ABORDAGEM COMUGNITIVA À PROMOÇÃO DA MATERACIA
MATERACIA. DISCURSO MATEMÁTICO. PROBLEMAS.
Esta dissertação se volta para a compreensão da materacia (SKOVSMOSE, 2001) como instrumento de promoção do discurso matemático escolar numa perspectiva comugnitiva (SFARD, 2008). Tem como objetivo geral compreender a materacia, em sua relação com a literacia, de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Organizada em formato multipaper, cada um de seus artigos discutem um dos objetivos específicos. Até o presente momento, são 5 artigos:
● o primeiro artigo é um relato memorialístico que tem como objetivo refletir sobre como estou constituindo-me pesquisadora na área de processos linguísticos em educação matemática;
● o segundo artigo tem como objetivo identificar teses e dissertações produzidas no Brasil, Portugal e Estados Unidos com foco na materacia;
● o terceiro artigo tem como objetivo examinar os usos do termo materacia no contexto das discussões teóricas propostas por Ubiratan D’Ambrosio e Ole Skovsmose e aproximações com perspectiva comugnitiva de Anna Sfard sobre o discurso matemático;
● o quarto artigo busca discutir a proficiência em leitura (literacia) e a proficiência em matemática (materacia) de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental das escolas públicas do campo e da cidade do município de Canaã dos Carajás/PA;
por fim, o quinto artigo, ainda não iniciado, tem como objetivo discutir a materacia a partir das habilidades mobilizadas na leitura de textos e solução de problemas da semirrealidade do discurso matemático escolar.