Navegando o Rio Xingu: representações, memórias, e saberes no Ensino de História com os alunos da 1a série do Ensino Médio, na EEEM Carmina Gomes em São Félix do Xingu-Pará
Ensino de História, História Ambiental, Representação, História Local, Aula-Oficina.
É de interesse desse Projeto de Pesquisa sensibilizar os alunos sobre a relação do rio Xingu com a existência da cidade de São Félix do Xingu. O Projeto de Pesquisa, visa saber como os alunos representam o rio Xingu por meio de desenhos, de modo a instigar o significado de tais representações, ou seja elementos representados
pelos alunos em suas representações, levando em consideração a sua relação com o rio. A escolha do Projeto de Pesquisa com o tema “Navegando o Rio Xingu: representações, memórias, e saberes no Ensino de História com os alunos da 1a série do Ensino Médio, na EEEM Carmina Gomes em São Félix do Xingu-Pará”, se deu em razão de buscar uma metodologia que desperte o interesse dos alunos nas aulas de História, visto que os conteúdos e atividades do livro didático já não despertam o interesse dos alunos, pois possivelmente ocorrem como se fosse um modelo de “aula-conferência” (Barca, 2004, p.131). Os alunos ousados e corajosos são os que mais se manifestam com resistências às aulas, que muitas vezes não tem um resultado positivo, gerando desgaste e frustração. Representar o rio Xingu por meio de desenhos, identificando elementos existentes na região descritos na historiografia local, relacionando com os saberes e sujeitos ligados ao rio Xingu, reconhecendo os mesmos como sujeitos históricos e atuantes na História Local. Os autores Bittencourt, Jörn Rüsen, Schmidt e Cainelli, Cerri, Michael Pollak, Nora, Isabel Barca, Donald Worster, dentre autores da historiografia local, darão subsídios
teóricos para a escrita desse trabalho. Esta pesquisa de abordagem qualitativa, envolverá diferentes sujeitos sociais de interesse desse trabalho Enquanto instrumento da abordagem qualitativa, a entrevista narrativa será utilizada nesse trabalho, resultando em um processo de interpretação e compreensão, das “experiências empíricas da entrevista” (Brasileiro, 2021, p. 85).