JACUNDÁ A CIDADE PERDIDA: MEMÓRIAS EMERGIDAS
Ensino de História. Memória. Cidade. Identidade
A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre a memória dos espaços e os
“lugares de recordação” da cidade de Jacundá antes e depois da construção da
Hidrelétrica de Tucuruí, abordando também as identidades que se desenvolvem
especificamente em vila Arraias. Partindo do princípio de querer aproximar a prática de
sala de aula com a história da cidade, indagamos acerca dos diferentes espaços de
memória na cidade e de como esses espaços podem ser objeto de uma reflexão sobre sua
historicidade na sala de aula?
Enquanto professores, sabemos o quão importante é a História na vida dos
discentes ao pensarmos em como ela pode ser uma disciplina fundamentalmente
importante edificante, formativa e libertadora. Dessa maneira, buscamos através dos
sujeitos sociais remanejados de sua antiga cidade jacundá que, atualmente, encontra-se
submersa no lago de Tucuruí, por conta da construção da hidrelétrica de Tucuruí e os
arraienses vindouros de diversos lugares do Brasil, devido a propaganda governamental
sobre a Amazônia ser, “terra sem homens para homens sem terras”. Ressalto também que
apresentar a temática cidade, identidade e memória em Jacundá e na perspectiva de que
esta pesquisa possa contribuir para que os estudantes criem suas próprias narrativas e
atuar de forma participativa e contribuindo para o desenvolvimento do saber. Nessa
perspectiva pretendemos organizar uma coletânea de textos e documentos partindo das
entrevistas concedidas para o trabalho que possa ser utilizada de forma livre e gratuitaque possa suscitar discussões acerca dos temas espaço, tempo, memória, história e cidades.