HISTÓRIA LOCAL E ENSINO: NARRATIVAS (IN)VISIBILIZADAS E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE XINGUARA-PA
Ensino de História, História Local, Saberes Históricos, Xinguara.
Desde sua instituição disciplinar o saber histórico foi se modificando, proporcionando mudanças no ensino da História. Inicialmente, é importante ressaltar que a necessidade de mobilização da memória ultrapassa o âmbito do ambiente escolar ou do ensino de história como componente da educação básica no Brasil. O presente projeto de pesquisa, insere-se na linha de pesquisa “Saberes Históricos no Espaço Escolar” Programa de Pós-Graduação em Ensino de História do ProfHistória. Trata-se de uma pesquisa essencial para o ensino de História, bem como a valorização da história local, ao buscar refletir epropor a superação da abordagem fragmentada e comemorativa predominante sobre a história local do município de Xinguara-PA. A pesquisa tem como foco a década de 1960 a 1980, sendo um período marcado por fluxos migratórios, transformações socioeconômicas, cultura e a emancipação político-administrativa, visando assim, sistematizar e integrar ao espaço escolar, múltiplas narrativas invisibilizadas na trajetória histórica desta cidade.