Discurso matemático e aprendizagem de Física por alunos usuários do Sistema Braille
Física. Discurso matemático. Linguagem matemática. Aprendizagem de Física. Sistema Braille.
A presente pesquisa é de abordagem mista e do tipo bibliográfico e documental. Objetivou analisar aspectos da aprendizagem de física por alunos com deficiência visual usuários do Sistema Braille. A aproximação da Física à Matemática precisa ser entendida não apenas desta como ferramenta para àquela, mas em nível mais elevado, desempenhando assim uma função mais pragmática, inclusive no que diz respeito à sua constituição como discurso. Em relação ao processo de aquisição do conhecimento, configurado no processo educacional, é calcado, sobretudo, nas premissas do sistema visual e oral e trazem preocupações em relação às pessoas cegas. Alguns aspectos foram evidenciados como, por exemplo, questões estruturais relacionadas à representação de conteúdos da Física que, consequentemente, trazem a essência matemática consigo, haja vista que diferentemente da escrita na língua portuguesa, no Sistema Braille a escrita é linear, o que se pode, pautado na literatura apresentada, chamar de uma especificidade gramatical própria. Tal especificidade aumenta a complexidade da aprendizagem pelos alunos cegos, e especial aos que fazem uso do Sistema Braille.