Banca de QUALIFICAÇÃO: NORVINDA ALVES DA SILVA NETA

DISCENTE: NORVINDA ALVES DA SILVA NETA
DATA: 31/07/2024
LOCAL: Remotamente

O Ensino de História para além dos muros da Escola: a cidade e a Educação Patrimonial

Ensino de História; Conscientização Histórica; Cidade e Historicidade

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História

Superar o ensino de história tradicional, centrado em aulas expositivas e conteúdos descontextualizados, e promover a conscientização histórica deve ser o objeto de Ensino de História, porém nem sempre é praticado em nossas escolas. Portanto, superar esse ensino fragmentado e promover a conscientização histórica utilizando-se como ferramenta pedagógica a cidade e suas historicidades se faz imperativo. Assim tem-se como objetivo central analisar as possibilidades do ensino de história através dos patrimônios locais e suas historicidades como forma de promover um ensino de história reflexivo, participativo e mais democrático capaz de desenvolver a Conscientização Histórica, objeto final desta pesquisa. A priori tem-se como tema o Ensino de História para além dos muros da escola. A metodologia utilizada na pesquisa é do tipo pesquisa-ação sistematizada a partir de uma sequência didática realizada nos anos 2015, 2017 e 2019. O produto que compõem a proposta da pesquisa ainda está em construção, mas delimita-se entre a elaboração de um livro catálogo ou um aplicativo no qual deve-se utilizar monumentos da cidade como meios de ensino de História, conectando a vivência do aluno ao prazer de aprender fazendo.

Interno - 3212229 - ANDRE CARLOS FURTADO
Presidente - 2395806 - BRUNO DA SILVA