisa, neste sentido, criamos vídeos didáticos objetivando aproximar o conhecimento acadêmico desta dissertação com o público a quem lhe interessa este conhecimento, alunos e habitantes de Redenção-PA.
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POLIANA FERREIRA HONOSTÓRIO
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ENSINO REMOTO - OS DESAFIOS DE SE ENSINAR HISTÓRIA NO CONTEXTO DE PANDEMIA DE COVID-19, NA CIDADE DE XINGUARA-PA (2019-2022)
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Orientador : HERALDO MARCIO GALVAO JUNIOR
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Data: 29/04/2024
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Tendo em vista a pandemia global de covid-19, e as recomendações de distanciamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), tivemos que nos adequar a um novo perfil de ensino, marcado pela realidade virtual. Isso, gerou um grande desafio tanto para os alunos, quanto para os educadores, que passaram a interagir somente de forma remota, através de aparelhos eletrônicos (Tablets, Celulares, Computadores etc.). Assim, essa nova modalidade de ensino implicou no afastamento do aluno e do professor do ambiente escolar, ressignificando a maneira de se ensinar. Diante dessa situação, faz-se necessário um estudo sistemático dos impactos da pandemia sobre a educação básica de ensino e os efeitos da adoção do ensino remoto, em especial, sobre o ensino de História. Por se tratar de um cenário ainda muito recente, mas com inúmeras problemáticas a serem analisadas, propomos uma análise das transformações geradas no ambiente educacional em razão da pandemia de covid-19. Este estudo torna-se necessário, uma vez que, a pandemia de covid-19, acentuou ainda mais, a desigualdade social pré-existente em nosso país. Além do mais, faz se necessário um estudo comparativo da realidade do ensino público e privado nesse contexto, bem como as ações adotadas tanto pelo poder público, quanto pelas redes privadas de ensino. O recorte deste estudo compreende o início da pandemia de covid-19, desde a entrada no vírus no Brasil, ainda em fins de 2019 e início do ano de 2020, além dos anos de 2021 e 2022, haja vista que, ainda, estamos lidando com os efeitos desse cenário pandêmico. Com relação aos anos de 2021-22, faz-se necessário a análise deste período, tendo vista, a adoção do sistema híbrido de ensino (online e presencial), que fora adotado por uma parcela das instituições de ensino. A respeito das fontes, adotaremos o uso de questionários, para levantamento de dados a respeito do ensino aplicado no decorrer do cenário em questão, os questionários serão aplicados aos professores e alunos do Ensino Médio, das escolas da rede básica de ensino (público e privado), para uma análise comparativa das duas realidades de ensino. Além dos questionáriosserão realizadas entrevistas, uso da fonte oral, com a administração das respectivas instituições, a fim de compreendermos mais a respeito das estratégias adotadas e os desafios enfrentados para a efetivação do ensino remoto.
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LUCIANA SILVA TEIXEIRA
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Porque eu não me vejo aqui?! Uma análise sobre as representações de Toussaint Louverture e os livros didáticos
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Data: 29/04/2024
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Esta dissertação abordará o tema “Revolução de Saint-Domingue”, com o objetivo de analisarmos as representações em torno desta sedição que os levou ao seu processo de independência. E, debateremos alguns pontos positivos e negativos que permeiam as historiografias e as representações e o mito de Toussaint Louverture, que fora um dos líderes destas revoluções. Exploraremos os possíveis impactos que esta Revolução no Brasil, particularmente, na Amazônia e tentar procurar pistas de que os ecos deste levante em uma das maiores revoltas populares do Brasil, a Cabanagem. E debateremos como os conteúdos a respeito deste tema são discutidos em sala de aula, mais especificamente a disciplina de História, e como o conteúdo dos livros didáticos “escolheram” suas imagens e como relatam os acontecimentos desta revolta de escravizados. Por fim, um material será proposto aos professores para que estes possam tem um norte para se guiar nesta temática pouco abordada em sala de aula.
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EDIVAL MAGALHAES DOS SANTOS
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Representações negras: o pós-abolição no livro didático de História sob olhares de alunos de uma escola pública de Ensino Médio em Marabá (PA)
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Data: 29/02/2024
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A história de uma parcela considerável da população brasileira ainda está ausente dos livros didáticos e dos manuais de História, portanto, ausente das narrativas didáticas. Ainda são pouco mencionados as negras e os negros que experienciaram o fim da escravidão e as primeiras décadas da República e do século XX, o Pós-Abolição. Diante dessa observação, passamos a refletir sobre os motivos que invisibilizaram ou apagaram a população negra do livro didático após o fim da escravidão. Assim, nossa questão de pesquisa é: como a população negra que viveu no Brasil nas primeiras décadas da República (1889-1930) é representada (ou não) hoje, após mais de vinte anos da Lei Federal 10.639 de 2003, nos livros didáticos de História? O objetivo geral desta pesquisa é compreender como o livro didático de História do terceiro ano do Ensino Médio, da “Coleção História: Sociedade e Cidadania” (Editora FTD, 2016), aborda a temática das populações negras no Pós-Abolição. As fontes utilizadas na pesquisa são as imagens e os textos do capítulo terceiro do volume três desta coleção, intitulado “Primeira República: dominação e resistência” (PNLD 2018, 2019 e 2020), obra utilizada por turmas dos terceiros anos da E. E. E. M. Prof.ª Oneide de Souza Tavares em Marabá-PA. O produto pedagógico é um Almanaque Histórico sobre personalidades negras da Primeira República, elaborado em parceria com esses alunos para que conheçam outras vivências, outros sujeitos históricos e suas estratégias, experiências de luta e resistência no Pós-Abolição. Consideramos que os alunos do Ensino Médio das escolas públicas, na sua maioria afrodescendentes, têm o direito de conhecer outros sujeitos da História do nosso país, para além do que uma historiografia ocidental, colonialista e imperialista delimitou em seus currículos por séculos.
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