Banca de DEFESA: FLAVIO ANDERSON SOUSA DA SILVA

DISCENTE: FLAVIO ANDERSON SOUSA DA SILVA
DATA: 19/01/2023
LOCAL: Virtual

Uma análise da apropriação do discurso matemático sobre contagem por alunos do ensino fundamental em ambientes virtuais mediados por ferramentas digitais

Ensino de Matemática. ferramentas digitais. Ensino Remoto. Letramento Matemático. Discurso Matemático.

ÁREA: Multidisciplinar

A presente pesquisa aborda uma investigação acerca do uso do Flipgrid, WhatsApp e Google Meet no ensino remoto de matemática, sob a perspectiva do letramento matemático. Buscamos analisar como os alunos se apropriam do discurso sobre contagem em rotinas de resolver problemas em ambiente virtual mediado por ferramentas digitais. Apoiamos nossa pesquisa na perspectiva do discurso matemático proposto por Sfard (2008) e na interação em ambiente virtual, segundo Bairral (2011). Refletimos a partir de Soares (2009) e Fonseca (2009) acerca das perspectivas do letramento e letramento matemático, respectivamente. Apoiamo-nos em Kenski (2004) e Moran (2012) acerca de suas contribuições sobre o uso das tecnologias. O local da pesquisa foi uma escola pública de ensino fundamental-Anos finais, localizada no município de Canaã dos Carajás-PA. A pesquisa é definida como explicativa, do tipo estudo de caso e de abordagem qualitativa. Usamos como instrumentos para produção de dados a criação da sequência de ensino, aplicada em forma de oficina, levando a registros escritos do processo interativo estabelecido a partir disso; e diário de campo, onde foram registradas observações sobre as atividades.  Como resultados, identificamos que os alunos performaram rotinas de ato e ritual, o que nos levou a concluir que estes se apropriaram, em partes, do discurso matemático.

Presidente - 1805611 - RONALDO BARROS RIPARDO
Interno - 2246480 - VALDOMIRO PINHEIRO TEIXEIRA JUNIOR