ANÁLISE DA AQUISIÇÃO DE NÍVEIS DE APRENDIZAGEM SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PEDAGOGOS QUE ENSINAM DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
taxonomia SOLO; metodologias ativas; formação continuada; ensino de Ciências.
Atualmente muito se tem discutido sobre a importância de práticas educativas para o
Ensino de Ciências para melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Nesse
contexto, as metodologias ativas surgem com a proposta de colocar o aluno como o
principal agente de seu aprendizado, além de contribuir para a formação de um
cidadão capaz de intervir na sociedade. Dessa forma, entende-se que as
metodologias ativas possam auxiliar no processo de desenvolvimento das
competências e habilidades sugeridas para o trabalho com Ciências nos anos iniciais
do Ensino Fundamental, e, nesse sentido, é essencial que o professor seja formado
para utilizá-las. Assim, o presente estudo tem como objetivo avaliar os níveis de
aprendizagem alcançados em metodologias ativas, a partir da realização de um curso
de formação continuada para Pedagogas que ensinam Ciências nos anos iniciais do
Ensino Fundamental, a fim de incentivar professores a utilizar metodologias ativas em
suas aulas. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se entrevistas
semiestruturadas pré e pós curso de formação, que posteriormente foram transcritas
com auxílio de um aplicativo para facilitar a análise das mesmas. Para a análise dos
dados foi utilizada a taxonomia SOLO (BIGGS e COLLIS, 1982) que apresenta a
possibilidade de identificar níveis hierárquicos de complexidade do entendimento
sobre conteúdos de diferentes domínios, a partir de instrumentos desenvolvidos para
esse objetivo. Os resultados mostram que a pesquisa contribuiu para a discussão de
elementos importantes no ensino de Ciências, uma vez que as participantes
demonstraram a reflexão sobre a própria prática e a realização do curso pode
contribuir para subsidiar teoricamente a práxis e provocar mudanças significativas no
ensino de Ciências.