Compreensão, produção de inferências e proficiência na leitura de gêneros textuais do discurso matemático escolar
Compreensão textual. Proficiência em leitura. Atividade inferencial. Discurso. Matemática.
Esta pesquisa tem como questão de pesquisa: Qual os desempenhos dos alunos na compreensão de textos matemáticos em relação ao tipo de inferências esperadas a partir da aplicação de um Teste Cloze? E, como objetivo geral, analisar o desempenho de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental na leitura de gêneros textuais do DME e sua relação com processo inferencial em um Teste Cloze. A abordagem é qualiquantitativa e se trata de um estudo de caso exploratório. A fundamentação teórica está embasada, principalmente nas concepções de Sfard (2008), que discute a comunicação e o discurso matemático, Marcuschi (2008) sobre o processo inferencial e suas derivações e Menezes (2021) no que se refere ao Teste Cloze como instrumento para medir a proficiência leitora dos alunos.