SONS DO PASSADO, ECOS EM SALA DE AULA: A Música enquanto recurso didático para o Ensino de História
Ensino de História; Música; Mapa Histórico-Cultural.
Esta pesquisa visa utilizar a Música como aliada ao Ensino de História direcionado para os educandos do Fundamental, buscando promover uma abordagem inovadora e envolvente no processo educacional, ao utilizar a expressão artística para enriquecer a compreensão dos passados do Brasil pelos estudantes. Pretende-se, assim, estimular o interesse, a reflexão crítica e a conexão emocional dos alunos com os eventos históricos por meio da linguagem acessível e cativante das canções que se farão presentes de firma invariável. Para tanto, será realizada uma reflexão sobre História, Música e Currículo (Capítulos 1 e 2), bem como uma apresentação, explicação e estruturação da proposta de intervenção didático-pedagógica da dissertação, que se expressará por intermédio de um jogo de cartas associado a uma atividade cartográfica sobre os passados das cinco regiões do país (Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste), quando então desenvolveremos o aqui chamado Mapa Histórico-Cultural brasileiro.