Banca de DEFESA: ODILÉA DOS SANTOS CUNHA

DISCENTE: ODILÉA DOS SANTOS CUNHA
DATA: 21/06/2024
LOCAL: Remotamente

História e memória em disputa: o monumento público em homenagem às mulheres de Parauapebas-PA – 2020/2021 – Uma perspectiva para Ensino de História Local

Ensino de História Local; Educação patrimonial; memória; história das mulheres.

ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

Esta pesquisa teve como objetivo historicizar a trama gerada no entorno do monumento em homenagem às mulheres de Parauapebas-PA, inaugurado em 2020 em comemoração aos 30 anos da participação feminina na construção da cidade. O monumento foi destruído por um grupo de populares no mesmo dia em que foi fixado em uma praça no bairro Rio Verde. Em 2021 ergueu-se outra versão do monumento. Os motivos que nos levaram à está pesquisa partiram da necessidade de contribuir com a produção de uma história local, uma vez que a escassez de fontes e material didático sobre esse tema são enormes, o que inviabiliza o trabalho docente partindo da realidade dos estudantes. Buscou-se ainda fazer conexões sobre a temática com o ensino de história à educação patrimonial. O debate traçado girou em torno de uma revisão bibliográfica de alguns autores que discutem temas relacionados aos monumentos enquanto documentos históricos, conceitos de lugar, de memória, de identidade, memória coletiva e individual, além de traça debates sobre o ensino de história, educação e educação patrimonial, a exemplos de (Le Goff, 2013), (Nora, 1993); (Halbawchs, 1990); (Candau, 2021); (Riegl, 2014); (Bittencourt, 2009), (Freire, 2019); Franco, 2019), etc. As fontes que subsidiaram este trabalho foram os documentos oficiais que tratam do monumento, pesquisas nos principais sites locais que publicaram matérias sobre a fixação do monumento e a sua destruição no mesmo dia da inauguração. A proposta do produto deste trabalho visou a construção de uma sequência didática com o conteúdo sobre o objeto de pesquisa para ser aplicada aos alunos do 6º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Milton Martins. Nesse sentido, a dissertação está organizada em três capítulos. O primeiro, intitulado “O Locus da pesquisa: Parauapebas “Capital do minério”, onde vislumbra-se nuances do município. O segundo, nominado de “Monumento, memória e identidade, onde debatemos sobre esses conceitos. Finalizando com o terceiro intitulado de “Nas trilhas do ensino de história com foco na educação patrimonial”, onde tratamos da questão do ensino e da produção do produto.

Interno - 1624422 - ANNA CAROLINA DE ABREU COELHO
Presidente - 3035517 - DANIEL BRASIL JUSTI