Ensino de História Local, Passados Sensíveis e Ditadura Militar em Curionópolis: A produção de um olhar sobre Serra Pelada
Ensino de História, Ditadura Militar, Serra Pelada, História Local e História Pública
O trabalho visa trabalhar as questões de ensino de história em conjunto com a história local, para isso se utilizará a temática da ditadura militar na Amazônia, focando na região Sul e Sudeste do Pará, especificamente em Curionópolis e Serra Pelada entre os anos de 1980 a 1989; o trabalho pretende analisar não só as questões referente a repressão e constante estado de vigilância promovida pela ditadura, mas também analisar a ações de sujeitos marginalizados no processo histórico como pessoas LGBT’s e as mulheres, principalmente no mundo do garimpo onde tenta se pregar uma mentalidade predominantemente masculina. Para ajudar com essas questões, o produto pedagógico proposto para esse trabalho será a utilização de redes sociais no processo de ensino de História, em conformidade com a linha de pesquisa Linguagens e Narrativas históricas: produção e difusão, com a criação de uma página no Instagram chamada “Acervo Victor Hugo”, em homenagem a uma das lideranças atuantes entre os trabalhadores no garimpo de Serra Pelada, onde houve a tentativa de expulsar ele e mais 80 pessoas, em 1985, por ser homossexual e acusa-lo de tráfico de drogas e espalhar a “Praga Gay” (Aids) em Serra Pelada. A página terá o objetivo de difundir documentos e fontes diversas (documentos oficiais, iconografias, matérias jornalísticas e e.t.c) que possam ser utilizados tanto por alunos da rede municipal de Curionópolis (e região), quanto para Professores que queiram trabalhar História Local em suas aulas.