Ensino de História na educação escolar indígena: um olhar a partir da experiência de professores
Educação Escolar Indígena; Ensino de História; Mebêngokrê-Kayapó; Prática docente; Escola Cacique Mrô-o Kayapó.
A educação escolar indígena tem sido objeto de diversas reflexões e pesquisas, sobretudo, a partir da década de 1980. Mesmo assim, os estudos voltados para pensar o ensino de história em contextos indígenas ainda são escassos. Neste sentido, a presente pesquisa parte da Escola Indígena Cacique Mrô-o Kayapó, localizada na aldeia Turedjam, município de Ourilândia do Norte (PA), para problematizar aspectos da implementação da política de educação escolar indígena no estado Pará, bem como os desafios e as alternativas encontradas por professores não-indígenas que ensinam, ou ensinaram, história na escola indígena em questão. Portanto, para a construção do trabalho, além dos relatos dos/das docentes entrevistados, serão analisados o Projeto Político Pedagógico da escola, o currículo utilizado e ainda pareceres, decretos e leis que regulamentam a educação escolar indígena. A partir dos resultados pretende-se elaborar uma cartilha voltada, sobretudo, aos professores não-indígenas em atuação em contextos indígenas, que contenha aspectos que fundamentam a educação escolar indígena e, outros, que possam contribuir para a abordagem da História em escolas Menbêngôkre.