ENTRELACES DO CLUBE DE CIÊNCIAS E CENTRO PEDAGÓGICO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO DE MARABÁ: UMA DEMARCAÇÃO HISTÓRICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO SUL E SUDESTE DO PARÁ
Clube de Ciências, CPADC, ensino de ciências e matemática
A pesquisa em questão tem como objetivo compreender a importância histórica do Clube de Ciências (CC) e do Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC) de Marabá no ensino de Ciências e Matemática no Sul e Sudeste do Pará. Neste sentido, faz-se necessário entender ainda, na forma de objetivos específicos: Compreender qual o papel pedagógico desempenhado pelo CC/CPADC Marabá na região Sul e Sudeste do Pará, e, Historicizar o CC/CPDC Marabá (da década de 1990 a 2000) com propósito de que seja reconhecido como um fato histórico na Educação em Ciências e Matemática na região Sul e Sudeste do Pará. A pesquisa é de abordagem qualitativa, e se utiliza do Método de Estudo de caso e pesquisa histórica e pesquisa documental. A produção dos dados se dá na forma de Pesquisa documental e narrativa oral. Como instrumentos de produção dados será utilizado: questionário investigativo, documentos (termos de criação, reportagens, certificados, fotos) e entrevistas semiestruturadas, contando ainda com análise documental e análise do discurso no tratamento dos dados. São sujeitos da pesquisa Professores (da UFPA e Escola Pública/Privada), Alunos (da UFPA e de Escolas Públicas), Diretor, membros colaboradores do CC/CPADC da UFPA, que tenham participado de alguma das atividades oferecidas. Espera-se com a pesquisa posicionar historicamente o Clube de Ciência da UFPA/Unifesspa, de modo a reconhecer sua importância para o ensino de ciências e Matemática na região sul e sudeste do Pará.