História, passados sensíveis e ditadura militar em Marabá em tempos
negacionistas
Ditadura. Marabá. Memória. Temas sensíveis. Tancredo Neves.
O objetivo deste estudo foi tratar de questões teóricas relacionadas à ditadura militar no Brasil, mas precisamente em Marabá/PA, por meio da relação com a memória e a produção da história dos tempos atuais nos últimos dez anos. Foram discutidos os conceitos de "memória" e "questões socialmente vivas" para discutir o ensino de História e a ditadura militar com autores consagrados como Nora (1993), LeGoff (2010), Pollack (1992, 1989), Albuquerque Júnior (2012), entre outros, que favoreceram a compreensão das memórias sociais produzidas no campo da ditadura militar no passado e no presente. Busca-se compreender o motivo que levou grande parte da sociedade brasileira e Marabá a utilizar o passado como instrumento político na contemporaneidade da ditadura a partir de 2014. Para dar veracidade à pesquisa, utilizou-se uma escola pública de Marabá chamada Tancredo Neves II, para compreender como esses temas são abordados em sala de aula e como podemos utilizá-los no ensino de História para despertar o interesse dos alunos, enfatizando o contexto da guerrilha do Araguaia, Casa Azul, Área de Segurança Nacional e Cassação do mandato do vereador Raimundo Rosa. Utilizou-se um questionário com dez questões abertas, para saber o que os alunos sabem sobre a Ditadura no Brasil e em Marabá, o golpe de 1964, a importância do ensino de História, entre outras pertinentes ao tema em questão. Foi apresentada uma proposta didática para trabalhar temas sensíveis da História principalmente relacionados à ditadura militar brasileira, oferecendo recursos lúdicos contendo jogo de bingo histórico, análise de imagens, produção de Podcast, entre outras ações. O estudo apontou que os alunos da escola Tancredo Neves II não têm acesso aos acontecimentos históricos ocorridos em Marabá, e que os livros didáticos utilizados por eles não têm nada sobre o assunto ou são muito resumidos e essa temática não é trabalhada nessa escola que tem esse nome tão "emblemático" para esse período da história brasileira. Sabe-se que este estudo não se esgota com essas descobertas, mas denota uma vertente para novas reflexões, pois é um tema da História que aborda temas sensíveis do passado, mas enraizados na contemporaneidade.