ANÁLISE DO CONTEÚDO DE ÁLGEBRA NOS MANUAIS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO TERCEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO HAITI
Manual didático; registros de representação semiótica; conteúdo algébrico; ensino fundamental haitiano.
O objetivo desta pesquisa é analisar o conteúdo de álgebra nos manuais didáticos de matemática do 3º ciclo de ensino fundamental no Haiti. O interesse em fazer esta análise de conteúdo deve-se, por um lado, às dificuldades relacionadas ao aprendizado da álgebra e, por outro lado, à preocupação com os repetidos fracassos em matemática por parte da maioria dos alunos haitianos. Assim, propõe-se identificar os diferentes registros utilizados, e que conteúdo algébrico está presente nestes livros didáticos, as características e certos conteúdos algébricos que são desenvolvidos no ensino e aprendizagem da álgebra em sala de aula. A discussão é baseada na teoria de Raymond Duval, sobre os registros de representação semiótica. Levamos em conta todo o processo que visa as especificidades das operações cognitivas, tais como "tratamento" e "conversão". Estas operações nos permitem contemplar as transformações algébricas incluídas nos manuais didáticos. Estes são consolidados como recursos auxiliares para a assimilação de conteúdos algébricos e interpretações. Assim, como base metodológica, utilizamos o método de análise de conteúdo de Bardin (1977), isto permitiu o desenvolvimento de uma sequência de atividades organizadas em três fases: pré-análise, exploração dos livros didáticos, tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Acreditamos que a teoria dos registros de representação semiótica de Duval pode promover o desenvolvimento de processos cognitivos nos estudantes haitianos, melhorando o aprendizado da álgebra, já que a mobilização de diferentes representações do mesmo objeto matemático facilita a apreensão dos sujeitos.