Banca de QUALIFICAÇÃO: JAKELINE BARBOSA DA SILVA

DISCENTE: JAKELINE BARBOSA DA SILVA
DATA: 28/06/2024
LOCAL: Remotamente

A produção imagética do Candomblé de Ketu na obra de Pierre Verger no combate à intolerância e ao racismo religioso no ensino de história

Ensino de história, intolerância religiosa, racismo religioso, Candomblé Ketu, Pierre Verger

ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

Discutir as religiões de matrizes africanas no espaço escolar não consiste em tarefa fácil na realidade educacional brasileira. É notório que, nesse espaço, um dos vários problemas enfrentados está relacionado à intolerância e ao racismo religioso. Nessa perspectiva, a presente pesquisa busca enfrentar a intolerância e o racismo religioso com as religiões de matrizes africanas na escola, através do uso imagético do candomblé de Ketu de Pierre Verger. Assim, o objetivo geral da pesquisa está focado em analisar de que forma as imagens de Pierre Verger contribuem no debate sobre a intolerância e o racismo religioso contra as religiões de matrizes africanas, dimensionando quais estratégias podem ser utilizadas no Ensino de História para o desenvolvimento dessa abordagem. A metodologia utilizada na pesquisa envolve a análise das imagens produzidas, sobretudo o material relativo ao Candomblé de Ketu. Além disso, as fotografias de Pierre Verger são compreendidas como fonte documental e como ferramenta didática para a discussão dessa temática em sala de aula. O produto que compõe a proposta da pesquisa é a construção de uma exposição das imagens dos orixás do candomblé de Ketu, abordando os elementos que conectam os universos da natureza humana com as divindades como forma de combater o racismo religioso no espaço escolar.

Presidente - 3045936 - KARLA LEANDRO RASCKE
Interno - 2241426 - HERALDO MARCIO GALVAO JUNIOR