Entre a vitrine e o vínculo: Ensino de História e a Educação Patrimonial em Perspectiva - Redenção (PA)
Ensino de História; Conscientização Histórica; Educação Patrimonial; História Local; Aulas-oficinas.
Esta dissertação explora o poder intrínseco do Ensino de História na construção de novos saberes e na ampliação de uma consciência individual e coletiva comprometida com a transformação social, articulando-se a práticas pedagógicas interdisciplinares e à educação patrimonial. Parte-se da necessidade de superar o ensino tradicional, marcado por aulas expositivas e conteúdos descontextualizados, promovendo, em seu lugar, uma aprendizagem histórica significativa, crítica e conectada à realidade dos estudantes. Nesse contexto, a educação patrimonial apresenta-se como um caminho para tornar o ensino de História mais reflexivo, participativo e vinculado às experiências dos sujeitos. Propõe-se, assim, a utilização da cidade e de suas múltiplas historicidades como ferramentas pedagógicas, explorando e (re)conhecendo os lugares de memória como espaços de aprendizagem. O objetivo central da pesquisa é descrever e analisar um conjunto de aulasoficinas realizadas nos anos de 2015, 2017 e 2019, e refletir sobre as possibilidades do Ensino de História por meio da valorização das memórias e das identidades locais. A dissertação segue uma abordagem descritivo-analítica, voltada à sistematização dessas experiências e à discussão de sua relevância no campo da educação patrimonial. Como produto apresenta-se a proposta de uma plataforma didática com elementos da história local e alguns lugares utilizados para aprendizagem, com o intuito de conectar a vivência dos estudantes ao prazer de aprender pela experiência e de contribuir para a construção de uma educação patrimonial ainda inexistente na realidade municipal.